• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

Estratégia

Criar mais valor a clientes, consumidores, comunidades onde operamos e à própria empresa, reduzindo a pegada ecológica. Esta é a ideia central da estratégia de sustentabilidade e está vinculada a objetivos ambiciosos.

Durante muito tempo, pensava-se que crescimento e consumo de recursos estavam inevitavelmente associados e que não podiam funcionar separadamente. Com o aumento da população e do nível de vida, cada vez se consomem mais recursos do planeta Terra. Estima-se que no ano 2050 a população mundial será de 9.000 milhões de pessoas, pelo que essa tendência não deverá inverter tão cedo. O consumo de recursos será inevitavelmente maior nas próximas décadas, uma vez que os recursos naturais, como o combustível fóssil ou a água, são gastos a um ritmo mais rápido do que o tempo que o planeta demora a produzi-los.

Apesar de este ser um grande desafio para o futuro, tem um grande potencial: inovar e conseguir mais com menos será uma das chaves para a sustentabilidade. Precisamos de soluções que permitam às populações ter um bom nível de vida usando cada vez menos materiais. Esta é a ideia principal da estratégia de sustentabilidade Henkel, e é por ela que vamos procurar novas formas de crescimento e uma melhoria na qualidade de vida sem ter que consumir mais recursos. Queremos melhorar os produtos e soluções através de inovações e de uma postura inteligente. Objetivo: criar mais valor e reduzir a pegada ecológica.

Valor e Definição

Tornarmos três vezes mais eficientes até 2030

O nosso contributo em seis áreas vitais

Concentramos as nossas atividades, ao longo da nossa cadeia de valor, em seis áreas que consideramos vitais para a reflexão dos desafios do desenvolvimento sustentável nas nossas operações. Inovar e alcançar mais com menos, sem sacrificar a qualidade de vida, é a chave para o desenvolvimento sustentável. Para estimular ao progresso ao longo de toda a cadeia de valor, através dos nossos produtos e tecnologias, concrentrámo-nos num grupo de áreas que sumarizam os desafios relacionados com a nossa operação. Subdividimos estas áreas em duas dimensões: “mais valor” e “pegada ambiental reduzida”. De forma a estabelecer com sucesso a nossa estratégia e alcançar os nossos objetivos, ambas as dimensões devem estar presentes nas mentes e nas ações quotidianos dos nossos colaboradores, e devem ainda ser espelhadas pelos nossos processos de negócio.

Os nossos objetivos a médio prazo para 2020 (ano de base: 2010)

Pretendemos, através destes objetivos interinos, melhorar a relação entre o valor que criamos e a nossa pegada ambiental numa percentagem geral de 75 por cento (relativamente ao ano base de 2010), até ao final de 2020.

Criar mais valor

Progresso Social

Atuação

Saúde e Segurança

Com uma pegada reduzida

Energia e clima

Materiais e resíduos

Água e águas residuais

* Excluindo produtos adesivos em que os resíduos possam afetar a capacidade de reciclagem ou poluir os fluxos de reciclagem.

O que queremos alcançar até 2030

Para alcançarmos o objetivo de triplicarmos o nosso nível de eficiência até 2030, teremos que melhorar a nossa eficiência numa média de 5 a 6 por cento por ano. Alcançámos os nossos objetivos entre 2011 e 2015, melhorando a relação entre o valor que criamos e a nossa pegada ambiental em 38% no geral, e houve um aumento de eficiência de 43% até 2018. No caminho para alcançar o nosso objetivo a longo prazo de triplicar o valor que ele cria para a pegada feita pelas operações produtos e serviços, queremos também melhorar o nosso desempenho nestas áreas nos próximos anos. Para nos ajudar a atingir este objetivo, definimos novos objetivos a médio prazo:

O que já alcançámos

Em 2018, fizemos um progresso significativo para alcançar essas metas intermédias para 2020 (ano base: 2010):