• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

15/out/2015  Barcelona

Trigésimo aniversário do início da cotação em bolsa

Henkel celebra 30 anos de cotação na bolsa

A Henkel celebra este Mês de Outubro o trigésimo aniversário do início da sua cotação em bolsa. O objetivo de ter presença direta no mercado de capitais era o de impulsar um maior crescimento e internacionalização do negócio familiar. O sucesso da expansão da Henkel viu-se refletido no rendimento das suas ações: desde 1985, o valor das ações preferenciais da companhia aumentou até se multiplicar por 19 (na data de fecho de 30 de Setembro de 2015).

Os acionistas que adquiriram ações preferências da Henkel quando foram emitidas pelar primeira em vez em 1985 e reinvestiram os dividendos no mercado conseguiram um juro médio (sem impostos) de 12.1% em cada ano. Nos últimos 30 anos, as ventas da Henkel mais do que triplicaram, enquanto o lucro operacional se multiplicou por dez, passando dos 210 milhões de euros para mais de 2.200 milhões em 2014. O número de empregados também cresceu desde os 31 000 iniciais no ano da entrada em bolsa para os cerca de 50.000 atuais.

“Desde a sua entrada na bolsa, as ações preferenciais da Henkel proporcionaram constantemente um atrativo retorna aos investidores. Para além do importante aumento no preço por ação, a nosso política fiável de dividendos também jogou um papel importante neste sentido. A Henkel é uma das poucas companhias na Alemanha que pagaram um dividendo todos os anos, habitualmente aumentando-o, ou pelo menos mantendo-o constante ano atrás de ano,” afirma o CEO da Henkel, Kasper Rorsted.

Empresa familiar

A maioria das participações está no entanto nas mãos dos membros da família ou dos descendentes de Fritz Henkel, o fundador da empresa. As ações preferenciais atraíram um grande interesse desde o princípio quando muitos investidores se mostraram convencidos do seu valor. Assim, a primeira cotação de 199,40 euros estava significativamente acima do preço de subscrição de 145,72 euros. Além disso, desde o seu lançamento em Julho de 1988, as ações da Henkel integraram o índice bolsista alemão DAX encontrando-se entre as onze maiores empresas do DAX atualmente com uma capitalização de mercado de 36.900 milhões de euros (à data de 30 de Setembro de 2015).

30 anos de emissão bolsista: 30 anos de sucesso empresarial

A história de sucesso das ações da Henkel decorre em paralelo com o sucesso do desenvolvimento da empresa. A emissão de ações dotou a a companhia de una base financeira mais forte e de uma maior capacidade de aquisição além de acelerar muito a sua expansão internacional. As vendas subiram dos 4.700 milhões de euros em 1985 para os 16.400 em 2014. Atualmente, a Henkel gera mais de 85% dos seus proveitos fora do mercado alemão e encontra-se entre as companhias mais internacionais de Alemanha.

Flotação de ações preferenciais da Henkel em 11 de Outubro de 1985: Dr. Konrad Henkel (centro) com seus sobrinhos Dr. Jürgen Manchot (esquerda) e Dipl.-Ing. Albrecht Woeste

Primeira ação preferencial da Henkel de 1985