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7/mai/2015  Lisboa

Forte desempenho no primeiro trimestre

Henkel anuncia bom começo do ano fiscal de 2015

  • Vendas: +12.7% para os 4.430 milhões de euros (vendas orgânicas: +3.6%)
  • Lucro operacional*: +14.1% para os 707milhões de euros
  • Margem EBIT*: +0.2 pontos percentuais para os 16.0%
  • Ganhos por ação preferencial* (EPS): +13.5% para os 1.18 euros
  • Crescimento muito forte das vendas nos mercados emergentes: vendas orgânicas: +7.7%

“Num ambiente desafiante, a Henkel registou um forte desempenho no primeiro trimestre e um bom começo do ano fiscal de 2015. Aumentámos novamente quer as vendas quer os lucros. Conseguimos obter as nossas vendas trimestrais mais elevadas de sempre, graças a um bom crescimento orgânico das vendas, ao impacto das aquisições efetuadas no ano passado e a um dólar forte. Todas as unidades de negócio contribuíram para este trimestre de sucesso. Mais uma vez registamos um desempenho muito forte nos mercados emergentes”, referiu o CEO da Henkel, Kasper Rorsted.

Comentando o ano fiscal de 2015 Kasper Rorsted sublinhou: “Antevemos que o ambiente económico se mantenha difícil. Devido ao conflito continuado entre a Rússia e a Ucrânia, continuamos a assumimos que a economia da Europa Oriental vai estagnar em 2015. Neste contexto, um elevado grau de agilidade e flexibilidade mantêm-se como fatores chave de sucesso. Por isso vamos continuar a simplificar e acelerar as nossas estruturas e processos”

Confirmadas as expectativas para 2015

Kasper Rorsted confirmou as previsões para o corrente ano fiscal: “Esperamos conseguir atingir um crescimento das vendas orgânicas de 3 a 5 por cento em 2015. Esperamos que o retorno ajustado das vendas aumente para cerca de 16 por cento e antecipamos um aumento dos ganhos por ação preferencial de aproximadamente 10 por cento”.

Desempenho das vendas e dos ganhos no primeiro trimestre de 2015
No primeiro trimestre de 2015, as vendascresceram significativamente 12,7 por cento, alcançando um novo máximo trimestral de 4.430 milhões de euros. Ajustadas aos efeitos cambiais positivos de 5,8 por cento, as vendas melhoraram 6,9 por cento. As vendas orgânicas – i.e. ajustadas pelos efeitos cambiais e pelos aquisições/desinvestimentos – cresceram 3,6 por cento.

A área de negócios Laundry & Home Care registou um forte crescimento orgânico das vendas de 5,2 por cento. Na área de negócios Beauty Care foi conseguido um sólido aumento das vendas orgânicas de 2,1 por cento. A área de negócios Adhesive Technologies obteve uma melhoria sólida nas vendas orgânicas de 3,3 por cento.

Depois de considerados os ganhos e as perdas pontuais e os custos de reestruturação, o lucro operacional ajustado melhorou 14,1 por cento, dos 619 milhões de euros para 707 milhões de euros. O lucro operacional (EBIT) reportado cresceu 6,5 por cento, dos 608 milhões de euros para os 648 milhões de euros.

O retorno ajustado das vendas(margem EBIT) aumentou 0,2 pontos percentuais para 16,0 por cento. O retorno das vendas atingiu os 14,6 por cento contra os 15,5 por cento no mesmo trimestre do ano anterior.

Os resultados financeiros da Henkel melhoraram em 6 milhões de euros para -9 milhões de euros. Tal é atribuído a melhorias de resultados quer nos juros quer nos resultados cambiais. A melhoria nos primeiros fica a dever-se à amortização de umas obrigações séniores e à maturidade de alguns fixings em Março de 2014. A taxa de câmbio foi de 24,6 por cento contra 23,1 por cento no trimestre do ano anterior.

O lucro líquido ajustado do trimestre, deduzidas as participações não maioritárias, aumentou 12,8 por cento dos 452 milhões de euros para 510 milhões de euros. O lucro reportado para o trimestre cresceu 5,7 por cento de 456 milhões de euros para 482 milhões de euros. Depois de deduzir 12 milhões de euros atribuíveis a participações não maioritárias, o lucro líquido aumentou para 470 milhões de euros (no mesmo trimestre do ano anterior: 449 milhões de euros).

