Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Henkel Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands.
06/11/2025 Düsseldorf / Alemanha
No terceiro trimestre de 2025, a Henkel registou um crescimento robusto das vendas num ambiente de mercado que continua desafiante – tanto em termos de procura industrial como de confiança do consumidor globalmente moderada – com as vendas do Grupo a atingirem cerca de 5,1 mil milhões de euros. Isto corresponde a uma taxa de crescimento orgânico de 1,4%. O crescimento a nível do Grupo foi sustentado principalmente por uma evolução geralmente positiva do volume, acompanhada por uma evolução estável dos preços.
“Como esperado, o impulso das vendas continuou a acelerar no terceiro trimestre. Embora o principal impulsionador tenha sido a unidade de negócios Adhesive Technologies, a unidade de negócios Consumer Brands também registou um crescimento orgânico positivo nas vendas. De uma perspetiva regional, o bom desenvolvimento das vendas na América do Norte – para o qual ambas as unidades de negócios contribuíram com um crescimento positivo nas vendas – é particularmente digno de nota. Isso demonstra a eficácia das nossas medidas”, afirmou Carsten Knobel, CEO da Henkel.
“Além disso, o bom desempenho dos lucros continuou no terceiro trimestre, enquanto prosseguimos consistentemente com os investimentos nos nossos negócios e marcas. Ao mesmo tempo, continuamos a fazer progressos muito positivos na integração dos nossos negócios de Consumer Brands e, conforme anunciado, concluiremos com sucesso o processo até ao final do ano. Esperamos realizar a totalidade das economias de custos de, pelo menos, 525 milhões de euros até ao final do atual ano fiscal”, comentou ainda Carsten Knobel.
“A previsão para o ano inteiro de 2025 permanece inalterada, embora com a incerteza e os desafios nos mercados globais. Continuamos a esperar que tanto a margem EBIT ajustada como o crescimento do EPS ajustado a taxas de câmbio constantes se situem dentro dos nossos intervalos de previsão atuais. No entanto, caso o ambiente económico global não melhore significativamente até ao final do ano, o crescimento orgânico das vendas do Grupo deverá situar-se no limite inferior do nosso intervalo de previsão atual de 1 a 2 por cento», comentou Carsten Knobel.
A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um bom crescimento orgânico das vendas no terceiro trimestre, impulsionado pelas áreas de negócios Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. O crescimento orgânico positivo das vendas na unidade de negócios Consumer Brands foi impulsionado principalmente pela área de negócios global Hair.
As vendas do Grupo no terceiro trimestre de 2025 diminuíram nominalmente em -6,3%, para 5.147 milhões de euros. Os efeitos das aquisições/alienações tiveram um impacto negativo de -2,9% no desenvolvimento das vendas. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -4,8%. Organicamente (ou seja, ajustadas pelas variações cambiais e aquisições/alienações), as vendas aumentaram 1,4%. A nível do Grupo, este crescimento foi impulsionado tanto por uma evolução estável dos preços como por uma boa evolução geral do volume.
Nos primeiros nove meses de 2025, as vendas totalizaram 15.549 milhões de euros. Isso equivale a uma queda nominal de -4,6%. Organicamente, a Henkel alcançou um crescimento positivo nas vendas de 0,4%, impulsionado por uma evolução positiva dos preços. Em contrapartida, a evolução do volume a nível do Grupo registou um ligeiro declínio.
O crescimento orgânico das vendas no terceiro trimestre foi impulsionado pelas regiões da América do Norte, IMEA e Ásia-Pacífico. Em contrapartida, a Europa e a América Latina registaram um declínio no desenvolvimento das vendas orgânicas.
Nos primeiros nove meses de 2025, o crescimento orgânico positivo das vendas da Henkel foi impulsionado pelas regiões IMEA e Ásia-Pacífico.
A unidade de negócios Adhesive Technologies alcançou vendas de 2.708 milhões de euros no terceiro trimestre de 2025. Isso representa uma redução nominal de -3,3% em comparação com o trimestre do ano anterior. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/alienações), as vendas aumentaram 2,5%. Este crescimento foi impulsionado pela evolução positiva dos preços e volumes. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -4,9%. As aquisições/alienações também tiveram um impacto negativo de -0,9%.
Nos primeiros nove meses de 2025, a unidade de negócios Adhesive Technologies registou um desenvolvimento nominal negativo das vendas de -1,8%, para 8.124 milhões de euros. Organicamente, a Adhesive Technologies alcançou um bom crescimento das vendas de 1,6%.
O bom crescimento orgânico das vendas da unidade de negócios Adhesive Technologies no terceiro trimestre foi impulsionado pelas áreas de negócios Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. A área de negócios Mobility & Electronics gerou um aumento orgânico muito forte nas vendas de 5,9%. Esse desenvolvimento foi impulsionado por um crescimento de dois dígitos no negócio de Electronics e um crescimento muito forte no negócio Industrial. As vendas no negócio Automotive diminuíram em geral devido à procura moderada. A área de negócios Packaging & Consumer Goods registou um desenvolvimento orgânico ligeiramente negativo de -1,1%. O negócio Packaging registou um declínio nas vendas. Em contrapartida, o negócio Consumer Goods registou um crescimento positivo. A área de negócios Craftsmen, Construction & Professional alcançou um crescimento orgânico das vendas de 2,2%. Este crescimento foi apoiado por um forte aumento nas vendas no negócio de General Manufacturing & Maintenance. O negócio de Construction registou um bom crescimento, enquanto o negócio de Consumers & Craftsmen registou um crescimento positivo.
