• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

4/jun/2019  Lisboa

Inaugurada a nova fábrica de produção sustentável para soluções de alto desempenho em Montornés del Vallés (Barcelona)

Henkel inaugura o seu Hub europeu para a indústria aeroespacial em Espanha

  • As soluções produzidas nesta nova fábrica darão resposta às últimas tendências da indústria aeroespacial
  • A Henkel fornecerá os principais líderes da indústria a partir deste Hub europeu e será a primeira fábrica de produção a obter a certificação Gold DGNB em Espanha.

A unidade de negócio Adhesive Technologies inaugurou hoje a sua nova unidade de produção para aplicações na indústria aeroespacial nas instalações da Henkel em Montornés del Vallés (Barcelona). Com um investimento de cerca de 35 milhões de euros, a empresa dará resposta ao aumento da procura por soluções de alto desempenho, apoiando as principais tendências da indústria aeroespacial global, como a redução de peso, a eficiência no uso de combustível e a automação. Durante a cerimónia de abertura, a Henkel contou com a presença do Presidente da Câmara de Montornés del Valles, do Diretor Geral alemão e dos seus clientes, e apresentou as suas novas instalações de vanguarda que atendem aos mais elevados padrões de sustentabilidade.

"O setor aeroespacial é um mercado crescente e atrativo para nós, já que se prevê que a procura mundial por novos aviões de passageiros deve duplicar nos próximos 20 anos”, referiu Jan-Dirk Auris, Vice-Presidente Executivo de Adhesive Technologies da Henkel. “Com estas novas instalações de alta tecnologia, ampliamos significativamente as capacidades para as nossas soluções de alto impacto líderes de mercado, que são especificas para plataformas de manutenção de aeronaves de grande porte e aumentamos a nossa capacidade de desenvolver materiais de última geração para futuros programas. Ao mesmo tempo, ampliamos a nossa rede global de produção e distribuição, e melhoramos a proximidade com a nossa sólida base de clientes na Europa”.

A Henkel Adhesive Technologies desenvolve e fornece materiais de engenharia, como adesivos estruturais e tecnologias de tratamento de superfície, para fabricantes de aeronaves em todo o mundo e são fornecedores de primeira linha do setor há mais de 40 anos. Através de uma estreita colaboração e participação do cliente desde a fase de projeto, a empresa oferece valor agregado em toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e qualificação de materiais até aos processos de montagem e de fabrico nas fábricas de produção dos clientes. As soluções de alto impacto das empresas respondem a algumas das principais tendências do setor, conseguindo construções mais modernas e leves para maior eficiência no consumo de combustível e maior conforto. Além disso, os materiais e a experiência da Henkel no setor permitem que os fabricantes aeroespaciais automatizem ainda mais os processos de produção e acelerem o seu ritmo de produção.

Os mais elevados padres de qualidade e sustentabilidade

A nova fábrica aeroespacial em Montornés amplia a fábrica de produção de Adhesive para a indústria automóvel. Conta com instalações para produção, laboratórios, escritórios e armazém, e estende-se sobre uma área de mais de 14 000m2, dos quais a fábrica ocupa quase 3 000 m2 e o armazém cerca de 4 500m2. Está equipada com tecnologias de ponta para garantir a rastreabilidade e a transparência para os clientes e para cumprir e superar os elevados padrões de qualidade e segurança do setor. Projetado como uma fábrica de última geração que usa as mais recentes tecnologias da indústria 4.0 para engenharia colaborativa e uma excelente execução de fabrico. Além de que oferece excelentes conexões logísticas, está idealmente localizado próximo a outros centros de produção de um cliente global, como a Airbus. “A nova fábrica torna-se o centro europeu da Henkel para a indústria aeroespacial e permite-nos aumentar as capacidades para os clientes globais. Além disso, o novo hub europeu da Henkel para a indústria aeroespacial será a primeira unidade de produção em Espanha a obter a certificação Gold DGNB e a expandir o centro de referência do Grupo Henkel na Península Ibérica, que tem mais de 50 anos”, refere Jaume Anguera, chefe do novo Hub Europeu da Henkel.
As primeiras entregas aos clientes provenientes das novas instalações estão programadas para o quarto trimestre de 2019.

Montornés del Vallés (Barcelona), um centro de referência global em constante crescimento

O centro de produção da Henkel em Montornés del Vallés, com mais de 50 anos de atividade, produz, por ano, mais de 200 000 toneladas de detergentes, detergentes líquidos e adesivos, empregando mais de 500 pessoas e exportando para mais de 60 países.
A Henkel está a apostar fortemente neste centro de produção e, nos últimos anos, fez um investimento de mais de 50 milhões de euros no seu centro de Montornés del Vallés, já que para além deste novo centro para a indústria aeroespacial, aumentou a capacidade de produção de detergentes com uma nova linha de embalamento de alta velocidade e está a construir um novo armazém automático de última geração, que será o centro logística no Sul da Europa para a unidade de negócio de Laundry & Home Care.

É uma das melhores fábricas de detergentes e a segunda de adesivos a nível mundial dentro da Henkel. É também uma fábrica líder em sustentabilidade que, ao longo dos anos, tem vindo a reduzir o consumo de água, energia e resíduos. Possui as mais relevantes certificações ISO 50001, ISO 45001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO TS 16949, ISO 9001 e ISO 9100.