Os ganhos ajustados por ação preferencial (EPS) aumentaram 13,5 por cento dos 1,04 euros para os 1,18 euros. O EPS reportado aumentou de 1,04 euros para 1,09 euros.

O capital circulante líquido relativo às vendas aumentou em termos anuais 1,4 pontos percentuais para 6,2 por cento. Este aumento é particularmente devido às aquisições efetuadas em 2014 e a efeitos cambiais.

A situação financeira líquida da Henkel em 31 de Março de 2015 era de 10 milhões de euros. Em 31 de Dezembro de 2014, a situação financeira líquida era de -153 milhões de euros.

Desempenho as áreas de negócio no primeiro trimestre de 2015
A área de negócio Laundry & Home Care registou novamente um crescimento rentável no primeiro trimestre de 2015. As vendascresceram organicamente 5,2 por cento em termos anuais, superando os mercados relevantes. O que conduziu a valores mais elevados das quotas de mercado. Nominalmente, as vendas aumentaram dois dígitos, em 13,2 por cento para 1.298 milhões de euros (no trimestre do ano anterior: 1.147 milhões de euros).

O forte aumento das vendas orgânicas é atribuível principalmente aos mercados emergentes. A África/Médio Oriente reportou crescimento de dois dígitos. A Europa de Leste registou crescimento muito forte, enquanto que a América Latina obteve um desempenho sólido. O crescimento das vendas nos mercados maduros foi globalmente positivo. O que fica a dever-se principalmente ao desempenho positivo na Europa Ocidental e, em particular, ao forte crescimento na Alemanha. As vendas na América do Norte mantiveram-se ao mesmo nível do primeiro trimestre d 2014.

O lucro operacional ajustado da área de negócios Laundry & Home Care aumentou 16,7 por cento para os 222 milhões de euros. Nos 17,1 por cento, o retorno ajustado das vendas melhorou 0,5 pontos percentuais em comparação com o primeiro trimestre de 2014. O lucro operacional reportado foi de 192 milhões de euros contra oso 196 milhões de euros em igual período do ano anterior.

A área de negócio Beauty Care também registou crescimento rentável no primeiro trimestre de 2015. Nos 2,1 por cento, o crescimento orgânico das vendas ficou mais uma vez acima do verificado nos mercados relevantes, dando lugar a aumentos das quotas de mercado. Nominalmente, as vendasaumentaram 9,9 por cento para os 940 milhões de euros (no trimestre do ano anterior: 856 milhões de euros).

Prosseguiu a evolução bem sucedida desta área de negócio nos mercados emergentes com forte crescimento das vendas orgânicas. As regiões da Ásia (excluindo o Japão), a África/Médio Oriente e a América Latina registaram crescimento de dois dígitos, enquanto a Europa de Leste continuou a evidenciar um sólido desenvolvimento. A situação nos mercados maduros foi caracterizada por um persistente ambiente de mercado difícil. Em resultado, as vendas mantiveram-se ligeiramente abaixo dos valores do primeiro trimestre de 2014. Enquanto o crescimento na América do Norte foi sólido, as vendas nos mercados maduros da região da Ásia-Pacifico ficaram abaixo do nível registado no mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro operacional ajustado da área de negócios Beauty Care aumentou 11,4 por cento em relação a idêntico período do ano anterior e alcançou os 150 milhões de euros pela primeira vez. O retorno ajustado das vendas melhorou 0,2 pontos percentuais para os 15,9 por cento. O lucro operacional reportado cresceu 17,0 por cento para os 133 milhões de euros.

A área de negócio Adhesive Technologies gerou um sólido crescimento orgânico das vendas de 3,3 por cento neste primeiro trimestre. Nominalmente, as vendasaumentaram 14,1 por cento para os 2.160 milhões de euros (no trimestre do ano anterior: 1.893 milhões de euros).

