• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share
Menu
Pesquisa

10/out/2018  Lisboa

Material reciclado dos centros de recolha do Plastic Bank utilizado pela primeira vez

“Plástico Social” utilizado nas embalagens dos produtos Henkel

Há um ano a Henkel foi a primeira empresa global de bens de consumo a juntar-se à empresa social Plastic Bank. O objetivo: recolher plástico antes deste chegar ao oceano. Nos centros de recolha no Haiti, um dos países mais pobres do mundo, a população local pode entregar o lixo recolhido e trocá-lo por dinheiro, bens ou serviços. O chamado “Plástico Social” é então integrado na cadeia de valor do plástico e agora, pela primeira vez, será integrado nas embalagens dos produtos Henkel.

Especialistas do departamento de desenvolvimento de embalagens de Laundry & Home Care integraram com sucesso plástico reciclado em 25 000 garrafas de produtos de roupa e limpeza. ”Estamos muito satisfeitos com os projetos piloto de integração do “plástico social” nas nossas embalagens. As embalagens produzidas responderam positivamente a todos os critérios de qualidade e entram agora no mercado”, refere Vineet Varman, Packaging Manager for Laundry Care. “No futuro queremos incluir cada vez mais “plástico social” nas embalagens dos nossos produtos”.

Como parte desta parceria da Henkel com o Plastic Bank, foram inaugurados este ano três centros de recolha de plástico no Haiti. O plástico recolhido é classificado, processado e depois integrado nas cadeias de valor de reciclagem como “Plástico Social” – material que foi verificado pelo Plastic Bank para indicar que os recolectores receberam um pagamento acima do valor de mercado pelos resíduos de plástico. A Henkel estabeleceu o objetivo de explorar formas de integrar o “Plástico Social” nas suas embalagens, promovendo ainda mais uma economia circular.

Metas ambiciosas para embalagens sustentáveis

Os projetos piloto com “Plástico Social” estão diretamente relacionados com o compromisso a longo prazo da Henkel com a sustentabilidade, também no campo das embalagens. Recentemente, a Henkel apresentou a sua nova estratégia de embalagens. Juntamente com todos os seus parceiros ao longo da cadeia de valor, a Henkel pretende promover o desenvolvimento sustentável. Para isso, a empresa definiu iniciativas especificas para as três principais fases de uma cadeia de valor circular: materiais de fontes sustentáveis, design inteligente das embalagens e o fecho do ciclo. Para além disso, a Henkel estabeleceu ainda metas ambiciosas: até 2025, 100% das embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis*. Dentro do mesmo prazo, a Henkel pretende ainda utilizar 35% de plástico reciclado nos seus produtos de consumo na Europa.

Poderá encontrar mais informações sobre a estrutura estratégica da Henkel para embalagens sustentáveis em henkel.com/sustainability/positions/packaging.


* excluindo produtos adesivos em que os resíduos podem afetar a reciclabilidade

Nos projetos piloto, o “plástico social” foi integrado em diferentes tipos de garrafas para produtos de Laundry & Home Care disponíveis na Alemanha e na Bélgica.