15/11/2018  Düsseldorf / Alemanha

Confirmada a orientação para o ano fiscal de 2018

Henkel apresenta um bom desenvolvimento no terceiro trimestre

  • Aumento nas vendas para 5.037 milhões de euros, crescimento orgânico de +2,7%
  • Melhoria do EBIT*: +3,3% para 926 milhões de euros
  • Melhoria da margem EBIT*: + 40 pontos base para 18,4%
  • Crescimento no lucro por ação preferencial (EPS)*: + 2,6% para 1,58 euros

“A Henkel apresentou um bom desenvolvimento no terceiro trimestre. Num mercado continuamente desafiador, com ventos cambiais contrários e preços dos materiais mais altos, aumentámos ainda mais as vendas, os lucros e a rentabilidade. Todas as três unidades de negócio contribuíram para este desenvolvimento positivo”, refere o CEO da Henkel, Hans Van Bylen. “O crescimento geral das vendas orgânicas foi impulsionado principalmente pela unidade de negócio de Adhesive Technologies. Para além disso, nos nossos negócios de bens de consumo, aumentámos as vendas organicamente”.

“Nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2018, enfrentámos um ambiente económico difícil. Os efeitos cambiais negativos reduziram as vendas do grupo em mais de 900 milhões de euros durante este período. No entanto, continuamos a gerar um crescimento lucrativo. Estamos empenhados em impulsionar ainda mais a implementação das nossas prioridades estratégicas”, refere Hans Van Bylen.

Confirmada a orientação para o ano fiscal de 2018

A Henkel confirma a sua orientação para o ano fiscal de 2018. A empresa continua a continua a esperar um crescimento de 2 a 4% nas vendas orgânicas para o Grupo Henkel. A Henkel confirma as suas expectativas de crescimento em vendas orgânicas na unidade de negócios de Adhesive Technologies de 4 a 5%. Na unidade de negócios de Beauty Care, a Henkel confirma a sua expectativa de crescimento positivo em vendas orgânicas de 0 a 2%. Na unidade de negócios de Laundry & Home Care, a Henkel continua a esperar um crescimento de 2 a 4%.

Para um retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel continua a antecipar um aumento anual de cerca de 18%. Espera-se que todas as três unidades de negócio contribuam para esse desempenho positivo. A Henkel confirma a sua expectativa de um aumento entre 3 e 6% no lucro ajustado por ação preferencial.

Vendas e desempenho dos lucros no terceiro trimestre de 2018

Com 5.037 milhões de euros, as vendas no terceiro trimestre de 2018 cresceram nominalmente 1,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e aquisições/desinvestimentos, mostram um bom aumento de 2,7%. A contribuição das aquisições e desinvestimentos foi de 1,6%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -3,2% nas vendas.

A unidade de negócios de Adhesive Technologies relatou um forte aumento orgânico nas vendas de 3,8%. A unidade de negócios de Beauty Care registou um crescimento positivo nas vendas orgânicas de 0,5%. A unidade de negócio de Laundry & Home Care reportou um bom aumento nas vendas orgânicas de 2,5%.

Os mercados emergentes tiveram novamente uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico do Grupo, com um aumento muito forte nas vendas orgânicas de 6,8%. Com um desenvolvimento orgânico de vendas de -0,1%, os mercados maduros estavam quase no mesmo nível do ano anterior.

Na Europa Ocidental, as vendas mostraram um desenvolvimento positivo com um crescimento orgânico de 0,6%. A Europa Oriental alcançou um crescimento significativo nas vendas orgânicas de 7,1%. Na África/Médio Oriente, as vendas cresceram dois dígitos, com um aumento orgânico de 13,1%. Na América do Norte, as vendas orgânicas foram ligeiramente negativas, diminuindo -0,8%. A América Latina alcançou um crescimento orgânico de dois dígitos de 11,5% e na região Ásia/Pacífico, as vendas mostraram um desenvolvimento positivo e cresceram organicamente em 1,2%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 3,3%, de 897 milhões de euros no trimestre do ano anterior para 926 milhões de euros.

O retorno ajustado das vendas (margem EBIT) mostrou um forte aumento de 0,4%, para 18,4%

O lucro por ação preferencial ajustado cresceu 2,6%, de 1,54 euros no terceiro trimestre de 2017 para 1,58 euros no terceiro trimestre de 2018.

Com 6,6%, o capital líquido, como percentagem das vendas, ficou acima do nível do terceiro trimestre de 2017 (5,6%).

Desempenho das unidades de negócio

A unidade de negócio de Adhesive Technologies gerou um forte crescimento de vendas orgânicas de 3,8% no terceiro trimestre. Nominalmente, as vendas foram ao mesmo nível do ano anterior, atingindo 2.373 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 2,7% e atingiu 466 milhões de euros. O retorno ajustado das vendas mostrou um aumento muito forte de 0,5%, atingindo 19,6%.

A unidade de negócio de Beauty Care registou um crescimento positivo nas vendas orgânicas de 0,5%. Nominalmente, as vendas orgânicas aumentaram 5,5% para 993 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 6,7% e atingiu 182 milhões de euros. Como 18,3%, o retorno ajustado das vendas, mostrou um bom aumento de 0,2 pontos percentuais.

A unidade de negócio Laundry & Home Care gerou um bom crescimento de vendas orgânicas de 2,5% no terceiro trimestre. Nominalmente, as vendas cresceram 0,3% e atingiram 1.641 milhões de euros. Com 294 milhões de euros, o lucro operacional ajustado ficou no nível do terceiro trimestre de 2017. Com 17,9%, o retorno ajustado sobre as vendas mostrou um desenvolvimento estável, atingindo o nível do ano anterior.

Bom desempenho nos negócios nos primeiros nove meses de 2018

Nos primeiros nove meses de 2018, a Henkel gerou vendas de 15.015 milhões de euros. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e as aquisições/desinvestimentos, mostraram um bom aumento de 2,4%. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -6,0%.

O lucro operacional ajustado aumentou 1,3%, de 2.660 milhões de euros para 2.694 milhões de euros.

O retorno ajustado das vendas mostrou um bom desenvolvimento e aumentou de 17,6% para 17,9%.

O lucro ajustado por ação preferencial cresceu 2,0%, de 4,50 euros para 4,59 euros.

Nos primeiros nove meses de 2018, a unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um crescimento muito forte nas vendas orgânicas de 4,6%. O retorno ajustado das vendas mostrou um desenvolvimento positivo e atingiu 18,9%.

As vendas nos negócios de bens de consumo foram negativamente afetadas pelas dificuldades de entrega na América do Norte. A unidade de negócios de Beauty Care mostrou um desenvolvimento de vendas orgânicas ligeiramente negativo de -1,2% abaixo do mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas desenvolveu-se positivamente e atingiu 17,7%. A unidade de negócios de Laundry & Home Care gerou um bom crescimento de vendas orgânicas de 1,6%. O retorno ajustado das vendas mostrou um aumento muito forte e atingiu 18,1%.

A partir de 30 de setembro de 2018, a posição financeira líquida da Henkel apresentou um saldo de -3.248 milhões de euros (31 de dezembro de 2017: - 3.225 milhões de euros).


*Ajustado para despesas / ganhos únicos e despesas de reestruturação.


Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.