• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

28/abr/2015

Pré-tratamento à lacagem

BONDERITE M-NT 2040 R2: Inovador revestimento de conversão que simplifica radicalmente os procesos

  • O novo sistema desenvolvido pela Henkel é uma alternativa diferente à cromatização

A utilização de processos de inibidores de corrosão contendo crómio (VI) está a ser cada vez mais regulada (ver caixa). No entanto, já estão disponíveis muito boas alternativas ao crómio (VI), como, por exemplo, sistemas baseados em crómio trivalente (crómio III), ou com base em Zr (zircónio) e Ti (titânio), usados já por muitas indústrias.

Nos processos de pré-tratamento, é necessário preparar as peças antes da etapa de conversão. Devemos eliminar qualquer corrosão existente, como a ferrugem branca em peças de alumínio e zinco, ou poluentes orgânicos tais como óleos e gorduras. Para este efeito, banhos ácidos ou alcalinos são utilizados isoladamente ou em combinação. Entre estas etapas de tratamento é necessário enxaguar para reduzir os arrastamentos de produtos químicos acumulados. Para os sistemas com base em Zr e Ti, a água do último enxaguamento deve atingir uma condutividade a 20° C de < 30  µS/cm. Isto envolve o uso de grandes quantidades de água no equipamento de desmineralização e no enxaguamento nas fases do pré-tratamento.

No pré-tratamento do alumínio, o valor de ataque deve ser > 1 g/m² para remover qualquer corrosão existente antes do tratamento de conversão. Isto é levado a cabo com soluções ácidas ou alcalinas ou com uma combinação de ambas.

Já no tratamento de conversão, é essencial que as camadas depositadas não tenham muita espessura ou corre-se o risco de que a tinta ou o revestimento de pó não tenham boa aderência.

As alternativas à cromatização verde ou amarela criam ao utilizador uma necessidade de atenção extra na etapa de pré-tratamento. Isto inclui o controlo dos banhos e a utilização de equipamentos de medição.

Em muitos processos alternativos, perde-se qualidade se a taxa de ataque for muito baixa, se a condutividade antes ou depois do banho de conversão for excedida, ou se as camadas tiverem demasiada espessura no material pré-tratado.

A cromatização, por outro lado, é vista como sendo um processo sólido e fácil de controlar, pelo que os utilizadores hesitam em trocá-lo por formas alternativas.

Um inovador tratamento de conversão multifuncional que simplifica o processo radicalmente

O processo BONDERITE M-NT 2040 R2 desenvolvido pela Henkel oferece aos utilizadores diversas maneiras de substituir o processo com cromo VI sem as desvantagens já mencionadas. A cromatização pode ser facilmente substituída com o produto BONDERITE M-NT 2040 R2, que se utiliza exatamente na mesma etapa do processo e sem ter de alterar o controlo da água.

Além disso, os utilizadores têm a opção adicional de usar BONDERITE M-NT 2040 R2 com aditivos especiais para ataque e desengorduramento, e executar posteriormente o processo de conversão diretamente, sem lavagem intermédia. O arrasto desde a etapa de ataque-desengorduramento é minimizado usando cascata invertida, havendo a vantagem de não provocar nenhum dano ao processo de conversão e formação da camada.

O ataque é levado a cabo na primeira fase, enquanto o revestimento é realizado diretamente após a segunda. Com este método, o risco de formar camadas demasiado espessas é extremamente baixo, uma vez que se produzem duas reações concorrentes que são auto-reguláveis, o que resulta num processo muito estável.

A única exigência que ainda há que cumprir é o limite do valor da água de gotejamento do material tratado. A condutividade não deve exceder 30 µS/cm.

Além disso, o BONDERITE M-NT 2040 R2 oferece aos clientes um processo que tem as homologações Classe 3 de GSB (Gütegemeinschaft für die von Stückbeschichtung Bauteilen e. V [organização que regula a qualidade dos revestimentos utilizados na construção]) e Qualicoat (selo de qualidade Verband für die von Aluminum Oberflächenveredelung e.V. (VOA) [Associação para o Acabamento de superfície de alumínio]).

