• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

3/abr/2017  Lisboa

Investimento na expansão da produção de adesivos em Montornés del Vallés

Henkel impulsiona crescimento global da indústria aeroespacial

A unidade de negócio Adhesive Technologies iniciou a construção de uma nova unidade de produção para aplicações aeroespaciais na fábrica da Henkel em Montornés del Vallés (Barcelona – Espanha). As novas linhas produtivas atenderão à crescente procura por soluções de grande impacto que suportam as tendências-chave da indústria aeroespacial global, tais como as estruturas leves e a automação. As instalações incluirão novos edifícios e equipamentos para garantir capacidades adicionais de produção e armazenamento. As primeiras entregas a clientes estão programadas para 2019.

A unidade de negócio de Adhesive Technologies da Henkel é líder mundial em soluções de grande impacto. Há mais de 40 anos que a companhia desenvolve e fornece materiais e produtos de engenharia, como adesivos estruturais e tecnologias de tratamento de superfície, para fabricantes globais de aeronaves e fornecedores de primeira linha na indústria. Através da colaboração e envolvimento dos clientes desde a fase de design, a Henkel oferece uma mais-valia diferenciadora em toda a cadeia de valor. Esta realidade verifica-se desde o desenvolvimento e qualificação dos materiais até aos processos de fabricação e montagem nas instalações dos clientes.

Aeroespacial: um mercado a crescer rapidamente

"A procura global por aeronaves de passageiros deverá dobrar até 2034, tornando este num dos mercados de rápido crescimento muito atrativo para nós", explicou Jan-Dirk Auris, vice-presidente executivo de Adhesive Technologies na Henkel. "Os fabricantes de aeronaves, e respetivos fornecedores, estão a aumentar a sua capacidade de resposta a este aumento significativo na taxa de construção. O nosso investimento em Montornés garantirá uma capacidade de produção adicional para dar maior suporte ao crescimento global registado no segmento aeroespacial. Acreditamos que as nossas soluções de grande impacto e experiência são essenciais para que os clientes efetivamente aumentem a sua eficácia e respondam às principais tendências do mercado".

Montornès: know-how e proximidade com o cliente

A unidade de negócio de Adhesive Technologies está bem estabelecida na fábrica de Montornés, que inclui uma unidade de produção ligada à indústria automóvel. Para além de excelentes condições logísticas, a companhia também será capaz de aproveitar a vasta experiência local em produção, tecnologia e validação com soluções adesivas para as indústrias mais exigentes. Adicionalmente, a proximidade de Montornès a diversas instalações de clientes-chave como Airbus fazem desta a escolha ideai para ser o hub europeu da Henkel no que respeita à indústria aeroespacial.

Devido à crescente procura internacional por aeronaves modernas, os fabricantes estão a recorrer à automação para acelerar os seus processos de produção. Com a nova unidade em Montornès, o segmento de Adhesive Technologies da Henkel continuará a apoiar o processo e a rentabilidade dos seus clientes com base na sua vasta experiência com a indústria automóvel e a capacidade de inovação para produtos de alta qualidade.

"Estamos muito orgulhosos que Montornés del Vallés tenha sido a escolhida para realizar este novo projeto, que irá expandir a nossa fábrica de adesivos. A localização geográfica (junto do cliente) e a vasta experiência da equipa são mais-valias que fazem com que esta planta produtiva fosse a mais adequada para esta nova produção", afirma Rodolfo Schornberg, Presidente da Henkel Ibérica.
 
O centro de produção da Henkel em Montornés del Vallés, com mais de 50 anos de atividade, produz mais de 200 mil toneladas por ano de detergentes, detergentes líquidos e adesivos, emprega cerca de 500 pessoas e exporta para mais de 50 países.

"Este novo investimento, focado no desenvolvimento de adesivos para a indústria aeroespacial, irá permitir com que nos tornemos uma referência na Europa num segmento muito exigente e com os mais elevados padrões de qualidade. É um projeto importante com mais de dois anos em que a nossa equipa irá colocar todo o seu profissionalismo, experiência e entusiasmo", afirma Jaume Anguera, Diretor da fábrica de adesivos em Montornés del Vallés.

As atuais instalações cobrem uma área industrial de mais de 100.000 m2 na qual a produção de adesivos ocupa cerca de 40.000 m2 – área que irá crescer com este novo projeto.