História Henkel Ibérica

Conheça a história da Henkel Ibérica e como durante os últimos 50 anos a empresa contribuiu para gerar valor à sociedade através das suas inovações.

Mais de 50 anos a desenvolver inovações de sucesso

Em 1970, há 50 anos, a Henkel iniciou o seu percurso em Portugal instalando-se em Alverca após a aquisição da empresa Intento. Atualmente, cinco décadas depois, continuamos a promover a inovação e a sustentabilidade ao disponibilizar novas soluções e tecnologias, tanto para o setor de grande consumo como para o setor industrial, posicionando-nos como líderes absolutos em adesivos e ocupando posições de liderança nos mercados de detergentes e cuidado do lar, beleza e cuidado pessoal e de salões de cabeleireiro em Portugal.

Se há algo que caracteriza a Henkel Ibérica ao longo destes 50 anos é a aposta constante na inovação. Não deixámos de desenvolver novos produtos, conceitos e tecnologias que ajudaram a melhorar o bem-estar nos lares portugueses, dando resposta à evolução das necessidades dos consumidores ano após ano. Conheça alguns dos marcos da nossa empresa e os produtos que, ao longo da história, romperam os padrões do mercado para tornar o dia a dia das pessoas mais fácil, agradável e melhor.

1970-1979

Imagem em preto e branco que mostra a abertura da Henkel Iberica onde vários funcionários apertam a mão do Sr. Henkel.

 

1970: Nasceu a Henkel Portugal

A Henkel Portugal – Productos Químicos Ltd instalou-se em Alverca em 1970, após a aquisição das instalações da empresa Intento. Inicialmente fabricava adesivos, detergentes industriais e compostos de nivelação.

Seção de uma cozinha branca com bordas marrons no design dos anos 70.

 

1974: Sonasol, uma marca reconhecida pelos consumidores

Embora a marca Sonasol tenha sido lançada no mercado em 1951, foi em 1974 que foi lançado o Sonasol Verde, o detergente multiuso com uma garrafa verde que tanto contribuiu para o sucesso da marca e que, ainda hoje, está na memória de muitos portugueses. Ao longo destes anos, Sonasol tem vindo a reforçar a sua posição no mercado português de limpeza do lar, sendo atualmente uma marca líder em termos de top of mind e reconhecimento entre os consumidores, sendo, por diversas vezes, reconhecida como “marca de confiança”.

Entrada da fábrica de Adesivos para as indústrias têxteis onde você pode ver um prédio branco com um logotipo vermelho

 

1975: Adesivos para as indústrias têxteis

A partir de 1975, a Henkel começou a produzir aditivos para as indústrias têxteis e de couro. A Henkel Portugal era uma empresa focada nos negócios industriais do Grupo, centrada em três negócios: adesivos, P3 (Higiene Industrial e Tratamentos de Superfícies) e Productos Químicos (matérias-primas para a Indústria Cosmética, Farmacêutica, Detergentes, Couro, Têxtil, Plástico, Ácidos Gordos e Minas). A fábrica de Alverca atingiu um recorde de fabricação de produtos industriais de 6 400 toneladas.

Close de um tubo Theramed e uma escova de dentes verde com pasta de dente

 

1979: Aparece Theramed

Em 1979 foi lançada a marca Theramed, uma revolução para manter dentes e gengivas saudáveis e para uma higiene bucal completa. A marca continua a inovar, disponibilizando soluções tanto para adultos como para crianças.

1980-1989

Foto em preto e branco de um prédio de vários andares com andaimes e os logotipos Ceresit e Rubson no canto superior esquerdo da imagem.

 

Adquisição de Rubson e Ceresit

Para fortalecer a sua posição no setor da construção, em 1986 a Henkel adquiriu a nível internacional as marcas Rubson e Ceresit.

Máquina industrial bege operada por uma mulher turva de casaco azul e calça comprida.

 

1989: Henkel Iberica sucursal de Portugal

Em 1989, fundou-se em Cabra Figa (Sintra) a Henkel Ibérica, a filial portuguesa de Henkel, para comercializar produtos de consumo.

Bile um frasco de desodorante verde claro e um lado embrulhado verde claro com uma lima fatiada em uma praia com uma folha de palmeira.

