ECONOMIA CIRCULAR

circular-economy

Proteger os produtos que amamos e fornece informações sobre como usá-los com segurança e responsabilidade – mas o embalamento necessita tornar-se parte de uma economia circular.

Promover a circularidade

Eliminar, reduzir e, quando não é possível, reciclar as embalagens, especialmente para os bens de consumo, é a melhor forma de minimizar os resíduos e os efeitos negativos que tem para o ambiente. O nosso objetivo é reduzir a quantidade de material que utilizamos para embalar um produto para um mínimo – sem comprometer a qualidade, o desempenho e a segurança dos nossos produtos – e fornecer aos consumidores toda a informação que eles precisam para uma utilização segura e eliminação adequada. Com algumas excepções, as nossas embalagens foram desenvolvidas para proporcionar o nível de desempenho esperado pelos nossos consumidores, enquanto minimizamos a utilização de recursos. Além disso, as nossas embalagens podem ser eliminadas nos sistemas de recolha e reciclagem existentes.

Ao mesmo tempo, o consumo de recursos pode ser reduzido se os materiais forem mantidos em ciclos económicos, durante o maior tempo possível. Por essa razão, a nossa missão é incluir materiais provenientes de fontes sustentáveis e conceber embalagens que possam ser reutilizadas como matérias-primas para novos produtos, de modo a fechar o ciclo dos materiais. Os nossos criadores de embalagens trabalham de perto com os fornecedores, fabricantes de materiais de embalagem, recicladores e reprocessadores para cumprir os requisitos das embalagens funcionais.

Na nossa unidade de negócios Adhesive Technologies, estamos a concentrar-nos em soluções inovadoras que facilitam a reciclagem e na separação de materiais para que seja possível reparar, reutilizar e renovar os produtos e os seus componentes.

A Henkel está à procura de uma variedade de abordagens para implementar a reciclagem em circuito fechado nos seus próprios processos de produção. Nesta área, damos ênfase à recolha separada de todos os fluxos de resíduos recicláveis nas nossas instalações.

YouTube Thumbnail Henkel Sustainability Film 2022 Promote circularity (Thumbnail)

Nossa estratégia de embalagens: forte foco, metas ambiciosas

Na Henkel reconhecemos a nossa responsabilidade relativamente as embalagens. Temos o compromisso de promover a sustentabilidade e concretizar esse compromisso por meio de um conjunto de metas ambiciosas. A nossa estratégia é construída em torno de um conceito de economia circular e concentra-se em incluir materiais de fontes sustentáveis e usar um design inteligente para fechar o ciclo – para benefício das pessoas e do planeta.

A nossa estratégia para promover a economia circular para as embalagens centra-se em três pilares:

1. Criação inteligente da embalagem e redução de materiais

As soluções de embalagem sustentáveis são a melhor forma de criar uma economia circular eficiente e económica. O design inovador é essencial na substituição de matérias-primas virgens por alternativas recicladas ou renováveis sempre que possível, o que permite a utilização de materiais mais sustentáveis ou renováveis. O nosso objetivo é que, até 2025, 100% das embalagens da Henkel tenham todas as propriedades necessárias para entrar num processo de reciclagem ou serem reutilizadas.

2. Utilização de materiais provenientes de fontes sustentáveis

A Henkel trabalha constantemente para aumentar a percentagem de material reciclado nas suas embalagens. Também temos como objetivo utilizar embalagens feitas de matérias-primas sustentáveis. Os materiais de embalagem mais utilizados feitos de matérias-primas renováveis são o papel e o cartão. O nosso objetivo é obter 100% do papel e do cartão que utilizamos nas nossas embalagens a partir de material reciclado ou, quando é necessária fibra virgem, a partir de fontes florestais sustentáveis certificadas.

3. Fechar o ciclo em conjunto

Estabelecemos parcerias com organizações ao longo da cadeia de valor das embalagens para promover o progresso das infraestruturas de reciclagem. A nossa ambição, no âmbito da Responsabilidade Alargada do Produtor é garantir que não há eliminação não regulamentada de resíduos de embalagens. Para atingir este objetivo ambiental, impulsionamos a existência de sistemas de recolha e reciclagem que apoiam infraestruturas que produzem volumes mensuráveis de recolha e reciclagem. A Henkel está a desenvolver e a testar novos logótipos para as suas embalagens, para promover hábitos de compra sustentáveis e comunicar como reciclar corretamente. Os logótipos indicam a percentagem de material reciclado ou a capacidade de reciclagem da embalagem, e alguns também ajudam a garantir que a embalagem do produto é reciclada corretamente. Outra opção para evitar os resíduos é reutilizar as embalagens.


Os nossos objetivos e ambições para as Embalagens

  • 100% das embalagens da Henkel vão ser criadas e desenvolvidas para otimizar a possibilidade de reciclagem e reutilização até 2025
  • O nosso objetivo é reduzir em 50% a quantidade de plástico virgem proveniente de fontes fósseis, nos nossos productos de consumo, até 2025. Conseguiremos atingir este objetivo aumentando a proporção de plástico reciclado para mais de 30% e reduzindo o volume de plástico virgem.
  • Queremos ajudar a garantir que todos os resíduos de embalagens são correctamente eliminados e reciclados, evitando assim que entrem no ambiente. Para o conseguir, estamos a apoiar iniciativas de recolha e reciclagem de resíduos. Estamos a investir em soluções e tecnologias inovadoras que apoiam a melhoria das infraestruturas e da informação ao consumidor para impulsionar o processo de reciclagem.

* Excluindo produtos cujos ingredientes ou resíduos possam afectar a reciclabilidade ou poluir os fluxos de reciclagem.

