A Henkel opera globalmente com um portfólio bem equilibrado e diversificado. A empresa detém posições de liderança com as suas três unidades de negócios, tanto em negócios industriais quanto de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. A Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos em todos os segmentos da indústria, em todo o mundo. Nas suas áreas de negócio Beauty Care e Laundry & Home Care, a Henkel ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. Fundada em 1876, a Henkel olha para trás, a mais de 140 anos de sucesso. Em 2019, a Henkel declarou vendas mais de €20 mil milhões e um lucro operacional de €3,2 mil milhões (ajustado para ganhos/gastos únicos e gastos de reestruturação). A Henkel emprega mais de 52.000 pessoas em todo o mundo - uma equipa apaixonada e altamente diversificada, unida por uma cultura de empresa forte, um objetivo comum para criar valor sustentável e valores partilhados. Como líder reconhecida em sustentabilidade, a Henkel ocupa posições de destaque em muitos índices e classificações internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice alemão de ações DAX.
Henkel Ibérica
A Henkel instalou-se em Espanha em 1961 depois de comprar a empresa espanhola Gota de Ámbar, S.A. Em 1970 decidiu enfrentar um novo desafio, entrando no mercado português.
Atualmente trabalham na Henkel Ibérica cerca de 1.000 pessoas e as vendas ascendem a cerca de 550 milhões de euros.
Vista de olhos pelas nossas áreas de negócio
Informações e Serviços
Comportamento Ético e Legal
A Henkel está determinada em cumprir os diferentes códigos éticos e legais a nível local e internacional. Os processos de gestão responsáveis são aqueles que cumprem os requisitos legais e as convenções culturais, fundamentais para sermos bem-sucedidos nos mercados onde operamos.
Enquanto empresa que atua ética e legalmente de forma correta, a imagem e reputação da Henkel estão intrinsecamente ligadas à conduta de cada pessoa que trabalha na companhia. Estas devem respeitar as leis e regras, evitando conflitos de interesse e mostrando consideração e apreço pelos costumes locais, tradições e comportamentos sociais nos países onde operamos. Uma conduta desadequada nunca terá lugar na Henkel pelo que a violação das leis não será tolerada. O comportamento ético e legal é fundamental nos procedimentos da Henkel.
O Conselho de Administração tem como responsabilidade acautelar que a companhia cumpre as leis e normas internas. Sob a direção do General Counsel & Chief Compliance Officer (CCO), a Henkel implementou um grupo de controlo internacional designado Corporate Compliance, enquanto a nível local nomeou diferentes diretores que garantem a implementação das políticas estabelecidas.
Os temas relacionados com o comportamento são informados e discutidos periodicamente com vários órgãos corporativos, nomeadamente o Conselho de Administração, o Comité Auditor do Conselho de Supervisão, o Comité Acionista e vários corpos de níveis corporativos e locais.
Diversidade e Inclusão
Na Henkel, promovemos uma abordagem holística de Diversidade e Inclusão. A diversidade dos nossos trabalhadores, os seus antecedentes, experiências, talentos, conhecimentos, criatividade e apreciação de todas as suas diferenças individuais, são a base para a nossa vantagem competitiva. A Henkel é uma empresa que opera a nível global. Nela trabalham pessoas de mais de 120 nacionalidades, repartidas por cerca de 80 países. Cerca de 80% dos nossos colaboradores trabalham fora da Alemanha, dos quais mais de metade nos mercados emergentes. Acreditamos que uma cultura de empresa voltada para a diversidade e inclusão é o principal motor da criatividade, da inovação e da invenção. A nossa capacidade de oferecer excelentes resultados é impulsionada pela nossa capacidade de incorporar Diversidade e Inclusão na nossa cultura corporativa e na maneira como fazemos negócios.
Temos um forte compromisso em reunir a combinação certa de equipas em toda a nossa organização global. Essas equipas devem atender às necessidades dos nossos mercados e clientes em termos de conhecimento, habilidades e experiência cultural. Acreditamos que a diversidade nas equipas estimula a inovação e novas formas de resolução de problemas. Para conseguir que tudo isto aconteça da melhor forma possível, é necessária uma cultura inclusiva e de liderança.