As alterações climáticas globais são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta hoje, exigindo ações urgentes e ambiciosas. É, também, fundamental proteger e regenerar os sistemas de suporte à vida, como florestas, água e biodiversidade, para as gerações presentes e futuras. Ao mesmo tempo, estamos a assistir ao aumento global da pobreza e da desigualdade social, em parte devido à pandemia de COVID-19. E, no processo, reconhecemos que as empresas como a Henkel desempenham um papel importante na resposta a esses desafios e na promoção de mudanças transformacionais.
Cadeias de abastecimento globais, media digital e dispositivos conectados estão a fazer com que o nosso planeta pareça cada vez mais pequeno. No entanto, às vezes, também podem fazer com que os desafios do mundo pareçam maiores do que nunca. Enquanto a classe média está a crescer em todo o mundo, muitas pessoas ainda vivem na pobreza, trabalhando em condições precárias e lutando para construir um futuro para si mesmas. Alem disso, espera-se que a população global atinja 9 mil milhões até 2050 e a pegada ambiental da humanidade já seja maior do que os recursos do planeta podem sustentar. É por isso tão importante criar valor compartilhado – através de produtos e tecnologias inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, além de reduzir a quantidade de recursos consumidos ao produzir e utilizar os produtos.
Desenvolver as soluções sustentáveis de amanhã requer uma colaboração ativa hoje. Este espírito de colaboração está no centro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados pelas Nações Unidas em setembro de 2015. Esses objetivos criam um entendimento comum de como os governos, a sociedade civil e as empresas podem unir forças para impulsionar o fim da pobreza, garantindo a prosperidade e protegendo o planeta. Os ODS definem claramente os desafios que precisam ser abordados para impulsionar o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável.