Estratégia

A nossa estratégia de sustentabilidade é o reflexo direto do compromisso da nossa empresa com o “Crescimento com Propósito”. Estamos comprometidos em criar mais valor para os nossos stakeholders, desenvolvendo os nossos negócios com responsabilidade e sucesso, e construindo o nosso papel de liderança em sustentabilidade.

Impacto transformacional para o bem das gerações

Na Henkel, vemos a sustentabilidade como um esforço constante para progredir nos temas atuais e continuar a aprender sobre novos assuntos, com base no conhecimento científico. Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta atualmente é a mudança climática global, exigindo ações urgentes e ambiciosas. É também fundamental proteger e regenerar os sistemas de suporte à vida, como florestas, água e biodiversidade, para as gerações presentes e futuras. Ao mesmo tempo, estamos a ver um aumento da pobreza global e a desigualdade social. E, no processo, reconhecemos que empresas como a Henkel desempenham um papel importante para enfrentar esses desafios e promover mudanças transformacionais.

Responsabilidade pelas pessoas, planeta e sociedade

O nosso propósito corporativo define o terreno comum que nos une a todos na Henkel: Pioneiros de coração para o bem das gerações. Com o nosso espírito pioneiro, o nosso conhecimento e os nossos produtos e tecnologias, queremos enriquecer e melhorar a vida de milhões de pessoas todos os dias e moldar um futuro com propósito para as próximas gerações. Práticas de negócio sustentáveis são parte integrante da cultura da nossa empresa há décadas e são também um elemento central da nossa visão de futuro. A nossa estratégia de sustentabilidade é inspirada no nosso propósito. Conduziremos ativamente a transformação para uma economia e sociedade sustentáveis, ajudaremos a proteger e a regenerar o ambiente, contribuiremos para comunidades fortes e fortaleceremos a confiança dos nossos stakeholders.

Com base na nossa estratégia anterior, desenvolvemos o Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+ em 2021, abrangendo três dimensões:

O nosso Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+

A nossa nova estratégia de sustentabilidade gira em torno da implementação das nossas ambições através de medidas e projetos concretos para alcançar progressos práticos. Com o nosso Enquadramento de Ambição de Sustentabilidade 2030+, desenvolvemos novas ambições de longo prazo nas três dimensões do Planeta Regenerativo, Comunidades Prósperas e Parceiro de Confiança para promover ainda mais o progresso.

Principais ambições 2030+

As nossas principais alavancas para a mudança

Também definimos como pretendemos progredir na nossa cadeia de valor, definimos três alavancas principais para alcançar a mudança sistémica:

  • Os produtos e as tecnologias são o foco de tudo o que fazemos. Criamos valor para os nossos clientes e consumidores inovando constantemente para oferecer o melhor desempenho com uma pegada ecológica reduzida.
  • O foco do nosso negócio e das nossas atividades relacionadas com a sustentabilidade são as pessoas. Isso inclui os nossos funcionários, que contribuem para o desenvolvimento sustentável – através da sua experiência no trabalho diário e nas suas vidas privadas. Também inclui as pessoas na nossa cadeia de abastecimento, os nossos clientes e consumidores, os nossos vizinhos, os nossos acionistas e as comunidades em que operamos.
  • As parcerias desempenham um papel decisivo na condução da sustentabilidade na nossa cadeia de valor. Ajudamos os nossos clientes e consumidores a reduzir a sua pegada ecológica e a utilizar os recursos de forma responsável. Trabalhamos em conjunto com os nossos fornecedores para promover práticas sustentáveis e o respeito pelos direitos humanos, e cooperamos como parceiros para partilhar conhecimento e promover soluções sistémicas juntos.

Identificar temas relevantes

Para determinar e categorizar temas relevantes para as nossas atividades e relatórios, envolvemo-nos num processo contínuo de registo e avaliação dos desafios e das oportunidades de desenvolvimento sustentável utilizando várias ferramentas. Avaliamos a importância dos temas para a empresa, meio ambiente e sociedade, e também para os nossos stakeholders. Os resultados desse processo podem ser divididos nas três dimensões Planeta Regenerativo, Comunidades Prósperas e Parceiro de Confiança, cada um dos três temas que identificamos numa análise de materialidade. Nessas nove áreas temáticas, queremos promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo e ao longo da cadeia de valor das nossas atividades comerciais.