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Estratégia

Delineamos o nosso futuro sustentados numa estratégia clara e de longo prazo baseada nos nossos objetivos, visão, missão e valores.

Queremos gerar um crescimento lucrativo sustentável até 2020 e daí em diante. Para isso, queremos tornar-nos mais focados no cliente, mais inovadores, ágeis e digitais. Além disso, pretendemos promover a sustentabilidade em todas as nossas atividades comerciais, reforçando a nossa posição de liderança no futuro.

Prioridades Estratégicas


  • Impulsionar o crescimento
  • Acelerar a Digitalização
  • Aumentar a Agilidade
  • Financiar o crescimiento

Impulsionar o crescimento em mercados maduros e emergentes será uma prioridade estratégica para a Henkel. Com esse intuito, iremos focar-nos em iniciativas que garantam um um maior envolvimento entre clientes e consumidores, reforçando as nossas tecnologias e marcas principais, desenvolvendo serviços e inovações entusiasmantes e descobrindo, assim, novas formas de crescimento.

Maior envolvimento de clientes e consumidores

Com este maior envolvimento de clientes e consumidores, a Henkel pretende acelerar o crescimento junto dos maiores clientes através da intensificação de parcerias, mas também aumentar o seu crescimento no mercado com estes principais clientes em todas as três unidades de negócio. Isto será possível pela mudança na forma como colocamos o cliente no centro – focando nas necessidades dos clientes e dos consumidores – bem como executando planos de envolvimento para clientes e consumidores, envolvendo todos os níveis da organização. Para além disso, a Henkel quer melhorar a captura de oportunidades de crescimento ao dar resposta a necessidades específicas de determinados grupos alvo com produtos, serviços e inovações customizadas.

Tecnologias e marcas líderes

A Henkel pretende ainda reforçar as suas tecnologias e marcas líderes, aumentando as vendas das suas marcas globais principais bem como das marcas líderes locais: as vendas das 10 principais marcas devem aumentar para 75% das vendas totais do grupo até 2020. Isto vai ser possível através de investimentos direcionados para reforçar as marcas líderes da Henkel, criando vantagens competitivas através de novas tecnologias e do desenvolvimento de produtos e soluções customizados em vários segmentos de mercado.

Inovações e serviços emocionantes

O crescimento será também impulsionado pela capacidade crescente da Henkel em desenvolver inovações e serviços emocionantes. Isto vai permitir à Henkel diferenciar-se em mercados altamente competitivos e passar de um modelo com o “foco no produto” para um modelo com o “foco na solução” com mais produtos e serviços diferenciadores quer no negócio de consumo quer industrial. Até 2020, a Henkel espera desenvolver mais inovações e planos acretivos para aumentar a quota das vendas das suas principais inovações. Para conduzir as capacidades de inovação e criar oportunidades de relacionamento com os seus clientes, a Henkel vai desenvolver e preparar a abertura de novos centros de inovação para a área de Adhesive Technologies em Düsseldorf e Shanghai. Ao mesmo tempo, a Henkel vai expandir os seus modelos e ofertas de serviço por todas as unidades de negócio. Isto irá incluir consultoria e aconselhamento técnico para os seus clientes profissionais e industriais, bem como ofertas de serviços digitais nas unidades de grande consumo tais como plataformas de reservas online para sessões nos salões de beleza, modelos de subscrição ou encomendas automatizadas.

Novas fontes de crescimento

A Henkel irá também complementar o seu foco estratégico de impulsionar o crescimento nos principais negócios já existentes ao capturar potenciais novas fontes de crescimento, por exemplo ao entrar em novos mercados para agarrar oportunidades em mercados maduros e emergentes. Aquisições irão ajudar a complementar o portfolio da Henkel, reforçar a sua posição em categorias e mercados atrativos, bem como alargar a categorias adjacentes. Paralelamente, a empresa irá estabelecer um Venture Capital Fund até 150 milhões de euros para investir em start-ups com conhecimento tecnológico e digital. 

Acelerar a digitalização irá ajudar-nos a fazer crescer o nosso negócio, reforçar as relações com os nossos clientes e consumidores, otimizar os nossos processos e transformar a companhia por completo. Até 2020, iremos implementar um conjunto de iniciativas para impulsionar a nossa área digital, potenciar a indústria 4.0 e transformar a organização.

