Embalagem sustentável

Proteger os produtos que amamos e fornece informações sobre como usá-los com segurança e responsabilidade – mas o embalamento necessita tornar-se parte de uma economia circular.

Haiti-Branded-Market-2-1024x683_eciRGBv2

Nossa estratégia de embalagens: forte foco, metas ambiciosas

Na Henkel reconhecemos a nossa responsabilidade relativamente as embalagens. Temos o compromisso de promover a sustentabilidade e concretizar esse compromisso por meio de um conjunto de metas ambiciosas. A nossa estratégia é construída em torno de um conceito de economia circular e concentra-se em incluir materiais de fontes sustentáveis e usar um design inteligente para fechar o ciclo – para benefício das pessoas e do planeta.

Visão das nossas Metas para as Embalagens para 2025

  • 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis.
  • O nosso objetivo é reduzir a quantidade de plásticos virgens de fontes fósseis nos nossos produtos de consumo em 50%. Conseguiremos isso através do aumento da proporção de plástico reciclado para mais de 30%, bem como através da redução do volume de plástico e utilizando cada vez mais plásticos de base biológica.
  • Queremos ajudar a impedir que o lixo seja descartado no meio ambiente. Para isso, apoiamos iniciativas de recolha e reciclagem de resíduos. Investimos em soluções e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem num ciclo fechado, e o nosso objetivo é permitir o contacto com mais de 2 mil milhões de consumidores por ano, fornecendo informações direcionadas sobre reciclagem.

Além disso, pretendemos que 100% do papel e do papelão utilizado sejam feitos a partir de material reciclado ou, quando a fibra virgem seja necessária, provenha de fibra fresca proveniente de florestas sustentáveis.

Parcerias ao longo da cadeia de valor: juntos somos mais fortes

Os nossos esforços para atingir essas metas ganham vida graças à forte colaboração com parceiros de diversos setores para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens. 

  • New Plastics Economy: fazemos parte da iniciativa New Plastics Economy, que reúne stakeholders para repensar o futuro do plástico e criar o impulso para uma economia circular.
  • Alliance to End Plastic Waste: Henkel também é membro fundador da nova Alliance to End Plastic Waste. A Aliança desenvolverá e levará em escala soluções para minimizar e gerir os resíduos plásticos. Também promoverá soluções para plástico usados, ajudando a permitir uma economia circular.
  • Fórum Reciclar: esta iniciativa visa aumentar a consciência dos consumidores em relação à economia circular e reúne mais de 40 membros, entre retalhistas, fabricantes, empresas de eliminação de resíduos, produtores de embalagens e políticos.
  • Pacto Europeu para os Plásticos e Pacto para os Plásticos dos EUA: A Henkel assinou os pactos para os plásticos, tanto nos Estados Unidos com na Europa. Estes dois acordos regionais, dos quais fomos um dos primeiros signatários, reúne governos e empresas para colaborar na caminhada em direção a uma economia circular, em que o plástico é reutilizado continuamente.
  • CEFLEX: A Henkel é também membro do CEFLEX, um consórcio de mais de 130 empresas e organizações europeias como o objetivo de produzir embalagens flexíveis – que, regra geral, consistem em várias camadas de filme ou folhas que, muitas vezes, são difíceis de separar – mais fáceis de reciclar.
  • TerraCycle: A Henkel trabalha em conjunto com a TerraCycle, que disponibilizada soluções de reciclagem para materiais difíceis de reciclar.

Paralelamente, associamo-nos a diferentes organizações que trabalham na melhoria das infraestruturas de reciclagem, particularmente nos países em desenvolvimento, onde não se localizam sistemas apropriados para a reciclagem dos materiais das embalagens. Neste contexto, tornamo-nos a primeira empresa global de bens de consumo a unir-se ao Plastic Bank em 2017: a empresa social visa reduzir o plástico oceânico e proporcionar oportunidades a pessoas em situação de pobreza, dando-lhes uma oportunidade de ganhar dinheiro ou serviços, através da remoção de resíduos de plástico do ambiente. 

O que está por vir: tornar-se mais sustentável

As embalagens estão constantemente a mudar, impulsionadas por novos designs inovadores e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores. Essa constante transformação abre oportunidades estimulantes para minimizar o impacto ambiental negativo das embalagens. Na Henkel, os nossos especialistas estão comprometidos em explorar possibilidades de tornar as embalagens mais sustentaveis – protegendo os produtos que amamos e, ao mesmo tempo, oferecendo uma melhor contribuição para o planeta.