Estratégia

Duas pessoas sentadas num sofá vermelho e a trabalharem juntas num computador portátil

A nossa estratégia de sustentabilidade é o reflexo direto do compromisso da nossa empresa com o “Crescimento com Propósito”. Estamos comprometidos no sentido de impulsionar a mudança transformacional, criando mais valor para as nossas partes interessadas, desenvolvendo o nosso negócio com êxito e agindo de forma sustentável em benefício das gerações atuais e futuras.

Impacto transformacional para o bem das gerações

Na Henkel, encaramos a sustentabilidade como um compromisso presente no âmbito da nossa ação e no desenvolvimento de novos projetos, para continuarmos a evoluir perante os atuais desafios, com base no conhecimento científico. Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta atualmente são as mudanças climáticas, que exigem uma ação urgente e audaz. É também fundamental proteger e renovar os nossos recursos e sistemas de suporte de vida, como as florestas, a água e a biodiversidade, para as gerações presentes e futuras. Ao mesmo tempo, assistimos ao aumento global da pobreza e da desigualdade social, o que, por sua vez, põe em risco os direitos humanos e a base da coexistência social. E, neste processo, temos consciência de que empresas como a Henkel desempenham um papel fundamental para enfrentar esses desafios e promover mudanças transformadoras.

Responsabilidade pelas pessoas, planeta e sociedade

O nosso propósito corporativo define o terreno comum que nos une a todos na Henkel: Pioneiros de coração para o bem das gerações. Com o nosso espírito pioneiro, o nosso conhecimento e os nossos produtos e tecnologias, queremos enriquecer e melhorar a vida de pessoas todos os dias e moldar um futuro com propósito para as próximas gerações. Práticas de negócio sustentáveis são parte integrante da cultura da nossa empresa há décadas e são também um elemento central da nossa visão de futuro. Juntamente com a inovação e a digitalização, a sustentabilidade constitui o núcleo da nossa estratégia empresarial, a agenda de Crescimento com Propósito.

Iremos desenvolver os nossos pontos fortes específicos, tais como a inovação das nossas unidades de negócio, o conhecimento abrangente dos nossos funcionários e os vários pontos de contacto dos nossos produtos e tecnologias junto de clientes e consumidores. Pretendemos trabalhar com outros para criar uma mudança fundamental.

Publicámos o nosso novo Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+ em 2022, que associamos à elevada expetativa de alcançar um "Impacto Transformacional para o Bem das Gerações". Esta medida inclui as três dimensões de ESG na nossa visão de sustentabilidade, e definimos áreas-chave de foco:

O nosso Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+ 

A nossa nova estratégia de sustentabilidade gira em torno da implementação das nossas ambições através de medidas e projetos concretos para alcançar progressos práticos. Nosso Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+, desenvolvemos novas ambições de longo prazo nas três dimensões do Planeta Regenerativo, Comunidades Prósperas e Parceiro de Confiança e ligações à nossa elevada expetativa de alcançar um "Impacto Transformacional para o Bem das Gerações".

Principais ambições 2030+

As nossas principais alavancas para a mudança

Reconhecemos que só poderemos alcançar a nossa ambição de mudança transformacional se pensarmos de forma sistémica e colaborarmos com os nossos parceiros ao longo da cadeia de valor e para além da mesma. Assim sendo, definimos também três alavancas centrais que nos ajudarão a alcançar e a aumentar o progresso de que necessitamos:

  • Os produtos e as tecnologias são o foco de tudo o que fazemos. Criamos valor para os nossos clientes e consumidores inovando constantemente para oferecer o melhor desempenho com uma pegada ecológica reduzida.
  • O foco do nosso negócio e das nossas atividades relacionadas com a sustentabilidade são as pessoas. Os nossos colaboradores contribuem para o desenvolvimento sustentável através do seu empenho. Os nossos fornecedores, acionistas, clientes e consumidores, bem como a nossa comunidade local, desempenham um papel importante na promoção conjunta de uma mudança impactante.
  • Parcerias são decisivas para a implementação e aumento dos avanços na área da sustentabilidade. Juntamente com os nossos parceiros, partilhamos conhecimento e dirigimos soluções sistémicas, ao longo da cadeia de valor, assim como com especialistas, universidades, sociedade civil e outras empresas.

Identificar temas relevantes

Para determinar e categorizar temas relevantes para as nossas atividades e relatórios, envolvemo-nos num processo contínuo de registo e avaliação dos desafios e das oportunidades de desenvolvimento sustentável utilizando várias ferramentas. Avaliamos a importância dos temas para a empresa, meio ambiente e sociedade, e também para os nossos stakeholders. Os resultados desse processo podem ser divididos nas três dimensões Planeta Regenerativo, Comunidades Prósperas e Parceiro de Confiança, cada um dos três temas que identificamos numa análise de materialidade. Nessas nove áreas temáticas, queremos promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo e ao longo da cadeia de valor das nossas atividades comerciais.