História da Henkel

Mais de 140 anos de uma marca de sucesso.

Nos primórdios da história da empresa, encontramos um comerciante de 28 anos interessado em ciência: chamava-se Fritz Henkel. A 26 de Setembro de 1876, ele e dois sócios fundaram a companhia Henkel & Cie em Aachen (Alemanha), para comercializar o seu primeiro produto: um detergente universal à base de silicato.

Nos anos seguintes, esta família alemã de empresários, juntamente com os seus milhares de empregados, construiu a empresa globalizada que é hoje a Henkel.

O grupo alemão instalou-se em Espanha em 1961, depois de comprar a empresa espanhola Gota de Ámbar, S.A. Em 1970, chegou ao mercado português. Atualmente, trabalham na Henkel Ibérica cerca de 1 000 pessoas e as vendas ascendem a cerca de 550 milhões de euros.

Fusão entre Laundry & Home Care e Beauty Care para criar uma nova unidade de negócios «Consumer Brands»

A Henkel está a fundir as suas unidades de negócio de Laundry & Home Care e Beauty Care numa única unidade de negócio: Henkel Consumer Brands. Com a nova unidade de negócio, a Henkel constrói uma plataforma de múltiplas categorias tendo em vista o crescimento, combinando os seus negócios e marcas de consumo sob o mesmo teto, incluindo muitas marcas icónicas como a Persil e a Schwarzkopf, bem como o negócio dos profissionais de cabelo. Wolfgang König, anteriormente Vice-Presidente Executivo das áreas de Laundry & Home Care e Beauty Care no Conselho de Administração, assumirá a responsabilidade pela Henkel Consumer Brands.

100 anos de tecnologias adesivas

O envolvimento da Henkel na indústria dos adesivos foi uma coincidência que se revelou um grande golpe de sorte. Confrontada com uma escassez de cola em 1922, a Henkel começou a produzir adesivos para embalagem com vista à sua própria utilização. Em 1923, a Henkel começou a comercializar os seus adesivos e, desde então, tornou-se o fabricante líder mundial de tecnologias adesivas para vários produtos e aplicações industriais.

Aquisição do negócio de salões de cabeleireiro da Shiseido na região Ásia-Pacífico

A Henkel assinou um acordo para adquirir o negócio de salões de cabeleireiro da Shiseido na região Ásia-Pacífico. Incluídas na aquisição estão marcas de salões de cabeleireiro líderes como a Sublimic e a Primience, que são comercializadas sob a marca licenciada Shiseido Professional.

Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+ da Henkel

A Henkel desenvolveu ainda mais a sua estratégia de sustentabilidade, o que levou à criação do Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+, que também inclui novas ambições adicionais a longo prazo que ajudarão a transformar a economia e a sociedade no sentido da sustentabilidade.

Centro Global de Inovação para Adhesive Technologies

A Henkel investiu mais de 130 milhões de euros para erguer um edifício de última geração na sede da empresa em Düsseldorf. A instalação permite que mais de 350 especialistas da Henkel desenvolvam novas tecnologias e aplicações para uma variedade de indústrias. O edifício funciona também como centro global de clientes, onde a Henkel apresenta novas soluções para adesivos, selantes e revestimentos funcionais.


Carsten Knobel é o novo CEO e Marco Swoboda é o novo CFO da Henkel

Desde 1 de janeiro de 2020, Carsten Knobel (50 anos) é o novo CEO da empresa. Ele sucede a Hans Van Bylen, que deixa a empresa depois de cerca de 35 anos na empresa. Também a partir de 1 de janeiro, Marco Swoboda (48 anos) sucede a Carsten Knobel como o novo Diretor Financeiro (CFO) da Henkel.

Finanças sustentáveis

A Henkel é a primeira empresa do mundo a emitir o Plastic Waste Reduction Bond. O valor arrecadado com esse título, emitido em 2020, será investido em projetos para reduzir os resíduos plásticos. O título tem um volume total de cerca de 100 milhões de euros e uma maturidade de cinco anos.

