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14/nov/2017  Düsseldorf / Alemanha

Henkel confirma orientação de vendas no ano completo e aumenta orientação EPS

Henkel apresenta forte desempenho no terceiro trimestre

  • Forte crescimento das vendas nominais: + de 4,9% para 4,981 milhões de euros, forte crescimento das vendas orgânicas (OSG) + 3,0%.
  • Melhoria na margem EBIT* para nova alta: + de 40 pontos base para 18,0%.
  • Crescimento significativo no lucro por ação preferencial (EPS)*: +8,5% para 1,54 euros
  • Orientação para o ano completo: OSG de 2 a 4% e margem EBIT* aumenta para mais de 17,0% confirmados, a orientação do EPS* aumentou cerca de 9%.

“A Henkel apresenta um forte desempenho no terceiro trimestre. Num ambiente cada vez mais desafiador, melhoramos vendas e ganhos. As três unidades de negócios contribuíram para este desenvolvimento positivo. Apresentamos um forte crescimento de vendas orgânicas de 3%, enquanto as vendas nominais cresceram cerca de 5%”, afirma Hans Van Bylen, CEO da Henkel. “Conseguimos um aumento significativo no EBIT ajustado, e a nossa margem EBIT atingiu um novo máximo de 18%. Mostramos um crescimento significativo no lucro ajustado por ação preferencial. Além disso, fechamos com sucesso três processo de aquisição que fortalecerão substancialmente o portefólio de negócios”.

“Esperamos que o ambiente volátil e incerto do Mercado global continue. As flutuações cambiais terão um impacto cada vez mais negativo. As difíceis condições nos mercados de bens de consumo provavelmente continuarão a persistir. Estamos totalmente empenhados em manter o nosso crescimento positivo e implementar as nossas prioridades estratégicas” afirma Hans Van Bylen.

Para o ano fiscal completo de 2017, a Henkel confirma as suas prespetivas de vendas. Apesar do impacto cambial cada vez mais negativo, a Henkel aumentou a orientação do EPS. “Esperamos um crescimento sobre as vendas orgânicas de 2 a 4% ao nível do grupo e um aumento da nossa margem EBIT ajustada para mais de 17,0%. Para o lucro ajustado por ação preferencial, esperamos um aumento de cerca de 9%”, afirma Hans Van Bylen.

Desempenho de vendas e lucros no terceiro trimestre de 2017

No terceiro trimestre de 2017, as vendas cresceram nominalmente em 4,9%, para 4.981 milhões de euros. Os movimentos de cambio tiveram um efeito negativo global nas vendas de 4,2%. As aquisições e desinvestimentos representaram 6,1% do crescimento das vendas. As vendas orgânicas, que excluem os impactos dos efeitos cambiais e aquisições / desinvestimentos, mostram um forte aumento de 3.0%.

A unidade de negócio Adhesive Technologies registou um forte crescimento nas vendas orgânicas de 4,9%. A unidade de negócio Beauty Care gerou um crescimento positivo das vendas orgânicas de 0,5%. A unidade de negócio Laundry & Home Care apresentou um aumento positivo nas vendas orgânicas de 1,8%.

Os mercados emergentes deram novamente uma contribuição acima da media para o crescimento orgânico do grupo, mostrando um forte aumento nas vendas orgânicas de 5,0%. Os mercados maduros registaram um crescimento positivo nas vendas orgânicas de 1,5%.

Na região da Europa Ocidental, as vendas permaneceram organicamente ao novel do trimestre anterior. Em todas as outras regiões, as vendas aumentaram organicamente: Na Europa Oriental, as vendas cresceram 4,8%. África/Médio Oriente registaram um crescimento nas vendas de 3,2%. As vendas na América do Norte aumentaram 3,2%. A América Latina alcançou um crescimento das vendas de 2,8%, e na região Ásia-Pacífico, as vendas cresceram 6,4%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou 7,1% para 897 milhões de euros. As três unidades de negócio contribuíram para esse aumento.