Paralelamente, pretendemos que 100% das fibras de papel das nossas embalagens de papel e cartão sejam feitas de material reciclado ou, nos casos em que é necessária fibra virgem, que esta seja proveniente de fibra fresca proveniente de florestas certificadas e sustentáveis. Tencionamos também deixar de utilizar PVC e outras substâncias potencialmente nocivas, suspeitas de serem prejudiciais para o ambiente e para a saúde.

Exemplos de embalagens mais sustentáveis


Selo de aprovação RecyClass para reciclagem

Duas colas da Henkel da gama Loctite Liofol RE foram reconhecidas pela organização sem fins lucrativos RecyClass como totalmente compatíveis com os processos de reciclagem existentes para polietileno (PE). O desenvolvimento destas colas assegura que as embalagens podem ser recicladas em plásticos de maior qualidade e permite melhores opções de segunda vida em várias aplicações. Este é um marco fundamental para uma maior sustentabilidade e para a criação de uma economia circular.


Pritt com embalagem exterior sem plástico

A embalagem exterior dos adesivos da Pritt foi renovada em 2022. A embalagem exterior é agora isenta de plástico e consiste em pelo menos 85% de papel reciclado, o que a torna totalmente reciclável.




Corpo da garrafa Pril feito de PET 100% reciclado

50% das garrafas do detergente líquido Pril, produzido na Alemanha, são agora feitas de resíduos reciclados do sistema de reciclagem alemão "yellow bag”. As garrafas de bebidas recicladas são utilizadas na restante proporção, o que significa que os corpos das garrafas são feitos de 100% PET reciclado (rPET).

A nossa contribuição para a circularidade dos produtos industriais

A nossa unidade de negócios Adhesive Technologies permite manter em circulação materiais de alta qualidade e transformar resíduos em recursos valiosos. Combinando a nossa experiência em materiais com as nossas tecnologias inovadoras, fornecemos soluções que desempenham um papel importante na transição para uma economia circular e que estão a impulsionar uma reformulação do design e da produção industrial.

A nossa abordagem para promover uma economia circular centra-se em:

  • Reciclabilidad
  • Decomposição
  • Carbono renovável
  • Adesivos de base biológica

Reduzir os resíduos de produção

O nosso objetivo é promover a circularidade nas nossas operações. Ao fazê-lo, esforçamo-nos por reduzir os resíduos da produção e por reciclar, recarregar ou reutilizar os resíduos da produção que não podem ser evitados, bem como por reduzir o volume de resíduos que vão para os aterros. Apoiamos este processo identificando sistematicamente os fluxos de resíduos de produção e criando novos sistemas circulares sempre que possível. Estamos a focarmo-nos no aumento da reciclagem nas nossas instalações e a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros na cadeia de valor – fornecedores, clientes e empresas de reciclagem e eliminação.

As nossas iniciativas centram-se em três áreas-chave:

  • Redução do consumo de materiais e a produção de resíduos.
  • Reutilização de materiais.
  • Materiais recicláveis.

Parcerias ao longo da cadeia de valor: juntos somos mais fortes

Os nossos esforços para atingir essas metas ganham vida graças à forte colaboração com parceiros de diversos setores para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens. 

  • New Plastics Economy: fazemos parte da iniciativa New Plastics Economy, que reúne stakeholders para repensar o futuro do plástico e criar o impulso para uma economia circular.
  • Alliance to End Plastic Waste: Henkel também é membro fundador da nova Alliance to End Plastic Waste. A Aliança desenvolverá e levará em escala soluções para minimizar e gerir os resíduos plásticos. Também promoverá soluções para plástico usados, ajudando a permitir uma economia circular.
  • Fórum Reciclar: esta iniciativa visa aumentar a consciência dos consumidores em relação à economia circular e reúne mais de 40 membros, entre retalhistas, fabricantes, empresas de eliminação de resíduos, produtores de embalagens e políticos.
  • Pacto Europeu para os Plásticos e Pacto para os Plásticos dos EUA: A Henkel assinou os pactos para os plásticos, tanto nos Estados Unidos com na Europa. Estes dois acordos regionais, dos quais fomos um dos primeiros signatários, reúne governos e empresas para colaborar na caminhada em direção a uma economia circular, em que o plástico é reutilizado continuamente.
  • CEFLEX: A Henkel é também membro do CEFLEX, um consórcio de mais de 130 empresas e organizações europeias como o objetivo de produzir embalagens flexíveis – que, regra geral, consistem em várias camadas de filme ou folhas que, muitas vezes, são difíceis de separar – mais fáceis de reciclar.

Um parceiro importante no caminho para a melhoria da reciclagem de resíduos e da criação de uma economia circular é a empresa Plastic Bank. A ideia da  Plastic Bank é reduzir os resíduos de plástico na natureza e, ao mesmo tempo, proporcionar novas oportunidades para as pessoas em situação de pobreza. Em 2017, a Henkel tornou-se a primeira grande empresa global de bens de consumo a estabelecer uma parceria com a Plastic Bank. Em 2021, a Henkel e a Plastic Bank começaram a expandir a infraestrutura de recolha e reciclagem em várias cidades do Egito. Em 2022, existiam 14 centros de recolha ao redor do Cairo, ao longo do rio Nilo e em pontos turísticos no Mar Vermelho.

O que está por vir: tornar-se mais sustentável

As embalagens estão constantemente a mudar, impulsionadas por novos designs inovadores e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores. Essa constante transformação abre oportunidades estimulantes para minimizar o impacto ambiental negativo das embalagens. Na Henkel, os nossos especialistas estão comprometidos em explorar possibilidades de tornar as embalagens mais sustentaveis – protegendo os produtos que amamos e, ao mesmo tempo, oferecendo uma melhor contribuição para o planeta.