• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

5/set/2016  Lisboa

Henkel reforça o seu negócio de Laundry Care na América do Norte

Henkel conclui aquisição da Sun Products Corporation

  • Salto qualitativo para a Henkel na América do Norte
  • Henkel alcança a 2ª posição na categoria de Laundry Care na América do Norte
  • Atrativo portfolio com marcas fortes e com posições de liderança no mercado
  • Potencial para reforçar liderança em inovação

A Henkel concluiu no passado dia 1 de setembro a aquisição da empresa de detergentes e produtos de cuidado para o lar Sun Products Corporation, sedeada em Wilton, Connecticut, EUA. O acordo para aquisição de todas as ações da empresa pertencente ao fundo Vestar Capital Partners foi assinado a 24 de junho de 2016 e a transação está valorizada em 3.2 mil milhões de euros, incluindo a dívida.

“A aquisição da Sun Products representa um movimento estratégico para a Henke e um salto qualitativo do nosso negócio na América do Norte, onde alcançamos a 2ª posição na categoria de Laundy Care. Com uma transação na ordem das 3.2 mil milhões de euros, esta é a segunda maior aquisição da história da Henkel”, afirma Hans Van Bylen, CEO da Henkel.

A aquisição inclui marcas líderes em detergentes como all® e Sun®, assim como o amaciador Snuggle®. A empresa também desenvolve e produz marcas de detergentes para distribuidores líderes na América do Norte. No ano fiscal de 2015, a Sun Products gerou um volume de vendas de cerca de 1.4 mil milhões de euros nos EUA e no Canadá.

“Esta aquisição vem complementar e reforçar o nosso atual portfolio de Laundry e Home Care com marcas já existentes e bem-sucedidas no mercado norte-americano”, refere Bruno Piacenza, Vice-presidente Executivo e responsável pela unidade de negócio de Laundry e Home Care da Henkel. “As marcas da Sun Products permitem-nos alavancar o nível de liderança e inovação da Henkel bem como aumentar a nossa relevância junto dos parceiros de negócio na América do Norte. Vemos excelentes oportunidades com a junção das empresas para servir cada vez melhor os nossos clientes. Estamos muito entusiasmados por receber a forte equipa da Sun Products”.

“Esta é uma grande oportunidade de fazer parte da organização global Henkel. Toda a equipa Sun Products está muito expectante para poder combinar o nosso portfolio de marcas de detergentes líderes de marcado na América do Norte”, refere Jeffrey Ansell, CEO da Sun Products Corporation.

Henkel na América do Norte e Estados Unidos da América

A América do Norte é uma das regiões mais importantes para a Henkel e para os resultados dos EUA tendo em conta o seu peso no volume de vendas global. A Henkel opera com as três unidades de negócio na região: Laundry & Home Care, Beauty Care e Adhesive Technologies. O portfolio da Henkel inclui conhecidas marcas quer industriais quer de grande consumo que são líderes nos EUA como é o caso dos detergentes Persil e Purex; produtos de cuidado de cabelo como Schwarzkopf tanto para profissionais como grande consumo; produtos de cuidado para o corpo como Dial ou adesivos Loctite.

No ano fiscal de 2015, o volume total de vendas da Henkel na América do Norte ultrapassou os 3.6 mil milhões de euros. Nas últimas décadas, o negócio na região continuou a fortalecer-se através de aquisições integradas de sucesso como Loctite, Dial, os adesivos National Starch ou outras marcas profissionais de cuidado com o cabelo como Sexy Hair, Kenra e Alterna.