Love Nature: o novo limpo

Os detergentes para lavar a louça e produtos de limpeza à base de plantas da nossa nova marca Love Nature contribuem para mais sustentabilidade. Contam com o EU Ecolabel e, na maioria dos casos, são certificados com o selo ECARF, como sendo adequados para todo o tipo de peles e alergias, e contêm apenas fragrâncias hipoalergénicas. Todos os produtos Love Nature são produzidos sem ingredientes de origem animal.

Eletricidade verde para todos os centros de produção da Henkel nos EUA

A Henkel assinou um Contrato de Compra de Energia Virtual em grande escala com um novo parque eólico em Bee Country, Texas, EUA. A capacidade acordada equivale a 100% da necessidade de eletricidade das operações da Henkel nos EUA, que compreendem mais de 30 centros de produção em todo o país.

Henkel expande atividades corporativas de capital de risco

Com um investimento de mais de 25 milhões de euros em diversas start-ups e fundos de capital de risco, a Henkel gere agora as suas atividades de capital de risco através de uma unidade especializada: Henkel Ventures


Aquisição da Darex Packaging Technologies e do Sonderhoff Group

Com uma finalização bem-sucedida da aquisição do negócio global da Darex Packaging Technologies e do Sonderhoff Group, a Henkel fortalece o seu negócio Adhesive Technologies e complementa o seu portefólio de tecnologia.


Henkel adquire Nattura Laboratorios

Com esta aquisição, a Henkel fortaleceu o seu negócio em Hair Professional e amplia significativamente a sua posição no mercado no México e EUA, e também Colombia e España. A transação inclui um portefólio de marcas lideres na categoria Hair Professional da Henkel. As principais marcas são Pravana e Tec Italy.

Mudanças no Conselho Executivo da Henkel

A partir de 1º de maio de 2016, Hans Van Bylen será o CEO da Henkel, como sucessor do Kasper Rorsted. Hans Van Bylen trabalha como membro do Comitê Executivo desde 2005, sendo responsável pela unidade de negócios de Beauty Care.

Pascal Houdayer, membro do Conselho Executivo desde 1º de março de 2016, sucederá Hans Van Bylen como Vice-Presidente Executivo da unidade de negócios de Beauty Care a partir de 1º de maio de 2016.

Aquisição da Sun Products Corporation

Desde 1º de setembro de 2016, a Henkel adquiriu a empresa The Sun Products Corporation de um fundo da Vestar Capital Partners. A aquisição representa uma grande mudança para o negócio na América do Norte. A Henkel atinge a segunda posição no mercado norte-americano de Laundry Care. A aquisição inclui marcas líderes da categoria, como all® e Sun®, bem como o amaciante Snuggle®

Essa aquisição complementa e fortalece o portfólio de Laundry and Home Care da empresa com marcas amplamente conhecidas e de sucesso na América do Norte. Com um volume de transação de cerca de 3,2 bilhões de euros, a aquisição da Sun Products é a segunda maior aquisição da história da Henkel.

Henkel anuncia três novas aquisições

Em Junho de 2014 a Henkel assinou um acordo com fundos assessorados pela BC Partners para comprar todas as ações da companhia Spotless Group SAS (França). A transação, incluindo as dívidas, ascendeu a 940 milhões de euros e foi financiada com recursos próprios. O grupo Spotless opera essencialmente nos setores dos aditivos para lavagem (toalhitas para proteção das cores, tira-nódoas e tintas para a roupa), controlo de insetos e cuidado do lar na Europa Ocidental. Entre as principais marcas da empresa estão a Eau Ecarlate, Dylon, Gris e Catch.

No mesmo ano, a Henkel assinou um contrato com a TSG Consumer Partners para comprar três companhias norte-americanas de cuidado capilar profissional: SexyHair, Alterna e Kenra. O valor da transação rondou os 270 milhões de euros.

Em Setembro de 2014, a Henkel comprou a companhia Bergquist, líder em soluções de gestão térmica para a indústria eletrónica.

Apresentação dos objetivos e da estratégia de sustentabilidade Henkel

Em 2012 a Henkel apresentou a estratégia e os objetivos financeiros até 2016. A estratégia centrou-se em quatro prioridades estratégicas: Outperform, Globalize, Simplify, Inspire.

Paralelamente, a companhia publicou a Estratégia de Sustentabilidade 2030. Objetivo: conseguir mais com menos e triplicar a eficácia da companhia. A estratégia sustentável aplica-se a todos os negócios e cadeias de valores da Henkel.

