COMUNIDADES PRÓSPERAS

Uma mulher e dois homens recolhem resíduos de plástico da natureza

Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para ajudar as pessoas a viver melhor. A nossa responsabilidade social consiste em promover a equidade, reforçar a diversidade e respeitar os direitos humanos. Oferecemos aos nossos funcionários oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e um ambiente de trabalho atrativo e saudável. Defendemos o progresso social e o acesso à educação em todo o mundo e prestamos assistência em situações de emergência.


Henkel Sustainability Film 2022_Support equity, education and wellbeing

Equidade

Reforçar a diversidade, equidade e inclusão, respeitar os direitos humanos e melhorar os meios de subsistência das pessoas.

A chave para um progresso social significativo é reduzir as desigualdades e não deixar ninguém para trás. Este progresso foi seriamente posto em causa nos últimos anos. Os acontecimentos globais aumentaram a exclusão, intensificaram a discriminação estrutural e prejudicaram o desenvolvimento social no mundo à nossa volta.

Sabemos que a equidade está no centro das soluções que nos podem fazer avançar em tempos de crise. Isto orienta a nossa agenda para o impacto transformador das nossas ações. A equidade é o elo de ligação entre diferentes tópicos e a força motriz de um vasto leque das nossas atividades.

Construir um sentimento de pertença para as pessoas – com todas as nossas diferenças – na nossa sociedade e no nosso local de trabalho, é fundamental para promover a criatividade e a inovação. Todos temos de ouvir vozes diferentes e compreender diferentes perspetivas e formas de pensar. O nosso caminho comum é construir uma cultura empresarial baseada na confiança, em que os funcionários são encorajados a mostrar iniciativa, a pensar de forma proativa e a estar abertos à partilha de novas ideias.

Aceitamos o papel que as empresas podem ter como principais intervenientes na redução dos impactos adversos e na promoção de efeitos positivos.

A Diversidade, Equidade e Inclusão reforçam a nossa cultura de pertença

Na Henkel, a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) é um imperativo de negócio e faz parte integrante da nossa cultura corporativa. O nosso objetivo é promover uma cultura de pertença e lutar pela equidade para libertar todo o potencial da nossa diversidade. Estamos convencidos de que uma força de trabalho diversificada, bem como uma cultura empresarial aberta e apreciativa, são fatores de sucesso importantes num mundo globalizado. Diferentes perspetivas, culturas e formas de pensar permitem-nos satisfazer as necessidades dos nossos mercados e partes interessadas, cada vez mais diversificados, com produtos, serviços e soluções criativos e inovadores. Através de uma série de programas e cursos de formação, reforçamos a compreensão e a valorização da diversidade, promovendo simultaneamente uma cultura empresarial inclusiva.

O nosso compromisso de respeitar os direitos humanos

A Henkel tem uma política clara de fazer negócios de uma forma ética e legal. Isto está inseparavelmente ligado ao nosso compromisso de respeitar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente. Já em 1994, o documento de missão e princípios da Henkel sublinhava que o respeito pelos valores e padrões sociais é uma parte integrante da política da nossa empresa.

Educação

Apoiar a aprendizagem e a educação ao longo da vida e motivar as pessoas a tomarem medidas em prol da sustentabilidade.

A educação é uma das ferramentas mais poderosas quando se trata de permitir uma mudança positiva. A educação permite que as pessoas adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para saírem da pobreza, nivelarem as desigualdades e manterem-se saudáveis. A educação e a aprendizagem ao longo da vida, como direitos inerentes e como meio de concretização de outros direitos, são elementos-chave que orientam a nossa estratégia.

A aprendizagem contínua inspira a inovação e a criatividade. A aprendizagem e o desenvolvimento são elementos fundamentais do nosso trabalho quotidiano, mas também o é a oportunidade de nos desenvolvermos através da aprendizagem fora das nossas responsabilidades principais. Em contraste com os métodos de aprendizagem tradicionais, focamo-nos em programas inovadores que adotam uma abordagem holística e empenhada da aprendizagem e que colocam uma forte ênfase no conhecimento, nas competências e na mentalidade.

Esta abordagem fundamental da aprendizagem começa com os nossos funcionários, mas vai mais longe, até aos nossos clientes e às comunidades em que operamos. As nossas atividades são concebidas para capacitar as pessoas com as aptidões e competências necessárias para desenvolver ideias inovadoras, comportamentos sustentáveis e novas soluções digitais que lhes permitam dominar os desafios futuros e tirar partido das oportunidades.

Envolvimento social

Juntamente com os nossos funcionários, pensionistas, clientes, consumidores, parceiros e organizações de caridade, estamos empenhados em dar um contributo duradouro para a sociedade em todo o mundo, para além das nossas atividades comerciais. O compromisso da Henkel baseia-se em três pilares: envolvimento voluntário dos nossos funcionários, parcerias com organizações de solidariedade social e ajuda de emergência com foco nas catástrofes naturais.

A cidadania empresarial é a nossa forma de "Tornar a sociedade apta para o futuro". As nossas atividades destinam-se a capacitar as pessoas, através da educação, para obterem as aptidões e competências necessárias para desenvolverem ideias inovadoras, comportamentos sustentáveis e novas soluções digitais que as coloquem em posição de dominar os desafios futuros e tirar partido das oportunidades.