 

1989: Fa chega a Portugal

A Henkel começou a comercializar Fa em Portugal em 1989, embora tenha sido em 1954 que a marca lançou o seu primeiro produto, um sabonete. Posteriormente, adicionaram outros produtos ao seu portefólio, como desodorizantes e géis de banho, tornando Fa uma das marcas mais conhecidas dentro do setor dos produtos de beleza.

1990-1999

TV com antena e publicidade Persil na tela.

 

1990: Persil entra no mercado português

Persil entrou no mercado português com o lançamento de um detergente para a máquina de lavar roupa. Com o slogan "Qualidade superior sem fosfatos, roupa radiante no melhor ambiente", a marca Persil conseguiu posicionar-se como uma marca importante neste mercado, ganhando grande prestígio junto dos seus consumidores. Em 2005, foi lançado Persil Power Pearls, com uma nova fórmula baseada em pérolas de lavagem com uma tecnologia exclusiva da Henkel. Anos mais tarde, em 2013, Persil lançou em Portugal a primeira cápsula concentrada do mercado com dois compartimentos, combinando a sua Fórmula Extra Brilho com o poder da Barra Activa Anti Manchas.

Foto em preto e branco de uma fábrica de engarrafamento

 

1991: Henkel adquire a Sociedade Nacional de Sabões

A década de 90, mais especificamente o ano de 1991, representou um marco na vida da nossa empresa em Portugal, quando foram adquiridas à Sociedade Nacional de Sabões as marcas Sonasol, Magic e Fiero. Com esta compra, a Henkel tornou-se a segunda maior empresa de detergentes em Portugal e uma das principais do setor da cosmética.

Historia de Henkel Ibérica- Cronología 60 años

 

1991: Adquisição da marca Teroson

Em 1991 o Grupo Henkel adquiriu Teroson, marca que fornece produtos para aplicações em carroçarias automóvel (adesivos, selantes e tratamentos de superfícies) sempre com tecnologia de ponta. 

Em 1942, a marca introduziu os primeiros produtos químicos especiais para a indústria automóvel.

Historia de Henkel Ibérica- Cronología 60 años

 

1992: Diadermine começa a ser comercializada em Portugal

Diadermine nasceu em França em 1904 como linha farmacêutica. Desde então desenvolveu uma gama completa de produtos destinados a resolver problemas específicos de cada idade e tipo de pele, o que a colocou como marca internacional líder em cuidados para o rosto. Após a adquisição por parte do grupo Henkel em 1980, a marca Diadermine chegou a Portugal em 1992.

Edifício industrial castanho-branco com um grande logótipo com uma pega oval vermelha no telhado.

 

1994: Nova sede em Alverca

Em 1992 a Henkel Portuguesa – Produtos Químicos Ltd, foi integrada na Henkel Ibérica, Sucursal de Portugal. Este processo culminou em 1994, quando todos os funcionários da Henkel Portugal (aproximadamente 209) foram transferidos para Alverca, formando uma única unidade operativa: produção, distribuição, administração e vendas.

3 garrafas históricas de Schwarzkopf em um fundo branco com uma linha verde oblíqua.

 

1995: Henkel adquire Schwarzkopf

Em 1995 a Henkel adquiriu, a nível global, a marca Schwarzkopf, sendo atualmente, uma das marcas de cosmética de maior crescimento na Europa graças à sua inovação e a sua aposta nas novas tecnologias. Schwarzkopf tem muitos marcos para basear a sua liderança, já que o primeiro champô e a primeira laca do mundo são da sua autoria.
Atualmente, Schwarzkopf abrange todos os produtos nas áreas de coloração, tratamento capilar e styling, com produtos de grande consumo (Schwarzkopf Retail) e produtos para o setor dos salões de cabeleireiro (Schwarzkopf Professional).

Pôster Loctite com frasco lacrado.

 

1997: Loctite integra a Henkel

Loctite faz parte da Henkel desde 1997. A marca nasceu em 1953, comercializando uma resina adesiva líquida que endurecia na ausência de ar. Atualmente, Loctite fabrica e comercializa uma ampla gama de selantes de alta tecnologia, adesivos e revestimentos em praticamente todos os países do mundo. 

Loctite é líder, tanto no mercado de grande consumo com Loctite Super Cola-3, como em adesivos para o setor industrial.