Nos mercados emergentes foi conseguido um forte crescimento orgânico das vendas, e na região África/Médio Oriente foi reportado um aumento percentual de dois dígitos. A Ásia (excluindo o Japão) registou forte crescimento. Os negócios na Europa de Leste foram também caracterizados por um forte desempenho, apesar da manutenção da difícil situação política em parte da região. Na América Latina registou-se um sólido crescimento das vendas. Globalmente, as vendas nos mercados maduros foram organicamente positivas. Na região da América do Norte registou-se um aumento sólido. Os negócios nos mercados maduros da região da Ásia-Pacifico evoluíram positivamente em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, e as vendas na Europa Ocidental mantiveram-se estáveis.

O lucro operacional ajustado da área de negócios Adhesive Technologies aumentou 10,6 por cento em termos anuais para os 353 milhões de euros. Nos 16,4 por cento, o retorno ajustado das vendas ficou abaixo do nível do mesmo período do ano anterior, tendo sido afetado negativamente pela fraqueza de importantes moedas e investimentos em marcas e inovações. O lucro operacional reportado aumentou 4,2 por cento para os 345 milhões de euros.

Desempenho regional no primeiro trimestre de 2015
As vendas da Henkel na região da Europa Ocidental aumentaram 5,6 por cento, atingindo os 1.531 milhões de euros. Em termos orgânicos, as vendas atingiram o nível do trimestre do ano anterior. As vendas na região da Europa de Leste atingiram os 625 milhões de euros comparados com os 670 milhões de euros em igual trimestre do ano anterior. Em termos orgânicos foi conseguido um forte aumento das vendas de 6,7 por cento. A Rússia foi o principal motor de crescimento com u aumento de dois dígitos nas vendas orgânicas. As vendas na região da África/Médio Oriente cresceram dos 277 milhões de euros para os 350 milhões de euros. Embora a situação política tenha continuado a afetar o desenvolvimento dos negócios, as vendas orgânicas cresceram 12,3 por cento no primeiro trimestre de 2015. Todas as áreas de negócio alcançaram crescimento de dois dígitos nesta região.

As vendas na região da América do Norte aumentaram dos 670 milhões de euros para 885 milhões de euros. O crescimento das vendas orgânicas registou uns sólidos 2,4 por cento. Na América Latina, as vendas cresceram 13,7 por cento para os 274 milhões de euros. Organicamente o aumento foi de 5,3 por cento. Esta forte melhoria ficou a dever-se ao desempenho no México. As vendas na região da Ásia-Pacifico evoluíram dos 588 milhões de euros para 732 milhões de euros.

Organicamente, as vendas melhoraram 5,9 por cento, um forte desempenho devido em particular a um crescimento muito forte na China. Na Índia as vendas orgânicas cresceram fortemente e a Indonésia reportou crescimento dois dígitos.

Nos mercados emergentes da Europa de Leste, África/Médio Oriente, América Latina e Ásia (excluindo o Japão), as vendas cresceram 12,0 por cento para os 1.870 milhões de euros. O crescimento orgânico foi mais uma vez muito forte nos 7,7 por cento. Todas as áreas de negócio contribuíram para esta situação. Comparada com o mesmo trimestre do ano anterior, a quota das vendas dos mercados emergentes manteve-se constante nos 42 por cento. Nos mercados maduros, as vendas cresceram 0.6 por cento em termos orgânicos e atingiram os 2.528 milhões de euros.

Perspetivas do Grupo Henkel para 2015
A Henkel continua a prever um crescimento orgânico das vendas entre 3 a 5 por cento no ano fiscal de 2015. A Henkel espera que as áreas de negócio Adhesive Technologies e Laundry & Home Care gerem crescimentos orgânicos das vendas dentro destes limites. Na área de negócios Beauty Care, a Henkel antecipa um crescimento de 2 por cento. Como anteriormente, a Henkel prevê um desenvolvimento estável da quota de vendas dos mercados emergentes. Comparando com os dados de 2014, a Henkel prevê que o retorno ajustado das vendas (EBIT) cresça para cerca de 16 por cento e um aumento dos ganhos por ação preferencial de aproximadamente 10 por cento.

* Ajustados de custos/ganhos isolados e de encargos de restruturação.