Um maior desenvolvimento da cultura corporativa

A Henkel desenvolveu a sua cultura corporativa com o fim de tratar da crescente internacionalidade e diversidade dentro de la empresa. Uma visão clara e valores partilhados devem proporcionar orientação e identificação para os colaboradores de todo o mundo. A visão de ser "um líder mundial em marcas e tecnologias" define uma clara ambição em todos os colaboradores da Henkel. No esforço de se conseguir este objectivo, todas as pessoas na Henkel se guiam nas suas actividades diárias por cinco valores: os clientes, as pessoas, a actividade financeira, a sustentabilidade e a família.

A companhia foi renomeada como Henkel AG & Co. KGaA

Depois da Reunião Geral Anual da Henkel a 14 de Abril, a Henkel Management AG foi nomeada como única sócia responsável da Henkel KGaA. Portanto, a companha foi renomeada como Henkel AG & Co. KGaA.

Aquisição da National Starch’s Adhesives e Electronic Materials

Em 2008 a Henkel assumiu o comando das companhias de colas Akzo Nobel e Electronic Materials, até então pertença da National Starch. Com a compra foram reforçadas as áreas de Packaging, Wood Adhesives e Electronics na unidade de negócio de Adhesive Technologies.

Aquisição da Dial Corporation

A Henkel comprou a companhia norte americana The Dial Corporation, um fabricante de detergentes, produtos de limpeza para o lar e cosmética para o corpo. O seu portfolio de produtos inclui sabonetes e sabão líquido para o cuidado do corpo, assim como detergentes e ambientadores.

Compra da Loctite

A Henkel adquiriu todas as ações da Loctite em 1997. Em 1985, a Henkel já tinha comprado 25% das ações da família Krieble, participação que cresceu até aos 35% em 1996. Atualmente Loctite é a marca mais importante no negócio de Adhesive Technologies e lidera o mercado de grande consumo (com Loctite Super Glue-3) e o mercado industrial.

Expansão dos negócios na Asia e no Pacífico

Henkel expande o negócio, especialmente na região da Asia e Pacífico, com várias joint ventures, start-ups e outras aquisições. Como um projecto conjunto da Henkel (China) Investment Co. Ltd. e da Universidade Shanghai Jiao Tong University, inaugurou-se em Shangai o Centro de Formação em Gestão da Henkel.

 

Aquisição da Schwarzkopf

Em Junho de 1995, a Henkel comprou a Schwarzkopf que, com o passar dos anos, se tornou um dos líderes mundiais de marcas para o cuidado do cabelo e a maior marca do grupo Henkel.

Entrada em novosmercados.

A Henkel iniciou a expansão no mercado da Europa de Leste com váriosinvestimentos e a criação de empresasconjuntas em países como a Rússia, Polónia, Hungria e Eslovénia.

Henkel inicia a sua cotação na Bolsa

A 11 de Outubro, a empresa iniciou a sua cotação em Bolsa emitindo acções preferenciais sem direito de voto. Neste contexto, publicou-se pela primeira o estatuto financeiro mundial da Henkel.

1985-boersengang-manchot-henkel-woeste

Flotação de ações preferenciais da Henkel em 11 de Outubro de 1985: Dr. Konrad Henkel (centro) com seus sobrinhos Dr. Jürgen Manchot (esquerda) e Dipl.-Ing. Albrecht Woeste

Issue of preferred shares

Primeira ação preferencial da Henkel de 1985

Henkel GmbH transforma-se em Henkel KGaA

A partir de 1 de Janeiro, Henkel GmbH transforma-se em Henkel Kommanditgesellschaft auf Aktien (KGaA) [Limited Corporation, baseada em acções. O comité de Accionistas torna-se órgão de tomada de decisões da família Henkel.

Henkel entra no mercado português

Foi em 1970 que a Henkel Portugal – Produtos Químicos Lda. se instalou em Alverca, depois da compra das instalações da empresa Intento. Inicialmente eram produzidas colas, detergentes industriais e compostos de nivelação. Alguns anos mais tarde começou a produção de aditivos para as indústrias de têxtil e couro. Em 1989 foi fundada a Henkel Ibérica, sucursal de Portugal, com sede em Cabra Figa (Sintra), para a comercialização de produtos de consumo. Dois anos mais tarde a Henkel adquiriu a Sociedade Nacional de Sabões, tornando-se assim a segunda empresa de detergentes em Portugal e uma das mais importantes no sector da cosmética. Hoje a Henkel opera em Portugal em 3 áreas: detergentes, cosmética e colas.

