• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

2/mar/2017  Düsseldorf / Alemanha

Henkel publica Relatório de Sustentabilidade 2016

Sustentabilidade na Henkel: forte desempenho e uma posição de liderança

  • Performance em termos de sustentabilidade melhora uma vez mais
  • Posições de liderança em rankings e indices internacionais
  • Prioridades claras para o futuro
  • Relatório digital abrangente sobre sustentabilidade

"Em 2016 melhorámos o nosso desempenho na área da sustentabilidade novamente e obtivemos resultados tangíveis. Os esforços para aumentar os nossos níveis de sustentabilidade também se refletem nos excelentes resultados atingidos nos principais rankings e índices internacionais", disse Kathrin Menges, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel.

"Queremos contribuir para o cumprimento dos objetivos globais de sustentabilidade e proteção do clima da comunidade internacional. Nesse sentido, toda a nossa cadeia de valor terá a temática da sustentabilidade como prioridade", disse Kathrin Menges. "Definimos metas ambiciosas para a Henkel: pretendemos ser uma companhia pró-ambientalista a longo prazo e queremos contribuir ainda mais para o progresso social".

Criação de valor sustentável

Alcançar mais com menos: esse é o objetivo maior da estratégia de sustentabilidade de longo prazo da Henkel. A Henkel pretende criar valor sustentável para clientes, consumidores e para a sociedade em geral. Em simultâneo, a companhia pretende melhorar significativamente a utilização de recursos: a Henkel quer triplicar sua eficiência a este nível até 2030.

No exercício anterior, a companhia voltou a registar progressos tangíveis no sentido de atingir os seus objetivos intercalares para 2020 (ano de referência de 2010):

  • O consumo de energia e as emissões de CO2 (por tonelada de produto) diminuíram 22% (meta para 2020: redução de 30%).
  • O volume de resíduos gerados (por tonelada de produto) foi reduzido em 26% (meta para 2020: redução de 30%).
  • O consumo de água (por tonelada de produto) decresceu 23% (meta para 2020: redução de 30%).
  • A segurança ocupacional (por milhão de horas trabalhadas) foi melhorada em 17% (meta para 2020: aumento de 40%).
  • As vendas líquidas (por tonelada de produto) aumentaram 8% (meta para 2020: aumento de 22%).

No geral, a Henkel já conseguiu melhorar cerca de 42% a relação entre o valor criado e a pegada ambiental gerada relativamente ao ano base de 2010. Até 2020, a companhia planeia aumentar a sua eficiência de recursos em 75%.

Posições de liderança em rankings e índices internacionais

As práticas e esforços de negócio sustentáveis ​​da Henkel também impressionaram os especialistas na matéria, as agências de rating e os mercados de capitais: a Henkel surge no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), no FTSE4Good, no STOXX Global ESG Leaders, no Euronext Vigeo World 120, no Global Challenges Index e no MSCI World ESG Index, citando apenas alguns. A companhia também ocupa o 15º lugar no "Global 100 Most Sustainable Corporations", de acordo com a consultora Corporate Knights. Nos rankings da Oekom Research e da Sustainalytics, a Henkel foi reconhecida como a empresa líder no seu setor.

"Os nossos colaboradores desempenham um papel decisivo no progresso que fazemos"

Para reforçar a sua posição de liderança na área da sustentabilidade, a Henkel definiu um conjunto claro de prioridades: para além de fortalecer ainda mais esta aposta através da implementação de práticas de negócios sustentáveis ​​ainda mais eficientes, a companhia pretende potenciar o envolvimento dos seus colaboradores nesta temática. "Os nossos colaboradores desempenham um papel decisivo no progresso adicional que conseguimos fazer no campo da sustentabilidade", disse Kathrin Menges. "Até ao momento, mais de 10.000 colaboradores já concluíram formações para se tornarem embaixadores de sustentabilidade e adquirirem os conhecimentos necessários para convencer os colegas, fornecedores, clientes ou até mesmo as crianças em idade escolar sobre a importância da ação sustentável. Estamos muito orgulhosos de elevado nível de dedicação e queremos continuar a apoiar e a formar mais pessoas. O nosso objetivo é que todos os colaboradores da Henkel se tornem embaixadores e defensores ativos de sustentabilidade".

Atitude pró-ambientalista a longo prazo

Outra das prioridades da Henkel passa por otimizar o seu impacto na ação sustentável, que inclui o ambicioso objetivo de se tornar numa companhia totalmente pró-ambientalista. Em 2030, a empresa pretende reduzir a pegada de carbono de sua própria produção em 75%. "Só atingiremos estes objetivos ambiciosos se fizermos mudanças e conseguirmos progressos ao longo de toda a cadeia de valor – desde os fornecedores até aos clientes", afirma Kathrin Menges. Por exemplo, a Henkel tem como meta ajudar os seus clientes e consumidores a economizarem 50 milhões de toneladas métricas de CO2 até 2020. O apoio do Grupo para o progresso social irá concentrar-se, sobretudo, em temáticas como: a contínua melhoria de rendimentos, criação de oportunidades de desenvolvimento para as mulheres e definição de condições sociais mínimas para os trabalhadores da cadeia de abastecimento da companhia.

Relatório digital abrangente

O Relatório Anual de Sustentabilidade da Henkel é a principal fonte de informações sobre os objetivos e o desempenho da companhia em termos de sustentabilidade. No ano passado, a Henkel publicou o seu 25º Relatório de Sustentabilidade em formato impresso e digital e anunciou que, no futuro, todos os relatórios sobre o assunto seriam disponibilizados exclusivamente em formato digital - um PDF interativo com muitos links, informação detalhada e simples de explorar, para além de outro com formato mais compacto para um público-alvo mais alargado. Juntamente com o Relatório Anual publicado serão disponibilizados relatórios mais abrangentes com informações/perspetivas empresariais, ambientais e sociais.

Mais informações sobre sustentabilidade na Henkel estão disponíveis em: www.henkel.com/sustainability.