PARCEIRO DE CONFIANÇA

Dois empresários estão numa fábrica e olham para um documento

Baseamo-nos na nossa cultura empresarial orientada para os valores e nas nossas competências científicas e tecnológicas para reforçar o nosso desempenho, mantendo ao mesmo tempo a nossa integridade. Fornecemos soluções tecnológicas e de produtos seguras e de primeira classe aos nossos clientes e consumidores. Integramos a sustentabilidade na nossa carteira e nos nossos processos empresariais e apresentamos relatórios transparentes sobre esta matéria às nossas partes interessadas.

Desempenho

Fornecer de forma fiável o desempenho de primeira classe dos produtos e a segurança química como base do nosso sucesso empresarial.

O alinhamento da nossa estratégia de sustentabilidade também se reflete nas estratégias das nossas unidades de negócio – Henkel Consumer Brands e Adhesive Technologies. Estas unidades alinham as suas atividades, marcas e tecnologias com o desenvolvimento sustentável, de acordo com os desafios específicos da sua carteira de produtos, e definiram as prioridades em conformidade. 

Com as nossas soluções e tecnologias de produtos abrangentes, pretendemos apoiar a transformação económica, ambiental e social e impulsioná-la em conjunto com os nossos parceiros. Isto permitir-nos-á contribuir eficazmente para o desenvolvimento sustentável, tanto a nível local como global, e moldar a nossa atividade de forma responsável, aumentando simultaneamente o nosso sucesso económico. Para o conseguirmos, temos de oferecer aos nossos clientes e consumidores produtos fiáveis, com a melhor qualidade e segurança.

É nossa ambição contínua que cada novo produto contribua para a sustentabilidade. Também pretendemos fornecer aos nossos clientes e consumidores um perfil de sustentabilidade abrangente dos nossos produtos até 2025. O nosso objetivo é medir a transformação sustentável no que diz respeito tanto à nossa carteira de produtos como à nossa empresa. O nosso objetivo para 2030, para toda a empresa, é triplicar o valor que criamos para a pegada ambiental das nossas operações, produtos e serviços (em comparação com o ano de referência de 2010).

Saiba mais sobre como as nossas unidades de negócio estão a impulsionar a sustentabilidade.

Transparência

Integrar a sustentabilidade na nossa governação empresarial através de relatórios transparentes, divulgação e envolvimento.

A transparência é essencial para avaliar a ação responsável e o desempenho da sustentabilidade. Isto aplica-se tanto dentro como fora da empresa. Os parceiros comerciais e os consumidores, bem como os investidores e o mercado financeiro, estão cada vez mais interessados em produtos e soluções orientados para a sustentabilidade e dão cada vez mais importância à compreensão do impacto das nossas atividades ao longo da cadeia de valor. Os desenvolvimentos internacionais no domínio das finanças sustentáveis e da legislação estão a reforçar ainda mais a necessidade de maior transparência.

Ao mesmo tempo, é crucial para nós sermos capazes de avaliar e gerir a nossa própria sustentabilidade e medir o progresso que fazemos em relação aos nossos objetivos em toda a empresa e na nossa cadeia de valor. Para tal, estamos a impulsionar soluções digitais e a recorrer à colaboração entre unidades de negócio e entre funções, bem como a parcerias externas em todo o mundo. Isto reforça a nossa base de informação e cria a confiança necessária no nosso desempenho em termos de sustentabilidade. A nossa aspiração é continuar a integrar a sustentabilidade na nossa governação, processos e políticas empresariais, promovendo simultaneamente a transparência dos relatórios, o cumprimento dos requisitos de divulgação e o envolvimento.

A avaliação e o reconhecimento do nosso desempenho por parte de peritos independentes em matéria de sustentabilidade também criam transparência.

100% de transparência e rastreabilidade do óleo de palma até 2025

Com as nossas atividades, aprendemos que é necessário otimizar ainda mais a transparência e a rastreabilidade, especialmente no que diz respeito aos derivados do óleo de palma, e que são necessárias iniciativas interprofissionais para tornar verificável a realização do objetivo de "desflorestação líquida seja igual a zero".

Avaliações externas de sustentabilidade

A avaliação e o reconhecimento por parte de peritos independentes em sustentabilidade aumentam a transparência e fornecem um feedback importante sobre a eficácia com que estamos a implementar a nossa estratégia de sustentabilidade.

Colaboração

Dimensionar o impacto da sustentabilidade com os nossos parceiros, conduzindo a práticas empresariais responsáveis na nossa cadeia de abastecimento.

O desenvolvimento sustentável exige um compromisso de ação, bem como a cooperação com parceiros eficazes. A interligação de diferentes perspetivas é uma base especialmente boa para abranger o contexto complexo e globalmente interligado da sustentabilidade. É assim que os conhecimentos e recursos especializados podem ser eficazmente combinados para impulsionar a mudança transformacional. Entendemos por colaboração a adoção de práticas empresariais responsáveis e a atuação sustentável em parceria ao longo de toda a cadeia de valor.

Por conseguinte, utilizamos uma abordagem de fornecimento responsável para ter uma visão abrangente dos aspetos de sustentabilidade ao longo das nossas cadeias de abastecimento, incluindo a cooperação com os nossos fornecedores. Igualmente importante é a cooperação com os nossos clientes. Acreditamos também que é importante trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros retalhistas para promover um consumo sustentável e eficiente em termos de recursos.

Estamos empenhados em estabelecer um diálogo ativo com as nossas partes interessadas. Estamos envolvidos em iniciativas a nível mundial, juntamente com representantes da indústria e intervenientes da sociedade civil, e participamos em debates políticos e sociais. Esta ligação em rede ajuda-nos a fazer uma avaliação mais holística dos impactos na economia, no ambiente e na sociedade e a desenvolver soluções sistémicas conjuntas.

Fornecimento 100% Responsável

A nossa abordagem de fornecimento responsável centra-se nos aspetos de sustentabilidade ao longo das nossas cadeias de abastecimento para benefício das pessoas e do nosso planeta, com o objetivo de impulsionar uma mudança transformadora em conjunto com os nossos parceiros. Por este motivo, mantemos um diálogo e uma colaboração intensivos com os nossos fornecedores para promover práticas sustentáveis e o respeito pelos direitos humanos. A nossa missão é ir para além da conformidade, para promover o impacto e a mudança em toda a nossa cadeia de valor e para criar valor sustentável para os nossos clientes.

A nossa ambição permanente é comprometermo-nos com um fornecimento 100% responsável, juntamente com os nossos parceiros. Com base numa mentalidade partilhada e na responsabilidade que temos enquanto organização de aquisições global, esforçamo-nos por tomar decisões de fornecimento responsáveis a nível global, em todas as regiões, unidades de negócio e grupos de materiais, com base na nossa estratégia de fornecimento responsável.

Estamos convencidos de que só podemos estabelecer práticas de aquisição sustentáveis se todos os decisores nas cadeias de abastecimento globais atuarem no espírito da sustentabilidade. Isto exige um reconhecimento fundamental desta responsabilidade, bem como a adoção de uma atitude correta e o desenvolvimento de competências e conhecimentos.