O retorno sobre as vendas ajustado (margem EBIT) subiu 0,4 pontos percentuais para 18.0%.

O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) cresceu 8,5% de 1,42 euros para 1,54 euros.

O capital líquido de gestão como percentagem de vendas foi de 0,4 pontos percentuais acima do período anterior, atingindo 5,6%.

Desempenho das unidades de negócio

A unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um forte crescimento de vendas orgânicas de 4,9% no terceiro trimestre. Em termos nominais, as vendas aumentaram 4,5% para 2,373 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 5,5% e atingiu 454 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas registou um forte aumento, atingindo 19,1%.

A unidade de negócio Beauty Care registou um crescimento positivo nas vendas orgânicas de 0,5% no terceiro trimestre. Nominalmente, as vendas estavam abaixo do trimestre anterior e atingiram 941 milhões de euros. O lucro operacional ajustado mostrou um aumento positivo de 0,5% e atingiu 171 milhões de euros. O retorno ajustado nas vendas registou um crescimento muito forte para 18,1%.

A unidade de negócio Laundry & Home Care gerou um crescimento positivo de vendas orgânicas de 1,8% no terceiro trimestre. Nominalmente, as vendas aumentaram 10,6% para 1,636 milhões de euros em relação ao trimestre anterior. O lucro operacional ajustado cresceu 10,9% para 294 milhões de euros. O retorno ajustado das vendas manteve o nível do trimestre anterior, atingindo 17,9%.

Aquisições atrativas reforçam o portefólio

Com a finalização bem-sucedida das aquisições do negócio global Darex Packaging Technologies, do Grupo Sonderhoff e da Nattura Laboratorios, a Henkel reforçou o seu portefólio de negócios.

Forte desempenho do negócio nos primeiros noves meses de 2017

Pela primeira vez, as vendas de nove meses superaram os 15 mil milhões de euros e aumentaram 9,3% para 15.143 milhões de euros. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e aquisições / desinvestimentos, mostram um forte aumento de 3,1%. As três unidades de negócio contribuíram para esse desempenho.

O lucro operacional ajustado (EBIT) aumentou para 10,5%, de 2.407 milhões de euros para 2.660 milhões de euros. O retorno ajustado das vendas melhorou de 17,4% para 17.6%. O lucro ajustado por ação preferencial cresceu 10,0% de 4,09 euros para 4,50 euros.

Nos primeiros nove meses de 2017, a unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um aumento das vendas orgânicas de 4,6%. O retorno ajustado nas vendas registou um forte aumento, atingindo 18,8%. A unidade de negócio Beauty Care apresentou um crescimento positivo das vendas orgânicas de 0,9%. O retorno ajustado das vendas registou um forte crescimento para 17,6%. A unidade de negócio Laundry & Home Care gerou um aumento das vendas orgânicas de 2,2%. O retorno ajustado nas vendas foi de 17,6%.

A partir de 30 de setembro de 2017, a posição financeira líquida da Henkel apresentou saldo de -3.336 milhões de euros (31 de dezembro de 2016: -2,301 milhões de euros). A variação em relação ao final de 2016 deveu-se principalmente aos pagamentos das aquisições.

Perspetivas melhoradas para 2017

A Henkel atualiza das perspetivas para o ano fiscal de 2017. A Henkel confirma a sua expectativa de crescimento de vendas organizas de 2 a 4% para o Grupo Henkel. As expectativas da Henkel para o crescimento orgânico são agora de 4 a 5% para a unidade de negócio Adhesive Technologies, 0 a 1% para a unidade de negócio Beauty Retail e cerca de 2% para a unidade de negócio Laundry & Home Care. Para retorno de vendas ajustado (EBIT), a Henkel continua a antecipar um aumento de mais de 17,0% em relação ao ano anterior. Dado o forte desempenho do negócio, a Henkel atualiza a sua orientação para um lucro ajustado por ação preferencial e agora prevê um aumento de cerca de 9%.


* Ajustado por despesas / lucros extraordinários e despesas de reestruturação

Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.