De um batom a uma barrita de cola

Em 1967, Wolgang Dierichs, investigador da Henkel, observou uma mulher a aplicar batom enquanto viajava de avião. Imediatamente pensou: porque nunca ninguém se lembrou de fazer uma cola em forma de barra, à semelhança do batom? Seria pequeno, prático, preciso e fácil de aplicar. Com base nessa ideia meteu mãos à obra e ao fim de dois anos, em 1969, nasceu a primeira barra de cola do mundo: Pritt.

Desde então, Pritt reinventou-se constantemente, oferecendo uma gama de produtos de alta qualidade e não tóxicos para colar, corrigir e decorar, sempre sobre o papel e para utilização em casa, na escola ou no escritório.

Nasce a Henkel Ibérica

No ano de 1961 a Henkel entrou para o mercado espanhol com a compra da Gota de Ámbar, uma empresa fundada em 1941 com um capital social de 8 milhões e meio de pesetas (51.086 euros).

Primeira cola Loctite

Em 1956 o professor Vernon Krieble apresentou o Vedante de Roscas Loctite em forma líquida. Krieble prometeu que a sua cola resolveria o problema de fuga de gases e líquidos das porcas e parafusos na maquinaria industrial. Juntamente com Paul G. Haviland, fundou a companhia americana Sealants Company, em Hartford (EUA). Em 1963 a companhia mudou de nome para Loctite Corporation.

O primeiro jardim-de-infância de Henkel

Henkel abre um jardim-de-infância em Düsseldorf-Holthausen (hoje Gerda Henkel-KiTa).

Kindergarten 1940

Jardim-de-infância 1940

Negócios com salões de beleza

Em 1930, Schwarzkopf iniciou a sua actividade com os salões de beleza.

O primeiro adesivo da Henkel

No início do ano, no porão do edifício do departamento de embalagem Holthausen, a Henkel começou a produzir adesivos para uso próprio: Sula (adesivo para papel) Desula (adesivo para cartão) e Buba (adesivo para embalagens). No primeiro ano, produziu-se um total de 123 toneladas de adesivos para uso próprio da empresa. Em 1923, o adesivo foi vendido a uma empresa vizinha pela primeira vez. Desde 1928 Henkel começou a exportar adesivos, especialmente para os seus vizinhos europeus e desde 1929 também para a Austrália e América do Sul.

Persil: o primeiro detergente para máquinas de lavar roupa

Persil foi lançado no mercado alemão em 1907. Tratou-se do primeiro detergente mundial para máquinas de lavar roupa e, desde então, tem sido o produto mais importante para o crescimento global da Henkel. Este detergente, que lavava e branqueava sem cloro, era garantia de uma roupa limpa sem ter que esfregar e lavar à mão, melhorando assim a higiene familiar.
Atualmente é uma das marcas líderes do negócio de Laundry & Home Care.

Fundação da Schwarzkopf

Em 1898 o químico Hans Schwarzkopf fundou em Berlim um negócio dedicado à coloração, drogaria e perfumaria. Desde então o nome da Schwarzkopf foi associado ao cabelo e a valores como modernidade, qualidade e força de inovação. Isto faz da Schwarzkopf um “guarda-chuva” que abarca um grande portfolio de marcas claramente diferenciadas, servindo o consumidor global e o negócio profissional de cabeleireiros, sempre com o selo de qualidade da Schwarzkopf.

Fritz Henkel funda a companhia de detergentes Henkel

A 26 de Setembro de 1876, um jovem de 28 anos de nome Fritz Henkel, juntamente com dois sócios, fundou a Henkel & Cie em Aachen, Alemanha. O seu primeiro produto foi um detergente à base de silicato de sódio, que batizaram com o nome Universal-Waschmittel. Ao contrário dos produtos da época, este detergente não era comercializado a granel mas sim em práticas embalagens.