• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

22/jun/2016  Lisboa

Henkel presente no Europeu 2016

Os adesivos entram em jogo

Todos os olhos estão postos em França com a nova edição do Europeu de futebol. O futebol é o desporto rei em todo o mundo e a Henkel faz parte dele através de diferentes materiais e soluções que desempenham um papel chave. Enquanto fornecedor líder em soluções de adesivos, vedantes e tratamentos de superfícies a nível mundial, a Henkel é um importante parceiro no mundo do futebol.

A Bola

Por norma, uma bola de futebol profissional é construída á base de painéis interligados que protegem os jogadores do revestimento interior e da câmara-de-ar. A Henkel conta com uma gama de soluções para a junção de materiais têxteis e de couro, bem como outro tipo de elementos, oferecendo soluções inovadoras aos fabricantes.

As bolas de futebol com maior qualidade podem ser fabricadas com plásticos modernos e materiais sintéticos que se unem aos painéis. A produção dessa superfície uniforme atribui à bola uma resistência máxima à prova de água, melhora as suas características de trajetória aérea e reduz a absorção de água durante os jogos que se realizam à chuva.

O autocarro

Os autocarros oficiais de cada seleção são um fiel companheiro que transporta os jogadores de um lado para o outro. À primeira vista, é possível verificar que a maioria dos autocarros são decorados com slogans e logos fixados com adesivos resistentes a altas temperaturas e a altas pressões (PSA).

Aquilo que não é visível ao olho humano é a quantidade de adesivos, até 250 quilos, usados para instalar as enormes janelas panorâmicas de um autocarro. Graças a um novo produto à base de poliuretano, desenvolvido pela Henkel, é possível reduzir o peso dos adesivos utilizados durante este processo até 20%, o que por sua vez, reduz o consumo de gasolina consumido pelo veículo e, consequentemente, as suas emissões de C02.

As botas

A agilidade, velocidade e habilidade de manipulação da bola são atualmente os aspetos mais importantes para os jogadores. Hoje em dia, por exemplo, os pitões das botas de futebol já não são cozidos mas sim colados para que a bota se torne muito mais leve, flexível e manejável na altura de acompanhar os movimentos naturais do corpo.

A Henkel está presente, mediante os seus adesivos e aquosos, em diferentes fases da confeção da bota ao ser fornecedora de inúmeros fabricantes de calçado desportivo.

O estádio

O que seria do futebol sem um estádio? Todos os campos de futebol na Europa são construídos através da utilização de adesivos de construção como os que a Henkel oferece. Ceresit, Loctite e Thomsit são apenas algumas das marcas utilizadas no tratamento de superfícies e no isolamento automático do teto, assim como do resto da infraestrutura

Iluminação do estádio, telas e telemóveis

Os focos de iluminação dos estádios iluminam o estádio para dar aos espectadores uma melhor visibilidade do jogo. Para este tipo de instalações, a iluminação LED tornou-se na tecnologia líder em iluminação em todo o mundo e a Henkel, através da área de Adhesive Technologies, oferece soluções específicas graças a marcas de adesivos e isoladores como Loctite, Bonderite e Technomelt.
Os estádios de futebol contam ainda com telas gigantes, painéis de publicidade em volta do campo e speakers. Para os modelos LED ou OLED, a Henkel disponibiliza soluções específicas de isoladores como adesivos que conduzem eletricidade e tintas.

A Henkel faz ainda parte da indústria de comunicações móveis, uma vez que são utilizados mais de 50 adesivos diferentes na produção de um Smartphone.

Bebidas

Este ano o Europeu disputa-se durante o Verão. As bebidas refrescantes ajudam-nos a proteger do aumento das temperaturas e do calor durante os jogos. Assim sendo, são muitas as marcas de cerveja e de refrescos que utilizam os adesivos da Henkel para colar a suas etiquetas às garrafas ou copos. Neste sentido, a Henkel desenvolveu o adesivo Aquence XP (sem caseína), utilizado para etiquetar copos garantindo uma colagem forte da etiqueta. Para além disso, permite um sistema de reciclagem mais simples e que facilita a remoção da etiqueta de forma simples e rápida.