• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

21/fev/2019  Düsseldorf / Alemanha

Henkel apresenta um crescimento positivo em 2018

Henkel alcança um bom crescimento orgânico nas vendas com fortes ganhos, rentabilidade e cash flow

  • Vendas de 19,9 mil milhões de euros: impactadas pelos efeitos cambiais negativos de 1,1 mil milhões de euros; crescimento orgânico +2,4%
  • Aumento do lucro operacional (EBIT)1: +1,0% para 3.496 milhões de euros
  • Melhoria da margem EBIT1: +30 pontos base para 17,6%
  • Resultados por ação preferencial (EPS)1: +2,7% para 6,01 euros, em taxas de câmbio constantes de +7%
  • Forte expansão do free cash flow: +12,7% para 1.917 milhões de euros
  • Pagamento de dividendos2: +3,4% para 1,85 euros por ação preferencial
  • Bom progresso na implementação das prioridades estratégicas
  • Iniciativas de crescimento reforçam o compromisso com um crescimento rentável

“Em 2018, continuámos a gerar um crescimento positivo para a Henkel. Conseguimos um bom crescimento orgânico com novos máximos de ganhos e lucratividade. Também aumentámos significativamente o free cash flow. Ao mesmo tempo, enfrentámos efeitos cambiais negativos substanciais, bem como o aumento do preço dos materiais. O bom desempenho geral dos negócios foi uma vez mais impulsionado pelas nossas marcas de sucesso e tecnologias inovadoras com posições de liderança em mercados e categorias altamente atraentes. O nosso crescimento lucrativo foi complementado pela contribuição das aquisições nos nossos negócios industriais e de bens de consumo. Mantivemos a nossa forte disciplina de custos e melhoramos continuamente a nossa eficiência”, refere Hans Van Bylen, CEO da Henkel.

“Fizemos progressos substanciais na execução das nossas prioridades estratégicas até 2020 e mais além. Implementámos com sucesso as principais iniciativas estratégicas e melhorámos ainda mais a nossa competitividade. Para alcançar oportunidades adicionais de crescimento, principalmente nos nossos negócios de bens de consumo, e para acelerar ainda mais a transformação digital da nossa empresa, anunciámos em janeiro que vamos aumentar os investimentos em cerca de 300 milhões de euros anualmente a partir de 2019”, disse Hans Van Bylen. “A nossa ambição financeira a médio e longo prazo enfatiza o nosso compromisso de proporcionar um crescimento lucrativo sustentável e retornos atrativos.”

Perspetivas para 2019

Refletindo os maiores investimentos em crescimento a partir de 2019, a Henkel espera um crescimento nas vendas orgânicas entre 2 a 4% no ano fiscal atual. Para a margem EBIT ajustada, a Henkel espera um intervalo de 16 a 17% e um desenvolvimento do lucro ajustado por ação preferencial na faixa média de um dígito, abaixo do ano anterior, em taxas de câmbio constantes.

Vendas e desempenho dos lucros em 2018

Nominalmente, as vendas no ano fiscal de 2018 diminuíram ligeiramente em 0,6% para 19.899 milhões de euros. A evolução da moeda teve um efeito global negativo de cerca de 1,1 mil milhões de euros ou -5,4% sobre as vendas. Ajustadas pelos efeitos cambiais, as vendas cresceram 4,8%. As aquisições e os desinvestimentos representaram 2,4% do crescimento das vendas. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e das aquisições/desinvestimentos, mostraram um bom aumento de 2,4%.

A unidade de negócios de Adhesive Technologies apresentou um forte aumento orgânico nas vendas de 4,0%. Organicamente, as vendas da unidade de negócios de Beauty Care ficaram 0,7% abaixo do ano anterior. A unidade de negócio de Laundry & Home Care reportou um bom aumento nas vendas orgânicas de 1,9%.

Os mercados emergentes registaram novamente um forte aumento nas vendas orgânicas de 6,3%. Os mercados maduros registaram um desempenho nas vendas orgânicas ligeiramente negativo de -0,4%.

