Embalagem sustentável

Proteger os produtos que amamos e fornece informações sobre como usá-los com segurança e responsabilidade – mas o embalamento necessita tornar-se parte de uma economia circular.

Haiti-Branded-Market-2-1024x683_eciRGBv2

Nossa estratégia de embalagens: forte foco, metas ambiciosas

Na Henkel reconhecemos a nossa responsabilidade relativamente as embalagens. Temos o compromisso de promover a sustentabilidade e concretizar esse compromisso por meio de um conjunto de metas ambiciosas. A nossa estratégia é construída em torno de um conceito de economia circular e concentra-se em incluir materiais de fontes sustentáveis e usar um design inteligente para fechar o ciclo – para benefício das pessoas e do planeta.

 
 
  •  

Views:

Ambitious packaging targets

Henkel is stepping up its commitment for sustainability and has set further ambitious packaging targets for 2025 to promote a circular economy.

0:20 Min.

1047188

Visão das nossas Metas para as Embalagens para 2025

  • 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis.
  • O nosso objetivo é reduzir a quantidade de plásticos virgens de fontes fósseis nos nossos produtos de consumo em 50%. Conseguiremos isso através do aumento da proporção de plástico reciclado para mais de 30%, bem como através da redução do volume de plástico e utilizando cada vez mais plásticos de base biológica.
  • Queremos ajudar a impedir que o lixo seja descartado no meio ambiente. Para isso, apoiamos iniciativas de recolha e reciclagem de resíduos. Investimos em soluções e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem num ciclo fechado, e o nosso objetivo é permitir o contacto com mais de 2 mil milhões de consumidores por ano, fornecendo informações direcionadas sobre reciclagem.

Além disso, pretendemos que 100% do papel e do papelão utilizado sejam feitos a partir de material reciclado ou, quando a fibra virgem seja necessária, provenha de fibra fresca proveniente de florestas sustentáveis.

Parcerias ao longo da cadeia de valor: juntos somos mais fortes

Os nossos esforços para atingir essas metas ganham vida graças à forte colaboração com parceiros de diversos setores para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens. Por exemplo, fazemos parte da iniciativa New Plastics Economy, que reúne stakeholders para repensar o futuro do plástico e criar o impulso para uma economia circular. Desde janeiro de 2019, a Henkel também é membro fundador da nova Alliance to End Plastic Waste. A Aliança desenvolverá e levará em escala soluções para minimizar e gerir os resíduos plásticos. Também promoverá soluções para plástico usados, ajudando a permitir uma economia circular.

Paralelamente, associamo-nos a diferentes organizações que trabalham na melhoria das infraestruturas de reciclagem, particularmente nos países em desenvolvimento, onde não se localizam sistemas apropriados para a reciclagem dos materiais das embalagens. Neste contexto, tornamo-nos a primeira empresa global de bens de consumo a unir-se ao Plastic Bank em 2017: a empresa social visa reduzir o plástico oceânico e proporcionar oportunidades a pessoas em situação de pobreza, dando-lhes uma oportunidade de ganhar dinheiro ou serviços, através da remoção de resíduos de plástico do ambiente. 

Até ao final de 2019, foram recolhidas mais de 200 toneladas métricas de plástico no Haiti. Foi classificado e posteriormente introduzido na cadeia de valor da reciclagem como Social Plastic®. Esse material foi verificado pelo Plastic Bank para garantir que os recolectores receberam um preço acima do mercado pelos resíduos de plástico. O Social Plastic® reciclado pode ser utilizado em produtos ou embalagens e, dessa forma, fechar o ciclo do material.

Em 2019, a Henkel deu um passo em frente na sua parceria com o Plastic Bank e estendeu a sua colaboração por mais cinco anos. Após o sucesso da parceria lançada em 2017, a Henkel pretende apoiar projetos em desenvolvimento no Haiti, Filipinas e Indonésia. A empresa fará uma significativa contribuição para estabelecer uma infraestrutura de mais de 400 pontos de recolha de plástico no Egipto. Ao trabalhar em conjunto, o objetivo é aumentar a disponibilização do Social Plastic® como recurso para a produção de embalagens. O desenvolvimento de infraestruturas de recolha no Egipto criará capacidades adicionais de até 5000 toneladas por ano. Isso equivale a mil milhões de garrafas por um período de cinco anos. Só em 2020, a Henkel integrará mais de 600 toneladas de Social Plastic® nas suas embalagens de produtos. O Plastic Bank abriu centros adicionais de recolha no Haiti desde que teve início esta parceria. Além disso, a Henkel ajudou a empresa social a estabelecer uma cadeia de abastecimento que garanta que o lixo plástico recolhido possa ser processado e reciclado, para que possa ser reintegrado à cadeia de valor.

PT_Infographic-PlasticBank_1960px

O que está por vir: tornar-se mais sustentável

As embalagens estão constantemente a mudar, impulsionadas por novos designs inovadores e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores. Essa constante transformação abre oportunidades estimulantes para minimizar o impacto ambiental negativo das embalagens. Na Henkel, os nossos especialistas estão comprometidos em explorar possibilidades de tornar as embalagens mais sustentaveis – protegendo os produtos que amamos e, ao mesmo tempo, oferecendo uma melhor contribuição para o planeta.