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10/ago/2017  Düsseldorf / Alemanha

Perspetivas para o ano fiscal confirmadas

Henkel apresenta forte desempenho no segundo trimestre

  • Crescimento significativo das vendas nominais: +9.6% para 5.098 milhões de euros, bom crescimento orgânico de +2.2%
  • Aumento de dois dígitos no lucro operacional*: +11.0% para 909 milhões de euros
  • Melhoria da margem EBIT*: +20 pontos base para17.8%
  • Excelente crescimento do lucro por ação preferencial*: +10.7% para 1.55 euros

“A Henkel apresentou um forte desempenho no segundo trimestre, alcançando aumentos nas vendas trimestrais, lucro operacional ajustado e margem EBIT, bem como ganhos por ação preferencial. As três unidades de negócio contribuíram para este desenvolvimento positivo” explicou Hans Van Bylen, CEO da Henkel. “As vendas cresceram significativamente para cerca de 5.100 milhões de euros. Melhoramos ainda mais o nosso lucro operacional ajustado, bem como a nossa margem EBIT ajustada. O lucro ajustado por ação preferencial cresceu em dois dígitos. Este é um forte desempenho num mercado altamente desafiador”.

“Esperamos que o mercado se mantenha volátil e incerto ao longo do ano. É provável que as flutuações cambiais continuem e antecipamos que persistam as difíceis condições nos mercados de bens de consumo. Estamos empenhados em manter o nosso crescimento positivo e implementar as nossas prioridades estratégicas” afirma Hans Van Bylen.

“Para o ano fiscal completo de 2017, confirmamos as nossas perspetivas. Esperamos um crescimento orgânico sobre as vendas na ordem dos 2 a 4%. Esperamos que a nossa margem EBIT ajustada aumente para mais de 17,0% e o lucro ajustado por ação preferencial cresça entre 7 e 9 %”.

Desempenho de vendas e lucros no segundo trimestre de 2017

Com 5.098 milhões de euros, as vendas no segundo trimestre de 2017 atingiram um novo patamar histórico e cresceram nominalmente 9,6% em relação ao trimestre anterior. As aquisições e desinvestimentos representam 7,4% desse crescimento, principalmente como resultado da aquisição da The Sun Products Corporation. Os efeitos cambiais foram globalmente neutros. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e as aquisições/desinvestimentos, apresentam um bom aumento de 2,2%.

A unidade de negócios Adhesive Technologies registou um crescimento muito forte nas vendas orgânicas de 3,4%. Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas orgânicas mantiveram-se no mesmo nível do trimestre anterior. A unidade de negócio Laundry & Home Care registou um aumento nas vendas orgânicas de 2,1%.

Os mercados emergentes deram novamente uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico do Grupo, mostrando um forte aumento nas vendas orgânicas de 4,7%. Os mercados maduros registaram um positivo crescimento nas vendas orgânicas de 0,5%.

Num mercado continuamente desafiador caracterizado pela alta pressão promocional e de preços, a Europa Ocidental registou um crescimento de vendas orgânicas ligeiramente negativo de -1,2%. Todas as outras regiões conseguiram crescer as vendas organicamente: na Europa Oriental as vendas cresceram 5,2%. África/Médio Oriente registaram um crescimento de vendas de 1,1%. As vendas na América do Norte aumentaram 3,2%. A América Latina alcançou um crescimento de vendas de 6,1% e na região Ásia-Pacífico as vendas cresceram 4,8%

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 11.0% para 909 milhões de euros. As três unidades de negócio contribuíram para esse desempenho positivo.

O retorno sobre as vendas ajustado (EBIT) subiu 0,2 pontos percentuais para 17,8%.

O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) cresceu 10,7% de 1,40 euros para 1,55 euros.

O capital líquido de gestão como percentagem de vendas melhorou 0,1 pontos percentuais para 5,2%.

Desempenho das unidades de negócio

A unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um forte crescimento de vendas orgânicas de 3,4% no segundo trimestre. Em termos nominais, as vendas aumentaram 3,5% para uma nova alta de 2.370 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 6,6% e atingiu 455 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas registou um aumento muito forte, atingindo um novo recorde de 19,2%.

Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas orgânicas mantiveram o nível do trimestre do ano anterior. Nominalmente, as vendas cresceram 0,9% para 997 milhões de euros. O lucro operacional ajustado mostrou um aumento muito forte de 4,3% e atingiu 180 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas registou um crescimento muito forte para 18,0%, um máximo histórico.

Por fim, Laundry & Home Care gerou um bom crescimento de vendas orgânicas de 2,1% no segundo trimestre. Nominalmente, as vendas aumentaram 26,6% para 1.703 milhões de euros em relação ao trimestre anterior. O lucro operacional ajustado cresceu 22,2% para 298 milhões de euros. A aquisição da The Sun Products Corporation contribuiu significativamente para as vendas e o lucro operacional registados. O retorno ajustado nas vendas foi de 17,5%.

Aquisições atrativas reforçam o portefólio

Com a finalização bem-sucedida das aquisições do negócio global Darex Packaging Technologies e o Grupo Sonderhoff no início do terceiro trimestre, a Henkel reforçou ainda mais o seu negócio Adhesive Technologies e complementou o seu portefólio de tecnologia.

Forte desempenho do negócio no primeiro semestre de 2017

Pela primeira vez, as vendas do semestre superaram os 10.000 milhões de euros e aumentaram 11,5% para 10.162 milhões de euros. O crescimento das vendas orgânicas – ou seja, ajustado para cambio e aquisições / desinvestimentos – mostrou um forte aumento de 3,1%. As três unidades de negócio contribuíram para esse desempenho.

O lucro operacional ajustado aumentou 12,3% de 1,570 milhões de euros para 1,763 milhões de euros.

O retorno ajustado das vendas melhorou de 17,2% para 17,4%.

O lucro ajustado por ação preferencial cresceu 10.9% ou 0,29€ de 2,67 euros para 2,96 euros.

No primeiro semestre de 2017, a unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um forte crescimento de vendas orgânicas de 4,4%. O retorno ajustado sobre as vendas registou um aumento muito forte, atingindo 18,6%. A unidade de negócio Beauty Care revelou um crescimento positivo nas vendas orgânicas de 1,1%. O retorno ajustado sobre as vendas registou um forte crescimento de 17,4%. A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou um bom crescimento de vendas orgânicas de 2,5%. O retorno ajustado sobre as vendas foi de 17,4%.

A partir de 30 de junho de 2017, a posição financeira líquida da Henkel apresentou um saldo de -2.442 milhões de euros (31 de dezembro de 2016: - 2,301 milhões de euros).

Perspetivas para 2017 confirmadas

A Henkel confirma as perspetivas para o ano fiscal de 2017. A Henkel espera gerar um crescimento nas vendas orgânicas de 2 a 4% e antecipa que cada unidade de negócio gerará um crescimento nas vendas orgânicas que se situara nesta margem. Para o retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel espera um aumento em relação ao ano anterior para mais de 17,0%. A Henkel espera um aumento no lucro ajustado por ação preferencial de 7 a 9%.

*  ajustado por despesas / lucros extraordinários e despesas de reestruturação

Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.