RECURSOS NATURAIS

Uma mão passa por uma superfície de água calma com o horizonte de fundo

Proteger e restaurar a biodiversidade com foco nas florestas, terra e água, e assegurar uma gestão responsável dos recursos.

O aumento do consumo e a escassez de recursos devido ao aumento da população mundial e à aceleração da atividade económica estão a exercer uma pressão cada vez maior sobre os ecossistemas. A conservação da biodiversidade é importante para a Henkel, uma vez que o bom funcionamento dos ecossistemas e a saúde do solo são essenciais como base para uma agricultura sustentável e para a utilização de matérias-primas na produção.

YouTube Thumbnail Henkel Sustainability Film 2022 Protect natural resources (Thumbnail)

Proteção e restauração da biodiversidade 

A nossa estratégia de sustentabilidade visa proteger e restaurar a biodiversidade com foco nas florestas, terra e água. Para além de aplicarmos estes princípios às atividades nas nossas próprias instalações, promovemos também a gestão responsável das matérias-primas e a utilização de ingredientes à base de matérias-primas renováveis. Utilizamo-las para otimizar as características globais dos nossos produtos, sempre que tal seja compatível com considerações de ordem ambiental, económica e social. As matérias-primas renováveis já são ingredientes-chave em muitos dos nossos produtos, tais como detergentes, sabonetes, champôs, colas em stick e colas para papel de parede. Estamos igualmente empenhados em levar em conta considerações de ordem ambiental e social aquando da aquisição de matérias-primas renováveis.

Acompanhamos de perto os atuais esforços para proteger a biodiversidade e a desflorestação. Continuamos a desenvolver a nossa abordagem em conformidade com as expetativas daí resultantes. Isto inclui também o diálogo e a colaboração com partes interessadas externas, bem como iniciativas da própria indústria. Em setembro de 2020, subscrevemos o apelo à ação da Business for Nature, que instava os governos a incluírem a natureza na elaboração das suas políticas. Além disso, estamos a trabalhar com a organização de desenvolvimento Solidaridad para apoiar os pequenos agricultores do setor do óleo de palma e do óleo de palmiste em projetos que promovem práticas agrícolas inteligentes a nível climático. 

"Desflorestação líquida igual a zero" como objetivo para aumentar a biodiversidade

As florestas funcionam como sumidouros de carbono e são fundamentais para a proteção da biodiversidade. Também nos fornecem madeira e outras matérias-primas. Estamos empenhados em obter as nossas matérias-primas de forma sustentável e não através da desflorestação. O nosso objetivo é evitar a desflorestação de florestas primárias e secundárias com um valor ecológico significativo. Estas incluem terrenos turfosos e outros terrenos com elevado teor de carbono. Estamos empenhados no objetivo desflorestação líquida igual a zero e esperamos que os nossos fornecedores apoiem este objetivo como parte da nossa Política de Fornecimento Responsável.

Reduzir o consumo de papel e acabar com a desflorestação

A procura de produtos de papel está a aumentar em todo o mundo. O último estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) conclui que o consumo global de madeira, de 4,3 a 5 mil milhões de metros cúbicos por ano, é superior à quantidade que pode ser extraída de forma sustentável das florestas. Se a madeira for obtida e produzida de forma não sustentável, pode levar à desflorestação em áreas de elevado valor ecológico. O nosso objetivo é obter 100% do material de papel e cartão utilizado nas nossas embalagens como material reciclado ou, quando é necessária a utilização de fibra virgem, de florestas geridas de forma sustentável.

Esperamos que os nossos fornecedores apoiem o nosso objetivo: desflorestação líquida igual a zero. O aumento da transparência na cadeia de abastecimento é o objetivo da nossa cooperação com os nossos fornecedores de embalagens à base de papel. Isto implica a rastreabilidade dos materiais que adquirimos.

Em 2020, realizámos um inquérito exaustivo aos nossos principais fornecedores no setor do cartão canelado e do papel impresso. De acordo com as informações do inquérito, determinámos que os nossos fornecedores utilizam 69% de material reciclado. Cerca de 86% dos fornecedores utilizam pelo menos um ou mais sistemas de certificação. Estamos atualmente a desenvolver um inquérito revisto para acompanhar os nossos fornecedores no que diz respeito à sua utilização de fibras de papel sustentáveis e fibras de papel recicladas.

Utilização responsável do óleo de palma e do óleo de palmiste

Uma mão segura um fruto da palmeira Elaeis guineensis.

Promover a circularidade através dos nossos produtos, embalagens e tecnologias.

Os ingredientes à base de óleo de palma e de óleo de palmiste são um exemplo significativo de como promovemos ativamente a sustentabilidade na nossa cadeia de abastecimento. O óleo de palma, especialmente o óleo de palmiste e os seus derivados, são importantes matérias-primas renováveis necessárias para produzir os tensioativos que utilizamos nos nossos detergentes, produtos de limpeza doméstica e produtos para o cabelo e o corpo.

Por este motivo, o nosso objetivo é garantir que os ingredientes dos nossos produtos são feitos a partir de óleo de palma e de óleo de palmiste sustentáveis. Com este objetivo em mente, trabalhamos com as empresas de onde obtemos as nossas matérias-primas e com outros parceiros para exercer influência na cadeia de abastecimento de óleo de palma, desde os pequenos agricultores até aos consumidores.

Os pequenos agricultores produzem cerca de 40% do óleo de palma do mundo, mas a sua produtividade e a qualidade dos seus produtos são muito inferiores às das grandes plantações. Muitas vezes não têm acesso a conhecimentos técnicos e a serviços financeiros que são fundamentais para melhorar a sua produção. Alguns agricultores estão também preocupados com o facto de o acesso ao mercado do óleo de palma ser limitado se as suas colheitas não cumprirem os critérios estabelecidos pela RSPO. Em colaboração com a organização de desenvolvimento Solidaridad a Henkel está a dar resposta a estes desafios.

A Henkel é um membro fundador empenhado do Fórum para o Óleo de Palma Sustentável (FONAP) na Alemanha e é membro de vários dos seus grupos de trabalho. Estamos também ativamente envolvidos na Mesa-Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO). A norma RSPO inclui cada vez mais o cumprimento dos direitos humanos ao longo de toda a cadeia de abastecimento, para além dos aspetos ambientais.

Uso racional da água como um recurso importante

Os recursos hídricos da Terra não só estão distribuídos de forma desigual, como também estão ameaçados pelas alterações climáticas, pela poluição crescente e pela utilização excessiva. Reconhecemos a importância de utilizar este recurso de forma responsável, especialmente porque os ecossistemas aquáticos saudáveis são fundamentais para proteger a biodiversidade.

Na Henkel, a água desempenha um papel importante ao longo da nossa cadeia de valor. Utilizamos água como parte dos nossos processos de produção e como ingrediente nos nossos produtos. Muitos dos nossos produtos também necessitam de água durante a fase de utilização.

Por este motivo, a redução do consumo de água durante a produção e utilização dos nossos produtos é importante para nós. A fim de identificar abordagens adequadas para a melhoria, trabalhámos em estreita colaboração com várias partes interessadas. Por exemplo, estamos a investigar o nosso impacto na água ao longo da cadeia de valor. Isto inclui a análise da pegada hídrica das matérias-primas, dos nossos processos de produção e do consumo de água durante a utilização dos nossos produtos, bem como o tratamento de águas residuais. Na nossa nova posição sobre a água descrevemos mais pormenorizadamente a nossa abordagem para uma gestão responsável da água.

Além disso, estamos empenhados em garantir que os nossos produtos de consumo não causem a entrada de microplásticos no ambiente.