Programas de educação

Quando se trata de implementar a nossa estratégia de sustentabilidade, são os nossos colaboradores que fazem a diferença através da sua dedicação, competências e conhecimentos. Por este motivo, queremos promover o compromisso dos nossos colaboradores com a sustentabilidade. E alargámos as nossas ofertas de formação existentes para incluir um programa de envolvimento holístico. O objetivo é equipar de forma abrangente os nossos funcionários com os conhecimentos, competências e mentalidade que são fundamentais para o papel da Henkel como líder em sustentabilidade. Procuramos também envolvê-los e capacitá-los para se envolverem ativamente na sustentabilidade no seu ambiente de trabalho e na sua vida privada.

Além disso, estamos empenhados em continuar a expandir os nossos programas de educação comunitária. Forscherwelt é o contributo da Henkel para a literacia científica.

Forscherwelt (Researcher's World) Dubai - Thumbnail

Bem-estar

Promover a saúde e o bem-estar e ajudar a impulsionar o progresso social.

O bem-estar é cada vez mais visto de uma perspetiva holística que considera os aspetos físicos, mentais e sociais como indissociáveis, e é assim que o entendemos na Henkel.

Traduzir o significado de bem-estar para um ambiente de trabalho cada vez mais acelerado e digital implica a expetativa de repensar a nossa abordagem e de nos adaptarmos a estas circunstâncias. Uma abordagem inclusiva e colaborativa é essencial para manter uma cultura de bem-estar. Compreender como o local de trabalho físico determina o bem-estar está a tornar-se fundamental numa altura em que os locais de trabalho mudaram. A criação de um ambiente de trabalho ideal que promova a criatividade e apoie a resiliência inclui a revitalização dos nossos locais de trabalho para melhor satisfazer as necessidades dos nossos funcionários.

As medidas de saúde mental continuam a ser uma consideração importante na implementação da nossa estratégia de bem-estar. Outra área fundamental para impulsionar mudanças positivas neste domínio foi a compreensão dos benefícios das ferramentas digitais como chave para promover o bem-estar dos funcionários.

À medida que a nossa compreensão do bem-estar dos funcionários continua a crescer, continuamos empenhados numa abordagem holística para integrar o bem-estar na nossa cultura empresarial.

Manter e melhorar a saúde e o bem-estar

Promovemos a saúde e a vitalidade dos nossos funcionários com o intuito de ajudar a criar uma organização ágil e de elevado desempenho. Para tal, baseamo-nos em normas de saúde e de segurança uniformes a nível mundial e disponibilizamos programas de saúde e de cuidados preventivos para evitar riscos no local de trabalho que possam conduzir a doenças. A vasta gama de serviços oferecidos nas nossas instalações tem dois objetivos: promover a saúde física dos nossos funcionários (através de seminários para deixar de fumar, exames de saúde, prevenção da SIDA, etc.) e manter a sua vitalidade mental (através da gestão do stress e de medidas semelhantes).

A campanha de saúde Journey to Myself 2022 incluiu atividades destinadas a melhorar a resiliência mental dos funcionários através de uma série de iniciativas. Uma abordagem holística combinava as componentes mental, física e social da saúde. Mais de 2 650 funcionários em todo o mundo receberam formação como MentalScouts, que atuam como embaixadores deste tema na empresa.

Elevado nível de segurança no trabalho

A segurança no trabalho dentro da empresa e ao longo da cadeia de valor era uma prioridade máxima para nós, mesmo antes da pandemia de COVID-19. Continuamos concentrados no nosso objetivo a longo prazo de zero acidentes e queremos melhorar a nossa segurança no trabalho em 60% até ao final de 2025, em comparação com 2010.

Para atingir o nosso objetivo, investimos na formação para aumentar a sensibilização e as normas técnicas de segurança. Analisamos regularmente se as nossas normas de segurança, saúde e proteção ambiental estão a ser rigorosamente cumpridas e estamos empenhados em melhorar a segurança no trabalho dos nossos subcontratantes e dos funcionários de outras empresas que trabalham nas nossas instalações.

São organizados cursos de formação regulares em todas as instalações para garantir que os nossos funcionários são capazes de identificar e eliminar os riscos de acidentes. Estamos a alargar cada vez mais os programas já existentes em determinadas áreas para abranger toda a empresa. Também realizamos campanhas globais de segurança com o objetivo de sensibilizar ainda mais os nossos funcionários para as questões de segurança mais importantes.

O futuro do trabalho

Na Henkel, medimos o desempenho pelos resultados e não pela presença. É por isso que há muitos anos que promovemos modelos de trabalho flexíveis. Com base numa cultura de confiança, o trabalho a tempo parcial, os horários de trabalho flexíveis, os novos conceitos de local de trabalho e o trabalho móvel são uma parte natural do nosso trabalho. Queremos criar o local de trabalho do futuro para os nossos funcionários. 

O smart work é uma abordagem holística que visa preparar os nossos funcionários e a nossa organização para o futuro do trabalho. O smart work abrange não só a forma como enquadramos o trabalho móvel versus o trabalho de escritório, mas também a forma como os nossos escritórios podem apoiar melhor a colaboração entre os nossos funcionários e a criatividade, como podemos melhorar o nosso programa de saúde e como podemos explorar o potencial do nosso contexto digital.