Alavancar o comércio digital

Para alavancar o comércio digital, a Henkel pretende digitalizar as suas interações com os clientes, consumidores, parceiros de negócio e fornecedores por toda a cadeia de valor quer nas áreas de negócio de consumo quer industrial. As vendas “digitais” deverão ter duplicado para mais de 4 mil milhões de euros em 2020. Por exemplo no negócio de consumo a Henkel pretende marcar o seu relacionamento através de ofertas “multicanal” que ligam plataformas de comércio eletrônico com retalho tradicional, desenvolver e lançar novas plataformas digitais e ao mesmo tempo alargar significativamente o uso dos meios digitais.

Potenciar a indústria 4.0

A Henkel irá também potenciar a indústria 4.0 para melhor planear, localizar, produzir e distribuir os seus produtos e soluções. A digitalização de uma cadeia de fornecimento global e integrada irá ajudar a aumentar os níveis de serviço para os clientes, a melhor utilizar as unidades de produção, a aumentar a produção de processos logísticos e a reduzir a pegada ecológica da Henkel.

Transformar a organização

O sucesso da digitalização da Henkel irá depender das capacidades dos seus colaboradores e da capacidade de transformar a organização, adotando rapidamente uma mentalidade de “testar e aprender”. Para promover esta mudança, a Henkel irá alargar os seus programas de desenvolvimento e formação. Complementarmente, será criada a posição de Chief Digital Officer com responsabilidade de negócio transversal. 

Num ambiente de negócio tão volátil e dinâmico, aumentar a agilidade da organização será um fator crítico para o sucesso da Henkel no futuro. Isto incluirá ter equipas enérgicas e capacitadas, um processo de comercialização mais rápido bem como processos simples e inteligentes.

Equipas mais enérgicas e capacitadas

Para criar uma organização mais ágil com equipas mais enérgicas e capacitadas, a Henkel irá promover o espirito empreendedor dos seus colaboradores e a abertura à mudança, encorajar a adaptação e alargar a responsabilidade e tomada de decisão dos colaboradores. Isto vai ser suportado pela forte cultura de desempenho da Henkel, canais de feedback aberto e também pelo reconhecimento e recompensa pela obtenção de excelentes resultados.

Processos de comercialização mais rápidos

Como parte da sua iniciativa de “processos de comercialização mais rápidos” a Henkel pretende reduzir os tempos de preparação de inovações através de uma maior antecipação das necessidades dos clientes e dos consumidores. Por exemplo, em Laundry & Home Care e em Beauty Care, a Henkel estima reduzir em 30% os tempos de preparação. Paralelamente, a Henkel pretende acelerar as entradas e penetração em novos mercados.

Simplicidade inteligente

A Henkel irá também implementar uma abordagem “simplicidade inteligente” para se tornar mais ágil através de modelos de negócio flexíveis adaptados a mercados dinâmicos, bem como através da otimização de processos e fluxos de trabalho.

Com o propósito de financiar o crescimento, iremos implementar novas abordagens para otimizar a alocação de recursos, focar na gestão das receitas líquidas, aumentar ainda mais a eficiência nas nossas estruturas e continuar a expandir a organização da nossa Cadeia Logística Global. Todas estas iniciativas irão contribuir para aumentar a rentabilidade e permitir-nos financiar os nossas ambições de crescimento até 2020 e daí em diante.

A alocação de recursos que criam valor

“A alocação de recursos que criam valor” irá ajudar a otimizar a gestão de custos através de uma maior transparência do orçamento global pelas diferentes categorias gestão das receitas líquidas irá de custos, bem como através da alocação de um maior orçamento.

Gestão das receitas líquidas irá

A gestão das receitas líquidas irá permitir uma maior eficiência nas atividades promocionais da Henkel. Isto irá incluir, por exemplo, aproveitar o conhecimento do consumidor, bem como uma expansão de categoria ou o desenvolvimento de novas categorias com parceiros de retalho.

Estruturas mãos eficientes

A Henkel irá também continuar a trabalhar na implementação de estruturas mãos eficientes, como por exemplo, através de uma transformação contínua dos seus centros de serviços partilhados, que suportam um conjunto de processos transversais numa forma altamente uniformizada e digitalizada brindando serviços em todas as unidades de negócio. Complementarmente, a empresa irá continuar a otimizar os seus processos globais de produção e armazenamento para reduzir a sua pegada ecológica.

ONE! Global Supply Chain

Dando seguimento ao sucesso já iniciado na Europa, e aos hubs estabelecidos quer na Europa quer na Ásia, a organização integrada Global Supply Chain será posteriormente instaladas em todas as regiões.