De uma perspetiva regional, a unidade de negócios Adhesive Technologies registou um ligeiro declínio no crescimento orgânico das vendas na Europa no terceiro trimestre. Enquanto a área de negócios Craftsmen, Construction & Professional alcançou um desenvolvimento positivo, as áreas de negócios Mobility & Electronics e Packaging & Consumer Goods registaram um declínio nas vendas orgânicas. Em contrapartida, a região da América do Norte registou um bom crescimento orgânico das vendas, impulsionado pelas áreas de negócios Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. Na região IMEA, a unidade de negócios alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos, para o qual todas as três áreas de negócios contribuíram. A região da América Latina registou um declínio no crescimento orgânico das vendas, impulsionado por todas as três áreas de negócios. A região Ásia-Pacífico registou um crescimento orgânico muito forte das vendas, devido, em particular, a um aumento de dois dígitos nas vendas do negócio de Eletronics na China.
Na unidade de negócios Consumer Brands, as vendas no terceiro trimestre de 2025 totalizaram 2.402 milhões de euros, representando uma diminuição nominal de -9,5% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente – ou seja, ajustada pelos efeitos cambiais e aquisições/alienações –, a unidade de negócios alcançou um aumento positivo nas vendas de 0,4%, impulsionado por um componente de volume positivo. No entanto, a evolução dos preços foi ligeiramente negativa. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -4,8%. As aquisições/alienações – em particular a alienação do negócio de marcas de retalhistas na América do Norte – também tiveram um impacto negativo nas vendas de -5,0%.
Nos primeiros nove meses de 2025, as vendas de Consumer Brands totalizaram 7.308 milhões de euros, uma diminuição nominal de -7,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Organicamente, as vendas diminuíram ligeiramente em -1,0% devido a volumes mais baixos.
No terceiro trimestre, a área de negócios Laundry & Home Care registou um declínio orgânico nas vendas de -1,5%, em parte devido a um ambiente de mercado desafiante. Neste contexto, a evolução das vendas na área de negócios de Laundry Care foi negativa em geral. Enquanto a categoria de Limpeza de Tecidos registou um declínio, a categoria de Fabric Cleaning registou um crescimento de vendas de dois dígitos. Em contrapartida, o crescimento orgânico das vendas na área de negócios de Home Care permaneceu estável, devido, em particular, a um aumento muito forte nas vendas na categoria de Dishwashing. A categoria de Hard Surface Cleaner, no entanto, ficou abaixo do nível do ano anterior.
A área de negócios Hair alcançou um crescimento orgânico muito forte nas vendas, de 4,4%. Tanto o negócio de Consumer – apoiado principalmente pelas categorias de produtos Hair Styling e Hair Colorants – quanto o negócio de Professional geraram um crescimento muito forte nas vendas.
A área de negócios Other Consumer Businesses registou um declínio nas vendas orgânicas de -3,2%, principalmente como resultado do desenvolvimento negativo nos negócios de Body Care nas regiões da América do Norte e Europa.
De uma perspetiva regional, a unidade de negócios Consumer Brands registou um declínio no crescimento orgânico das vendas na região da Europa no terceiro trimestre. A área de negócios Hair alcançou um bom crescimento nas vendas, enquanto a área de negócios Laundry & Home Care apresentou um desenvolvimento negativo. A região da América do Norte gerou um bom crescimento orgânico das vendas, impulsionado principalmente pela área de negócios Hair. A região IMEA alcançou um aumento significativo nas vendas orgânicas. A região da América Latina registou um crescimento orgânico positivo das vendas, impulsionado pela área de negócios Hair. A região Ásia-Pacífico também registou vendas orgânicas positivas. Aqui, a área de negócios Hair registou um crescimento orgânico muito forte das vendas, enquanto a área de negócios Laundry & Home Care ficou abaixo do nível do ano anterior.
Não ocorreram alterações substanciais nos ativos líquidos e na posição financeira do Grupo no período em análise, em comparação com a situação em 30 de junho de 2025.
Para o ano fiscal de 2025, a Henkel espera um crescimento orgânico das vendas de 1,0 a 2,0 por cento para o Grupo. Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, espera-se um crescimento orgânico das vendas na faixa de 2,0 a 3,0 por cento. Para a Consumer Brands, a empresa prevê um aumento orgânico das vendas de 0,5 a 1,5 por cento.
O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustada) ao nível do Grupo deverá situar-se entre 14,5% e 15,5%. A Adhesive Technologies deverá alcançar um retorno ajustado sobre as vendas entre 16,5% e 17,5%. Para a Consumer Brands, o retorno ajustado sobre as vendas deverá situar-se entre 14,0% e 15,0%.
O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes deverá aumentar numa percentagem entre um dígito abaixo e um dígito acima.
Caso o ambiente económico geral não melhore significativamente até ao final do ano, o crescimento orgânico das vendas do Grupo, bem como das duas unidades de negócio, deverá situar-se no limite inferior das previsões atuais. Em contrapartida, espera-se que tanto a margem EBIT ajustada – para o Grupo e para as duas unidades de negócio – como o crescimento do EPS ajustado a taxas de câmbio constantes se situem bem dentro das previsões atuais.
Abaixo, as expetativas para 2025: