5/mar/2020  Düsseldorf / Alemanha

Novo enquadramento estratégico para o crescimento

Henkel apresenta agenda para crescimento

  • Definir o futuro com um novo enquadramento estratégico
    • Dar forma a um portefólio vencedor com rigor
    • Acelerar inovações de impacto com maiores investimentos
    • Potenciar a sustentabilidade baseada num histórico forte e com metas ambiciosas
    • Transformar a digitalização num criador de valor para clientes e consumidores
    • Redefinir os modelos operacionais para serem ajustados, rápidos e simples
    • Fortalecer a cultura colaborativa com pessoas capacitadas
  • Agenda de crescimento sustentada pela ambição financeira de médio a longo prazo
    • Crescimento orgânico das vendas de 2 a 4%
    • Crescimento de lucros* ajustados por ação preferencial na faixa percentual de um dígito médio a alto, em taxas de câmbio constantes
    • Foco no aumento do cash flow

A Henkel apresentou hoje aos investidores, analistas e media, o seu novo enquadramento estratégico para o futuro.

“Na Henkel, estamos a construir uma base sólida para o futuro: marcas fortes e tecnologias inovadoras, negócios atrativos com muitas posições de liderança de mercado em todo o mundo, uma equipa altamente comprometida e um excelente balanço financeiro altamente capaz de gerar lucros. No entanto, e recentemente, o nosso desempenho global ficou abaixo das nossas ambições e expectativas de nossos acionistas. No futuro, sabemos que podemos fazer melhor e assim o faremos”, afirmou Carsten Knobel, CEO da Henkel.

“Com base numa análise completa dos nossos pontos fortes e da necessidade de mudança, desenvolvemos um novo enquadramento estratégico para a nossa empresa. Este enquadramento estrutural vai ajudar-nos a vencer nesta nova década, com um foco claro no crescimento estratégico. Significa criar valor acrescentado para o cliente e consumidor, crescer nos mercados, reforçando a liderança em sustentabilidade e permitindo que os nossos colaboradores cresçam, profissional e pessoalmente, através da sua atividade na Henkel”, explicou Knobel.

“Seguindo esta orientação, o nosso novo enquadramento estratégico para o crescimento impulsionará o desenvolvimento bem-sucedido da Henkel no futuro e evoluirá com o tempo. Os principais elementos deste enquadramento são um portfólio vencedor, vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e digital, bem como modelos operacionais prontos para o futuro, sustentados por uma base sólida de uma cultura colaborativa e pessoas altamente habilitadas. O nosso compromisso com o crescimento intencional também se reflete na nossa ambição financeira de médio a longo prazo”, resumiu Carsten Knobel.

Dar forma a um portefólio vencedor com rigor

Um elemento-chave da direção futura é a gestão de um portfólio ativo. A Henkel identificou marcas e categorias com um volume total de vendas de mais de mil milhões de euros, predominantemente nos negócios de consumo, das quais cerca de 50% devem ser desinvestidas ou descontinuadas até 2021. Adicionalmente, as fusões e aquisições continuarão a ser parte integrante da estratégia da Henkel. Os principais critérios para aquisições são disponibilidade, adaptação estratégica e atratividade financeira. A Henkel utilizará o seu forte balanço financeiro para procurar aquisições de elevado impacto. Enquanto a Henkel pretende expandir sua liderança tecnológica em Adhesive Technologies com aquisições, a empresa estará focada nos seus negócios de consumo com posições líderes de país e categoria, bem como em oportunidades e novos modelos de negócios.

Vantagens competitivas: inovação, sustentabilidade, digital

Para fortalecer ainda mais as suas vantagens competitivas, a Henkel estará focada em acelerar inovações de impacto, aumentar a sustentabilidade como um fator de diferenciação e a transformação digital para criação de valor para o cliente e consumidor.

Acelerar inovações de impacto com maiores investimentos

A Henkel pretende acelerar inovações impactantes, suportadas por maiores investimentos. Inclui uma melhorada abordagem de inovação, como por exemplo, através da expansão do uso de ferramentas e dados digitais para melhores e mais rápidos insights. A Henkel vai potenciar a tomada de decisões em toda a organização ainda mais perto do mercado e alavancar o potencial de inovação aberta e crowdsourcing de ideias, bem como fomentar abordagens ágeis e investimento em incubadoras e centros de inovação. Isto permitirá o desenvolvimento de inovações de impacto nas três unidades de negócio. Inovações e marcas serão apoiadas com investimentos consistentes nas principais categorias e regiões. Portanto, a Henkel está empenhada em aumentar os investimentos em publicidade, digital e TI em 350 milhões de euros em comparação com o ano de 2018.

