• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

25/out/2019  Düsseldorf / Alemanha

Alterações no Conselho de Administração da Henkel

Carsten Knobel sucede Hans Van Bylen como CEO da Henkel

A Henkel anunciou que o atual CEO, Hans Van Bylen, por motivos pessoas, não estará disponível para continuar no cargo, após cerca de 35 anos na empresa, incluindo cerca de 15 anos no Conselho de Administração e quatro como CEO. Ele entregará o cargo de CEO ao seu sucessor Carsten Knobel a partir de 1 de janeiro de 2020. Carsten Knobel ingressou na Henkel em 1995 e é membro do conselho de administração desde 2012, onde é responsável pelas Finanças, Aquisições e Soluções Integradas de Negócios. O seu sucessor como Chief Financial Officer ainda não foi decidido.

“Após cerca de 35 anos na Henkel, decidi que, com o término do meu contrato no próximo ano, é agora o momento certo para fazer uma alteração na direção da empresa. Por motivos pessoais, não continuarei como Presidente do Conselho de Administração. Gostaria de agradecer a todos os funcionários e colegas do Conselho de Administração pela sua dedicação e compromisso nos últimos anos, bem como a todos os membros dos nossos comités de supervisão pelo seu apoio e consultoria”, refere Hans Van Bylen. “Estou também feliz pela nomeação de Carsten Knobel, membro do nosso Conselho de Administração, como meu sucessor e novo CEO. Estou convencido de que a Henkel continuará a desenvolver-se com sucesso sob a sua liderança”.

A Chairwoman of the Supervisory Board e Shareholders' Committee, Dra. Simone Bagel-Trah, agradeceu a Hans Van Bylen em nome dos comités e da família Henkel pelos seus serviços à empresa: “Hans Van Bylen teve uma contribuição significativa para o desenvolvimento de sucesso da nossa empresa ao longo dos anos e desenvolveu ativamente vários líderes seniores”, referiu a Dra. Simone Bagel-Tra.

Iniciando o curso sob a liderança de Hans Van Bylen

“Sob a liderança de Hans Van Bylen, todas as unidades de negócio foram fortalecidas graças a aquisições e parcerias. A aquisição da Sun Products expandiu significativamente a posição de mercado da nossa unidade de negócio de Laundry & Home Care nos EUA, o nosso maior mercado no mundo. Foram também realizadas aquisições nas unidades de negócios de Adhesive Technologies e de Beauty Care. Deu destaque especial à digitalização da empresa em todas as áreas, impulsionada com grande determinação. Gostaríamos sinceramente de lhe agradecer pelas importantes configurações do curso durante o seu tempo como CEO e pelo seu compromisso à nossa empresa há mais de 35 anos”, continuou a Dra. Simone Bagel-Trah.

Hans Van Bylen (58 anos) iniciou a sua carreira profissional na Henkel em 1984. Como membro do Conselho de Administração desde 2005, foi inicialmente responsável pela unidade de negócio Beauty Care antes de ser nomeado Chairman of the Management Board no início de 2016. Desde setembro de 2018, Hans Van Bylen é também Presidente da Associação Alemã da Indústria Química (VCI) e também membro do Board of Directors do Fórum de Bens de Consumo (CGF).

Foco no crescimento rentável sustentável

“Com Carsten Knobel, nomeamos um excelente sucessor dentro da empresa. Ele conhece muito bem a Henkel e tem muitos anos de experiência internacional em gestão e liderança. É altamente reconhecido pelos seus colegas no Conselho de Administração, bem como pelos nossos funcionários, tendo também uma excelente reputação nos mercados de capitais. Estamos convencidos de que, juntamente com todo o Conselho de Administração, ele continuará a impulsionar vigorosamente o desenvolvimento da nossa empresa. Em nome de todos os comités e funcionário da Henkel, desejo-lhe tudo de bom e sucesso para o futuro”, disse a Dra. Simone Bagel-Trah.

Carsten Knobel nasceu em 1969 em Marburg. Depois de estudar gestão de empresas e química técnica da Universidade Técnica de Berlim, iniciou a sua carreira na Henkel em 1995 como assistente do membro do Conselho de Administração responsável pela pesquisa e desenvolvimento. Passou depois para a unidade de negócio de Beauty Care, onde ocupou diversos cargos de crescente responsabilidade no controlo, nas fusões e aquisições, e nos negócios operacionais. Depois de assumir o cargo de Head of Corporate Strategy & Controlling e Financial Director na unidade de negócio de Beauty Care, foi nomeado Chief Financial Officer em 2012.

É também membro do Conselho Fiscal da Lufthansa e Vice-Presidente do Conselho Fiscal do Bundesliga Soccer Club Fortuna Düsseldorf. Carsten Knobel é casado e tem dois filhos.

“Sou grato pela confiança que é expressa através desta nomeação. Estou ansioso por trabalhar com os meus colegas do Conselho de Administração e com a nossa equipa global para moldar o futuro da Henkel. Temos excelentes funcionários, marcas e tecnologias líderes, inovações emocionantes e grandes oportunidades para um crescimento rentável ainda mais sustentável com as nossas unidades de negócio num ambiente de mercado dinâmico”, afirmou Carsten Knobel.