2000-2009

computador branco com o primeiro site da Henkel

 

2001: Aparecimento dos primeiros sites da Henkel Ibérica

Juntamente com a entrada no novo século e a ascensão da Internet, a Henkel lançou os seus primeiros sites em Portugal em 2001. Nesse ano, viram a luz do dia tanto o site corporativo Henkel.pt como os sites de algumas marcas como Persil ou Adesivos de Consumo.

Astronauta no espaço aponta Pritt para a câmera.

 

2001: Pritt viaja ao espaço

No dia 17 de março de 2001 a marca Pritt tornou-se uma marca “universal” quando um foguetão partiu rumo ao espaço com um carregamento de produtos Pritt com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Pritt recebeu oficialmente o selo exclusivo de “Qualidade à prova de espaço” após a sua utilização diária rigorosa em condições de gravidade zero.

Bolha Sonasol WC Duo Activo com sanita ao fundo.

 

2002: Sonasol WC Duo-Activo, a primeira cesta com duas câmaras

Em 2002 Sonasol WC lançou um produto que revolucionou o mercado, Sonasol WC Duo-Activo. Graças ao seu sistema de dupla câmara oferece num único produto duas fórmulas distintas com dois benefícios.

Detergente X-tra ao lado da roupa branca e da máquina de lavar.

 

2003: Henkel lança X-TRA

Em 2003 foi lançada a marca X-TRA em Portugal. Pela primeira vez, os consumidores portugueses puderam lavar a sua roupa de forma "inteligente", justificando o slogan da marca "Seja esperto, lave com X-TRA". Um ano depois a marca entra no mercado de detergentes líquidos, e até hoje continua a inovar e a oferecer aos consumidores a melhor relação qualidade-preço.

produtos negros de Indola para o cabelo

 

2004: Henkel adquire Indola

Henkel adquire, a nível global, a marca de coloração em salões de cabeleireiro Indola.
Atualmente, é uma das marcas internacionais mais importantes em salões de cabeleireiro.

Edifício semicircular da empresa com o logotipo oval da Henkel no telhado e um grande anúncio do Persil na fachada.

 

2007: Nova sede em Sacavém

Em 2005 a fábrica de Alverca cessou a produção e em 2007 a distribuição direta. Em 2007 foi decidido transferir toda a equipa da Henkel Portugal para um novo edifício, mais moderno e mais perto da cidade, localizado no Parque de Negócios de Sacavém.

Publicidade da marca Syoss, produtos para cabelo

 

2009: Lançamento de Syoss em Portugal

Syoss, a marca profissional de grande consumo líder na Europa, começou a ser distribuída em Portugal em 2009. Com uma grande variedade de produtos desenvolvidos em conjunto com cabeleireiros e estilistas para garantir resultados como no cabeleireiro, mas sem sair de casa.
Com um vasto portefólio, Syoss cobre as três principais categorias do mercado capilar: cuidado, fixação e coloração.

2010-2019

Pritt Ecomfort Roller Corrector em uma mão na frente de um bloco de notas

 

2010: Pritt Ecomfort Roller Corrector

Pritt lançou em 2010 um corretor fabricado com 89% de plástico natural, sem solventes e que reduz as emissões de CO2. Este novo produto da marca Pritt recebeu o terceiro prémio na Feira de Hannover em 2010 como “Material com base biológica do ano”.

Logotipos da marca Spotless Dum Dum e Ballerina

 

2015: Adquisição da Spotless

Em 2015 a Henkel Ibérica chegou a um acordo para a aquisição da totalidade das ações do grupo francês Spotless. Algumas das principais marcas da empresa são Dum Dum e Ballerina.

Produtos da marca Vernel

 

2016: Lançamento de Vernel

Em 2016 a Henkel lançou em Portugal a sua marca de amaciadores Vernel. Começou a ser comercializada sob duas gamas: Vernel Soft & Oils e Vernel Aromaterapia.

Desde a sua criação, a marca continuou a inovar até se posicionar atualmente como uma das marcas de confiança para os consumidores, disponibilizando amaciadores que garantem fragrâncias intensas e duradouras.