As vendas aumentaram organicamente em todas as regiões, à exceção da América do Norte. Na Europa Ocidental, as vendas mostraram um desenvolvimento orgânico positivo de 0,3%. Na Europa Oriental, as vendas cresceram organicamente em 7,6%. Na África/Médio Oriente registou-se um crescimento orgânico de vendas de 11,3%. As vendas na América do Norte estiveram organicamente 1,0% abaixo do nível do ano anterior. Este desenvolvimento deveu-se às dificuldades de entrega nos negócios de bens de consumo norte-americanos da Henkel no início do ano de 2018. A unidade de negócios de Adhesive Technologies apresentou um forte desempenho e a unidade de negócio de Professional Hair Care mostrou um crescimento significativo nesta região. A América Latina alcançou um crescimento orgânico nas vendas de 9,3% e, na região Ásia-Pacífico, as vendas cresceram organicamente 0,9%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 1,0%, de 3.496 milhões de euros, um novo recorde para a Henkel.

O retorno ajustado das vendas (margem EBIT) aumentou 0,3%, para 17,6%. Este é também um novo recorde para a empresa.

O resultado financeiro totalizou -65 milhões de euros depois de -67 milhões de euros3 em 2017.

O lucro líquido ajustado para o ano, após fatores não controláveis, aumentou 2,8% para 2.604 milhões de euros (2017: 2.534 milhões de euros).

O lucro por ação preferencial ajustado (EPS) cresceu 2,7%, de 5,85 euros para 6,01 euros. Em taxas de câmbio constantes, o crescimento EPS atingiu 7%.

O Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Comité de Acionistas vão propor à Assembleia Geral Anual, no dia 8 de abril de 2019, o aumento do dividendo por ação preferencial de 3,4% para 1,85 euros (ano anterior: 1,79 euros). O dividendo proposto por ação ordinária é de 1,83 euros, um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior (1,77 euros). Esse seria o maior pagamento de dividendos na história da empresa e equivale a uma taxa de pagamento de 30,9%.

O capital de giro líquido como percentual de vendas atingiu 5,1%, mostrando uma boa melhoria ao longo do ano, especialmente no segundo semestre, quase igual ao mesmo nível do período do ano anterior (4,8%).

A posição financeira líquida encerrou o ano em -2,895 milhões de euros (31 de dezembro de 2017: - 3.222 milhões de euros3). A mudança em relação ao final do ano anterior deveu-se principalmente ao forte desenvolvimento do free cash flow.

Desempenho das unidades de negócio

A unidade de negócio de Adhesive Technologies gerou um forte crescimento de vendas orgânicas de 4,0% em 2018. Nominalmente, as vendas cresceram 0,2% para 9.403 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 1,6% para 1.761 milhões de euros. O retorno ajustado das vendas cresceu 0,2%, atingindo 18,7%.

O desenvolvimento das vendas orgânicas na unidade de negócio de Beauty Care foi ligeiramente negativo em -0,7% no ano fiscal de 2018. Nominalmente, as vendas cresceram 2,1% para 3.950 mil milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 1,6%, para 675 milhões de euros. O retorno ajustado das vendas ficou ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, atingindo 17,1%.

A unidade de negócio Laundry & Home Care gerou um bom crescimento de vendas orgânicas de 1,9% no ano fiscal de 2018. Nominalmente, as vendas atingiram 6.419 milhões de euros, depois de 6.651 milhões de euros no ano anterior. O lucro operacional ajustado diminuiu ligeiramente em 0,7% para 1.162 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas cresceu fortemente em 0,5% e atingiu 18,1%.

Bom progresso na implementação da estratégia em 2018

“Nós procuramos uma estratégia clara e a longo prazo para a Henkel: queremos gerar um crescimento rentável sustentável. Com a Henkel 2020+, definimos as nossas quatro prioridades estratégicas para 2020 e mais além: impulsionar o crescimento, acelerar a digitalização, aumentar a agilidade e financiar o crescimento. Nos últimos dois anos, fizemos um excelente progresso e implementámos com sucessos as principais iniciativas estratégicas”, refere Hans Van Bylen.

Em 2018, a Henkel continuou a executar uma série de projetos e iniciativas para impulsionar ainda mais o crescimento nos seus mercados em todo o mundo. O profundo intercâmbio regular, bem como a estreita colaboração com os clientes nos negócios industriais e de consumo da Henkel foram fatores chave para o sucesso.

