Percurso profissional de Ivan

O que é verdadeiramente único na Henkel?
A Henkel dá-te a oportunidade de construíres a tua própria carreira. A minha maior ambição profissional era construir uma carreira internacional, portanto, quando entrei para a Henkel, fiquei bastante entusiasmado com a quantidade de oportunidades existentes para que isso pudesse acontecer. Se assumires o comando da tua carreira, a Henkel oferece todo o suporte que precisas para te tornares o profissional que queres ser.

Na Henkel, exploraste cinco países diferentes. Como te apoiou a Henkel no desenvolvimento da tua carreira?
A Henkel tem um fantástico ecossistema de desenvolvimento composto por líderes, mentores e colegas verdadeiramente colaborativos. Tens acesso a formações exaustivas e muitas oportunidades de aprendizagem no trabalho. Estas grandes alternativas de desenvolvimento transformacional apoiaram-me durante todas as transferências internacionais. Não me lembro de um único momento em que não tenha tido um apoio extraordinário por parte da empresa.

Qual é a maior diferença entre a Europa e a América Latina no que diz respeito aos RH?
É difícil escolher apenas uma! Há várias diferenças, algumas delas são muito engraçadas! Tenho muitas histórias sobre os diferentes momentos em que tive de lidar com diferenças culturais na função de RH. Aprendi algumas práticas, regulamentos, políticas e maneiras gerais muito interessantes de desempenhar funções de RH ao longo do caminho. Além disso, também tive a oportunidade de trocar práticas da minha região. Em geral, diria que a coisa mais interessante que aprendi foram as diferenças de mentalidade em relação a temas como estabilidade no trabalho, trabalho em equipa, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e produtividade.

Qual foi a etapa que teve maior impacto no teu próprio desenvolvimento?
Quando tens uma carreira internacional, cada transferência causa um grande impacto em ti. Lidar com um novo ambiente, idioma, cultura e pessoas diferentes, coloca-te totalmente fora da tua zona de conforto. Tudo isto dá-te a oportunidade de provares a tua flexibilidade e adaptabilidade e enriquece-te totalmente enquanto ser humano. Se tivesse de escolher a experiência que mais me ensinou sobre mim mesmo, seria definitivamente a minha transferência para a Alemanha!