Logotipos Darex e Nattura Labs

 

2017: Henkel adquire Darex e Naturalabs

Em 2017 a Henkel fortaleceu a sua unidade de negócio de Adhesive Technologies com a aquisição da empresa norte americana Darex Packaging Technologies, o principal selador de latas do mundo. No mesmo ano, a Henkel também reforçou a sua unidade de negócio de Beauty Care com a aquisição da empresa mexicana de produtos capilares Nattura Laboratorios. A empresa divide a sua atividade entre o setor profissional (com onze marcas) e retail (três marcas e uma linha natural).

Logotipos Joica e Zotos Professional

 

2018: Henkel fecha a aquisição da Zotos International

A Henkel concluiu com sucesso a aquisição da Zotos International Inc, a empresa norte americana da Hair Professional Shiseido Company Limited. A aquisição envolveu marcas líderes do setor de cuidado capilar como Joico e Zotos Professional.

Produtos da marca Authentic Beauty Concept

 

2019: Nasce a marca Authentic Beauty Concept

Em 2019 a Henkel lançou Authentic Beauty Concept, uma marca holística premium cocriada com um grupo único de cabeleireiros para embarcar num novo caminho para a beleza autêntica. Os seus produtos caracterizam-se por estarem formulados com ingredientes veganos cuidadosamente selecionados, sem silicones, sulfatos, corantes ou óleos minerais.

FProuábrica aeroespacial da Henkel Ibérica de Montornés

 

2019: Nova fábrica aeroespacial da Henkel Ibérica

A Henkel inaugurou a sua nova fábrica de produção de aplicações para a indústria aeroespacial no centro de produção de Montornés. Com um investimento de 35 milhões de euros, a empresa dará resposta ao aumento da procura por soluções de alto desempenho, apoiando as principais tendências na indústria aeroespacial mundial. Trata-se de uma fábrica de última geração que utiliza as últimas tecnologias da indústria 4.0 e que é também uma referência em sustentabilidade, já que foi a primeira fábrica em Espanha a obter a certificação Gold DGNB.

2020-Actualidad

Productos da marcas Vernel Syoss e Rubson com embalagens sustentáveis

 

2020: Henkel aposta nas embalagens sustentáveis

A Henkel continua a progredir no seu compromisso para com as embalagens sustentáveis. Durante 2020 a empresa relançou importantes linhas e produtos com embalagens sustentáveis, tornando-as 100% recicláveis ou incluindo mais material reciclado na sua composição. Em detergentes, as embalagens do amaciador concentrado da marca Vernel já eram produzidas com materiais 100% reciclados. Em Beauty Care, Syoss relançou o seu packaging com embalagens feitas com uma maior percentagem de materiais reciclados (até 98% em alguns produtos) e livres de carbono, o que as torna classificáveis e recicláveis. E em Adhesivos, Rubson introduziu o seu primeiro desumidificador feito com 60% de plástico reciclado.

Centro logístico automatizado para o Sul de Europa

 

2020: Novo centro logístico automatizado para o Sul de Europa

A Henkel apostou de novo no centro de produção de Montornés para estabelecer um hub logístico para o Sul da Europa para a unidade de negócio de Laundry & Home Care. Trata-se de um armazém automático de última geração, com uma área de 24 000m2, que contou com um investimento de 22 milhões de euros. O desenvolvimento deste novo centro logístico é um exemplo claro do compromisso da Henkel com o modelo da indústria 4.0, baseado na digitalização, na robotização e na implementação de tecnologia de ponta no âmbito da logística, o que permitirá agilizar os processos e melhorar ainda mais o time-to-market.

Productos da marca Neutromed

 

2020: Henkel lança a marca Neutromed em Portugal

Neutromed, marca especialista em higiene e reconhecida pela sua garantia dermatológica em cuidado corporal, começou a ser comercializada em Portugal. A Henkel entra assim no mercado de hidroalcoólicos no país. O lançamento desta marca em Portugal, que até agora a Henkel comercializava unicamente em Italia, é mais um exemplo do compromisso da empresa com a satisfação das necessidades da sociedade; e trata-se de um produto essencial no contexto da pandemia de Covid-19.

Logotipo da Celebração do 50.º aniversário da Henkel Portugal

 

2021: Celebração do 50.º aniversário da Henkel Portugal

Em 2021 celebraram-se os 50 anos da Henkel em Portugal, cinco décadas a contribuir para o desenvolvimento dos lares portugueses, lançando continuamente inovações e tornando a vida dos consumidores mais fácil.