Foi colocado especial foco na aceleração dos ciclos de inovação e na redução dos prazos de inovação para abordar as novas tendências de mercado e as necessidades dos clientes mais rapidamente. A Henkel fez um bom progresso na melhoria dos seus processos de inovação, resultando em elevadas taxas de inovação, bem como no aumento das vendas do primeiro ano a partir de inovações ou das dez principais inovações.

A Henkel avançou também na integração dos negócios adquiridos e concluiu várias novas aquisições que fortalecerão a competitividade e complementarão o portefólio nos negócios industriais e de consumo.

Para captar novas fontes de crescimento, a unidade Henkel Corporate Venture Capital manteve o investimento em novas tecnologias, materiais, aplicações, modelos de negócios e serviços, com investimentos diretos em start-ups, bem como em outros fundos de capital de risco. A Henkel planeia investir cerca de 150 milhões de euros em atividades de risco, entre 2017 e 2020. Até ao final de 2018, cerca de metade desse valor já foi investido ou comprometido.

A Henkel fez um bom progresso na transformação digital da empresa. Em 2018, as vendas digitais do grupo aumentaram organicamente com uma taxa de crescimento de dois dígitos, impulsionadas pelo crescimento orgânico de mais de 30% dos nossos negócios de bens de consumo. A Henkel investiu ainda mais nas suas instalações de produção para alavancar o potencial da Indústria 4.0. Isso permite uma direção otimizada das fábricas de produção e dos processos de produção, resultando em mais qualidade, maior eficiência e mais sustentabilidade.

Foi criado um Digital Advisory Board com especialistas renomados do setor para assessorar o Conselho de Administração no processo de transformação digital.

Foi lançado o Henkel X como uma plataforma interna e externa para acelerar a transformação digital da Henkel. Para apoiar e consultar os funcionários que trabalham em projetos e iniciativas digitais, a Henkel estabeleceu também uma rede de orientação de cerca de 150 mentores externos, que incluem fundadores, especialistas digitais e líderes de opinião. Isto foi complementado por uma ampla gama de atividades internas e externas para aumentar ainda mais as capacidades digitais e a melhoria de qualificação de toda a organização.

A transformação digital alia-se à prioridade estratégica da Henkel para aumentar a agilidade em toda a organização. Em 2018, a Henkel continuou a promover o espírito empreendedor dos seus funcionários e equipas, incentivou a abertura à mudança, otimizou os fluxos de trabalho, apoiou uma comunicação mais transparente e visou expandir ainda mais o espaço individual para a tomada de decisões.

Como parte da sua prioridade estratégica para financiar o crescimento, a Henkel continuou a concentrar-se na disciplina e eficiência de custos. Neste contexto, a empresa desenvolveu quatro iniciativas. Em 2018, a Henkel implementou com sucesso as suas iniciativas ONE! ViEW e Net Revenue Management em toda a empresa, enquanto organização global integrada de cadeia de abastecimento da Henkel (ONE! GSC), bem como a continua otimização das atividades de serviços compartilhados continuaram a contribuir para a melhoria na eficiência. Combinadas, essas atividades, deverão render mais de 500 milhões de euros em ganhos anuais de eficiência a partir de 2020. Em 2018, a Henkel alcançou mais de 50% dos ganhos totais de eficiência visados.

Compromisso com um crescimento rentável sustentável a longo prazo

“2018 foi um bom ano para a Henkel. Apesar dos significativos ventos contrários e do aumento do preço dos materiais diretos, obtivemos um bom aumento das vendas orgânicas, com fortes ganhos, lucratividade e cash flow. Fizemos um ótimo progresso na implementação das nossas prioridades estratégicas e melhorámos ainda mais a nossa competitividade. Estamos convencidos de que a Henkel está bem posicionada para o futuro. Temos uma estratégia clara e perseguimos metas ambiciosas. Com os nossos crescentes investimentos em marcas, tecnologias, inovações e digitalização, estamos enfatizando o nosso compromisso de alcançar um crescimento rentável sustentável”, resumiu Hans Van Bylen.
 

Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.

1 Ajustado para despesas / ganhos únicos e despesas de reestruturação
2 Proposta aos acionistas para a Assembleia Geral Anual a 8 de abril de 2019
3 Dados do ano anterior alterados (principalmente devido a uma mudança nas políticas contabilísticas de acordo com o IFRS)