O processo BONDERITE M-NT 2040 R2 já funciona há mais de um ano na empresa ALPU, dedicada à fabricação de revestimentos em Mengen com resultados satisfatórios. Na ALPU tiveram que mudar as suas linhas de seis para quatro etapas e consultaram os técnicos da Henkel sobre possíveis alternativas ao processo convencional.

Alguns clientes da ALPU são construtores, empresas de mecanização de chapas, fabricantes de janelas e fachadas, indústria de mobiliário e fabricantes de automóveis como Audi, BMW, Daimler-Chrysler, Opel e VW. Como fornecedor de sistemas, a ALPU fabrica peças em grande escala de acessórios originais.

O processo foi implementado com sucesso e BONDERITE M-NT 2040 R2 é usado com aditivos especiais na etapa 1 de ataque e desengorduramento, e depois no tratamento de conversão se usa novamente BONDERITE M-NT 2040 R2 na etapa 2. Os dois enxaguamentos seguintes asseguram que se cumprem os limites permitidos para a condutividade de águas de gotejamento (<30 µS/cm).

Todos as condições, como taxa de ataque superior a 1 g/m², espessura da camada não ser muito fina, os requisitos de qualidade, etc., tudo isso se cumpre com um menor número de etapas. Em comparação com os processos convencionais sem crómio, o cliente só mede a taxa de decapagem e as concentrações nos banhos ativos. A formação de revestimento é auto-reguladora, o que significa que o cliente não tem de controlar a mesma.

Deniz Unal, diretor da linha de tratamento a ALPU, supervisionou a alteração à mudança do processo BONDERITE M-NT 2040 R2: "Economizamos tempo e espaço, e todos os processos são agora mais simples e fáceis. Posso dizer em poucas palavras, se uma peça for tratada ou não, pela mudança de aspeto e brilho. Além disso, as propriedades de aderência também melhoraram com o novo processo. "

Vantagens do novo processo BONDERITE M-NT 2040 R2

  • Pode ser usado em diferentes versões de processo quer como um substituto direto dos processos existentes de cromatização quer num processo curto com quatro etapas.
  • BONDERITE M-NT 2040 R2 pode ser usado com aditivos especiais para ataque-desengorduramento e passar diretamente à conversão, já que não é necessária lavagem intermédia.
  • Graças à sua formulação especial, o processo BONDERITE M-NT 2040 R2 é auto-regulador, o que limita o peso das camadas depositadas no material, o que reduz significativamente o risco de "falta de aderência".
  • risco de contaminação de bactérias é muito baixo com BONDERITE M-NT 2040 R2.
  • Pelo facto do processo de controlo ser tão simples, aumenta-se significativamente a fiabilidade.


Informação sobre as restrições na utilização de crómio (VI) até 21 de setembro de 2017

Em resultado da recente legislação, como a Diretiva da UE sobre veículos no final da sua vida útil e a diretiva RoHS (das siglas em inglês Restriction of Hazardous Substances), em muitas atividades não será permitida a cromatização com substâncias potencialmente cancerígenas que contenham crómio (VI). Apenas se permite a utilização de compostos com crómio (VI) com autorização ou registo até 21 de setembro de 2017, a “data limite de uso”.

O regulamento REACH (Regulamento de Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos), entrou em vigor a 1 de junho de 2007. O Regulamento (UE) n.º 348/2013 da Comissão que altera o Anexo XIV do Regulamento (CE) nº 1907/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição das substâncias e misturas químicas (REACH) foi publicado a 17 de abril de 2013. O ácido crómico e outros compostos obtidos a partir do crómio (VI) foram acrescentados a este Anexo XIV. Esta decisão era esperada após a inclusão, em 2010, destes compostos na lista SVHC (lista de substâncias candidatas que suscitam grande preocupação). Para obter permissão é necessário consultar a Agência Europeia de Substâncias e Misturas Químicas (ECHA) até 21 de março de 2016.

Processos para o tratamento do alumínio habitualmente existentes

Opções com o processo BONDERITE M-NT 2040 R2

Entre o processo com 9 etapas, semelhante à cromatização amarela e a versão mais curta de 4 etapas são possíveis uma grande variedade de opções. Assim, o processo BONDERITE M-NT 2040 R2 pode ser adaptado a qualquer tipo de linha.

Imagens de peças pré-tratadas com BONDERITE M-NT 2040 R2 e pintadas na ALPU
(Gitterschnitt = Cross cutting)