• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

31/jul/2019  Lisboa

EasyD4R contribui para implementar uma economia circular

Henkel partilha ferramenta de software para avaliar a reciclabilidade das embalagens

Embalagens recicláveis é um pré-requisito para uma economia circular funcional. Para determinar de uma forma rápida e confiável a reciclabilidade das novas embalagens, a Henkel utiliza a sua ferramenta de software especialmente desenvolvida pela EasyD4R. A Henkel disponibilizou no seu site (henkel.com/easyd4r) esta ferramenta de avaliação para que mais empresas e organizações possam utilizá-la e desenvolver mais facilmente soluções de embalagens sustentáveis.

“Queremos promover uma colaboração aberta e acelerar a transição para uma economia circular”, afirma Dr. Thorsten Leopold, Head of International Packaging Development para os produtos de Home Care da Henkel. “Só seremos bem-sucedidos, se todos os participantes ao longo da cadeia de valor cooperarem – especialmente com definições claras e avaliações consistentes. Ao partilhar a nossa ferramenta de avaliação, queremos contribuir para a reciclagem das embalagens”.

A ferramenta de software desenvolvida pela EasyD4R é baseada em catálogos de critérios públicos e reconhecidos, como os da Plastics Recyclers Europe e é usada pela Henkel em toda a empresa. O objetivo é avaliar com rapidez e precisão a reciclabilidade das embalagens já nos estágios iniciais de desenvolvimento do produto. Isto foi confirmado por um teste independente realizado pelo Fraunhofer Institute for Environmental, Safety and Energy Technology UMSICHT. Os cientistas analisaram o software de avaliação e os seus resultados, e comparam-nos com os padrões nacionais e internacionais.

“Com esta ferramenta, a reciclabilidade das embalagens dos produtos pode ser avaliada”, refere Dr. Eng. Markus Hiebel, Head of Sustainability e Resources Manager da Fraunhofer UMSICHT. “Estamos muito satisfeitos por empresas como a Henkel estarem a levar muito à sério a sua responsabilidade e a contribuir para o desenvolvimento de embalagens recicláveis.”

Standard para fornecedores de dm-drogerie markt

Desde o início do ano, a Henkel já havia partilhado esta ferramenta de avaliação a pedido de outras empresas e organizações. A Henkel apresentou também a ferramenta aos membros do “Rezyklat-Forum” (“fórum de reciclagem”) iniciado pela cadeia de drogarias alemã dm-drogerie market. Os 32 membros incluem retalhistas, fabricantes, empresas terciárias e fabricantes de embalagens que representam toda a cadeia de valor ao longo da economia circular. O feedback foi muito positivo, a dm-drogerie market estabeleceu a ferramenta EasyD4R como um padrão para todos os seus fornecedores. “Juntamente com os nossos parceiros do “Rezyklat-Forum”, estamos empenhados em evitar e reduzir as embalagens de plástico, aumentando a quota de reciclagem e fortalecendo o uso de material reciclado. Para isso, é importante facilitar os sistemas atuais para uma economia circular, para garantir que as embalagens dos produtos usadas pelos consumidores possam ser totalmente recicladas novamente. A ferramenta EasyD4R da Henkel tem uma importante contribuição para que isso aconteça”, refere Sebastian Bayer, Presidente do “Rezyklat-Forum” e Managing Director for Marketing and Procurement da dm-drogerie markt.

Avaliar a reciclabilidade ao toque de um botão

O software avalia a reciclabilidade das embalagens com base na sua composição e nas proporções individuais do peso dos respetivos componentes, como materiais básicos, tampas, rótulos ou cores. Para todos os materiais em questão, a ferramenta armazena informações sobre a adequação para identificação durante a classificação e para processamento durante a reciclagem. Nessa base, o EasyD4R mostra resultados claros exibidos num sistema de avaliação de semáforos: forneces informações sobre a reciclabilidade de cada projeto como uma percentagem e as combinações de materiais que podem ser otimizadas para reciclagem. Ao fazê-lo, apoia o desenvolvimento de soluções de embalagens sustentáveis.

Comprometida com embalagens sustentáveis

Na sua estratégia para as embalagens, a Henkel estabeleceu como meta tornar todas as embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025*. A proporção de plástico reciclado usado nas embalagens para os produtos de consumo na Europa deve aumentar para 35%.

“Como um fabricante que utiliza o plástico como um importante material para as embalagens, assumimos a nossa responsabilidade. Já fizemos muitos progressos, mas, ao mesmo tempo, há muito mais a fazer”, refere Dr. Thorsten Leopold. “Portanto, para além de implementar a nossa estratégia para as embalagens, estamos envolvidos em inúmeras iniciativas e cooperações entre indústrias para promover novas soluções”.

Download gratuito o EasyD4R

A partir de agora, empresas, organizações e especialistas interessados podem descarregar gratuitamente a ferramenta de avaliação de reciclabilidade – EasyD4R – no site da Henkel em henkel.com/easyd4r.

Mais informações sobre o compromisso da Henkel com as embalagens sustentáveis podem ser encontradas em henkel.com/plastic.


* excluindo produtos adesivos em que os resíduos podem afetar a reciclabilidade.