My Collection

Estratégia

Vídeos:

25-02-2016

Henkel Sustainability Strategy 2030

Achieving more with less is the goal of Henkel's sustainability strategy.

42358

Criar mais valor a clientes, consumidores, comunidades onde operamos e à própria empresa, reduzindo a pegada ecológica. Esta é a ideia central da estratégia de sustentabilidade e está vinculada a objetivos ambiciosos.

Durante muito tempo, pensava-se que crescimento e consumo de recursos estavam inevitavelmente associados e que não podiam funcionar separadamente. Com o aumento da população e do nível de vida, cada vez se consomem mais recursos do planeta Terra. Estima-se que no ano 2050 a população mundial será de 9.000 milhões de pessoas, pelo que essa tendência não deverá inverter tão cedo. O consumo de recursos será inevitavelmente maior nas próximas décadas, uma vez que os recursos naturais, como o combustível fóssil ou a água, são gastos a um ritmo mais rápido do que o tempo que o planeta demora a produzi-los.

Apesar de este ser um grande desafio para o futuro, tem um grande potencial: inovar e conseguir mais com menos será uma das chaves para a sustentabilidade. Precisamos de soluções que permitam às populações ter um bom nível de vida usando cada vez menos materiais. Esta é a ideia principal da estratégia de sustentabilidade Henkel, e é por ela que vamos procurar novas formas de crescimento e uma melhoria na qualidade de vida sem ter que consumir mais recursos. Queremos melhorar os produtos e soluções através de inovações e de uma postura inteligente. Objetivo: criar mais valor e reduzir a pegada ecológica.

Valor e Definição

Tornarmos três vezes mais eficientes até 2030

O nosso contributo em seis áreas vitais

Concentramos as nossas atividades, ao longo da nossa cadeia de valor, em seis áreas que consideramos vitais para a reflexão dos desafios do desenvolvimento sustentável nas nossas operações. Inovar e alcançar mais com menos, sem sacrificar a qualidade de vida, é a chave para o desenvolvimento sustentável. Para estimular ao progresso ao longo de toda a cadeia de valor, através dos nossos produtos e tecnologias, concrentrámo-nos num grupo de áreas que sumarizam os desafios relacionados com a nossa operação.
Subdividimos estas áreas em duas dimensões: “mais valor” e “pegada ambiental reduzida”. De forma a estabelecer com sucesso a nossa estratégia e alcançar os nossos objetivos, ambas as dimensões devem estar presentes nas mentes e nas ações quotidianos dos nossos colaboradores, e devem ainda ser espelhadas pelos nossos processos de negócio.

Os nossos objetivos a médio prazo para 2020 (ano de base: 2010)

Pretendemos, através destes objetivos interinos, melhorar a relação entre o valor que criamos e a nossa pegada ambiental numa percentagem geral de 75 por cento (relativamente ao ano base de 2010), até ao final de 2020.

O que queremos alcançar até 2030

Para alcançarmos o objetivo de triplicarmos o nosso nível de eficiência até 2030, teremos que melhorar a nossa eficiência numa média de 5 a 6 por cento por ano. Alcançamos os nossos objetivos entre 2011 e 2015, melhorando a relação entre o valor que criamos e a nossa pegada ambiental em 38% no geral, e houve um aumento de eficiência de 42% até 2016. No caminho para alcançar o nosso objetivo de longo prazo de "Factor 3 ", queremos também melhorar o nosso desempenho nestas áreas nos próximos anos. Para nos ajudar a atingir este objetivo, definimos novos objetivos a médio prazo:

Implementação

Concentramos as nossas atividades em seis áreas estratégicas que refletem os principais desafios do desenvolvimento sustentável em relação às nossas operações. Para implementar com sucesso a nossa estratégia e alcançar os nossos objetivos, queremos fortalecer os nossos princípios, motivar o empenho dos nossos colaboradores e maximizar o nosso impacto.


Maximizar o impacto

Queremos fortalecer a nossa contribuição para superar os principais desafios globais e maximizar o impacto que podemos alcançar através das nossas operações, marcas e nossas tecnologias. À luz da clara necessidade de reduzir as emissões de CO2, a Henkel esforça-se para se tornar uma empresa amiga do ambiente. Temos o objetivo claro de reduzir a pegada de carbono da nossa produção em 75% até 2030 e aproveitar o potencial das nossas marcas e tecnologias para ajudar os nossos clientes e consumidores a reduzir as emissões de CO2. Para isso, também queremos melhorar continuamente a nossa eficiência energética usando mais energia de fontes renováveis.


Motivar o empenho

Quando se trata de implementar a nossa estratégia de sustentabilidade, os nossos colaboradores desempenham um papel fundamental - através da sua dedicação, competências e conhecimentos. Eles dão os seus contributos para o desenvolvimento sustentável, nas suas vidas diárias e como membros da sociedade. Interagem com os nossos clientes e promovem a inovação - e dão à Henkel a sua identidade única. Portanto, queremos continuar a desenvolver e a motivar o empenho dos nossos colaboradores.


Fortalecer os princípios

A fim de conciliar o desejo das pessoas em viver bem com os limites dos recursos do planeta, e de nos permitir construir o nosso sucesso económico, teremos de melhorar significativamente a nossa eficiência. Perante os desafios globais do desenvolvimento sustentável, a Henkel estabeleceu um objetivo de longo prazo: Tomando 2010 como ano base, o nosso objetivo até 2030 é triplicar o valor que criamos através das nossas operações empresariais em relação à pegada ambiental dos nossos produtos e serviços.

O que já alcançámos

Para alcançar o nosso objetivo a longo prazo de triplicar a nossa eficiência até 2030 (“Fator 3”), tivémos de definir metas intermédias concretas para 2020. O ponto de situação atual é:

Gestão da Sustentabilidade

Presidido por um membro do Conselho de Administração, e representando todas as áreas da companhia, o Conselho de Sustentabilidade orienta as nossas atividades globais como um órgão de decisão central em matéria de sustentabilidade. Os seus membros representam as unidades de negócio enquanto os respetivos departamentos corporativos se responsabilizam por pôr em prática a estratégia de sustentabilidade das nossas operações.