30/nov/2015  Lisboa

CEO Climate Leaders Pledge

Henkel junta-se ao compromisso dos CEOs a favor do clima

A Henkel dá mais um passo no seu compromisso com o meio ambiente e junta-se à iniciativa “CEO Climate Leaders Pledge”, uma carta aberta assinada pelos responsáveis máximos de 78 empresas presentes em todo o Mundo. Dirigida aos líderes mundiais, é-lhes pedido nessa carta que se alcance "um acordo climático ambicioso” no quadro da XXI Conferência Internacional sobre as Mudanças Climáticas (COP21) que decorre em Paris de 30 de Novembro a 11 de Dezembro.

Os CEOs que assinaram o documento, e cujas empresas representam proveitos globais de 2,13 mil milhões de dólares, defendem que a ação climática "gerará empregos e crescimento" tanto nos mercados maduros como nos emergentes.

Nas palavras de Kasper Rorsted, CEO de Henkel, "assinamos esta declaração para reafirmar o nosso apoio a um acordo climático forte e universal em Paris, que ajude a mudar o mundo no sentido de uma economia baixa em carbono". Por isso "também queremos reforçar o nosso compromisso para reduzir as emissões de CO2 tanto nas nossas operações como ao longo da cadeia de valor, em colaboração com os nossos parceiros. Na Henkel acreditamos firmemente que a gestão dos riscos climáticos e a sua consideração na tomada de decisões conduz à eficiência energética e ainda oferece enormes oportunidades para o crescimento."

Com esta assinatura, a empresa espera aproveitar o impulso gerado recentemente pelo compromisso de mais de 160 países – entre os quais se incluem os EUA e a China - para sublinhar o facto de que os Governos têm o apoio da indústria para tomar medidas decisivas contra as alterações climáticas.

A contribuição da Henkel para os objetivos climáticos

Como empresa de referência mundial em matéria de Sustentabilidade, a Henkel integrou por completo a sua política de Responsabilidade Social Empresarial no seu modelo de negócio. Concretamente, para os próximos anos a companhia traçou um claro objetivo global: triplicar a eficiência em todos os processos da empresa em 2030 com a mesma pegada ambiental ou reduzir três vezes a pegada ambiental mantendo os mesmos resultados.

Para isso, a Henkel pôs em marcha o plano “Factor 3, mais com menos”, com a energia e o clima como eixos principais. Desta forma, a empresa concentra-se no uso eficiente da energia, em reduzir a utilização energética das suas operações em todo o mundo e prevenir as emissões de gases com efeito estufa.

Entre 2004 e 2014, a Henkel reduziu o consumo de energia em 46% e as correspondentes emissões de CO2 em 42%. Além disso, também cumpriu o objetivo definido para o período 2011-2015 de reduzir o consumo de energia - e as emissões de CO2 relacionadas - em 20% por unidade de produção. No final de Fevereiro de 2016 a empresa prevê publicar novos objetivos para o período 2016-2020.