Potenciar a sustentabilidade com base num histórico forte e com metas ambiciosas

Com base no seu forte histórico e progresso em direção às metas para 2020 e além, a Henkel pretende fortalecer a sustentabilidade enquanto diferencial competitivo. A empresa definiu os próximos marcos para três eixos principais que são altamente relevantes para consumidores, clientes, parceiros de negócios e sociedade em geral: com a visão de se tornar uma empresa positiva para o clima até 2040, a empresa planeia reduzir a pegada de carbono da sua produção em 65% e economizar 100 milhões de toneladas de CO2  junto com os seus consumidores, clientes e fornecedores até 2025. Trabalhar em direção a uma economia circular e zero desperdício de plástico no meio ambiente, a Henkel definiu metas ambiciosas de embalagens para 2025: 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis* e a empresa pretende reduzir os plásticos virgens produzidos com combustíveis fósseis nas suas embalagens de produtos de consumo em 50%.

A Henkel também deseja melhorar o seu impacto social positivo nas comunidades – afirmando-se 100% responsável, através do estímulo aos seus mais de 50.000 colaboradores comprometidos e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo até 2025.

A sustentabilidade estará firmemente ancorada em todas as atividades. Ao estabelecer a sustentabilidade como um pilar central nas suas estratégias de inovação, as áreas de negócio de Beauty Care e Laundry & Home Care vão desenvolver os seus portfólios de produtos com um foco particular em soluções de embalagens sustentáveis e na evolução de marcas com propósito. A área de negócio Adhesive Technologies continuará a alavancar o seu potencial através de produtos e tecnologias que definem os padrões da indústria.

Transformação Digital para criação de valor para clientes e consumidores

A Henkel pretende que a transformação Digital crie valor acrescentado para clientes e consumidores. A Henkel deseja aumentar a ligação 1:1 e as vendas digitais nos negócios de consumo, expandindo as plataformas digitais existentes e estabelecendo novas para uma relação mais direta com os consumidores. A digitalização end-to-end centrada no cliente nos negócios industriais será direcionada para gerar novos negócios e para digitalizar ainda mais a experiência do cliente em todos os pontos de contacto. Adicionalmente, a Henkel continuará a integração de dados em toda a cadeia. Isto permitirá que a empresa, por exemplo, crie soluções inovadoras e personalizadas em inteligencia artificial. A Henkel também investirá em talento digital, especialmente cientistas e engenheiros de dados com capacidades futuras e profunda experiência no setor tecnológico. E, finalmente, a Henkel quer fomentar o foco nos negócios digitais e eficiência. A Henkel reorganizará completamente sua configuração digital, estabelecendo uma nova estrutura digital chamada "Digital Business". A Henkel definiu no final do ano passado uma nova posição CDIO (Chief Digital and Information Officer). As equipas de digital e TI da Henkel estão agora concertadas sob a liderança do CDIO, que reporta diretamente ao CEO.

O novo “Digital Business” da Henkel baseia-se em dois pilares: primeiro, “Business Technology”, que é um veículo para impulsionar a eficiência em toda a cadeia de valor, otimizando continuamente os processos de negócio e os sistemas de TI. O segundo pilar é "Henkel Digital", uma nova unidade dedicada à incubação e inovação orientadas para o mercado. Sob esta orientação, a Henkel planeia estabelecer centros de inovação digital em Berlim, Silicon Valley e na Ásia.

Redefinir os modelos operacionais para serem ajustados, rápidos e simples

A Henkel está a redefinir os seus modelos operacionais em toda a empresa para que sejam ajustados, rápidos e simples e para melhorar continuamente a competitividade dos seus processos e estruturas. A empresa pretende intensificar os esforços para possibilitar novos modelos de negócio, aumentar a proximidade de clientes e consumidores com tomadas de decisões mais rápidas e ampliar continuamente a eficiência.

Fortalecer a cultura colaborativa com pessoas capacitadas

Uma cultura forte, valores partilhados e uma estrutura clara para colaborar como uma só equipa são fundamentais para o sucesso futuro da Henkel. Como primeiro passo, a Henkel apresentou novos “Leadership Commitments” para todos os colaboradores em todo o mundo em 2019. A Henkel planeia acelerar essa jornada cultural com esses compromissos no núcleo central e promoverá uma cultura de colaboração e empowerment, capacitando os seus colaboradores com skills futuros e fomentando o crescimento e desenvolvimento das pessoas.

Ambição financeira de médio a longo prazo

“O nosso novo enquadramento estratégico para o crescimento também se reflete na nossa ambição financeira de médio a longo prazo: crescimento orgânico de vendas entre 2 e 4%, crescimento de lucros* ajustados por ação preferencial na faixa percentual de um dígito médio a alto, em taxas de câmbio constantes e o nosso foco contínuo na expansão livre de cash flow”, afrimou Carsten Knobel.

"Em resumo, estamos convictos de que hoje lançamos as bases para o futuro desenvolvimento bem-sucedido da Henkel. Agora, estamos focados na implementação dessas medidas, impulsionando mudanças e evoluindo ainda mais na nossa agenda de crescimento”, sublinhou Carsten Knobel.


* Ajustado para despesas / ganhos únicos e despesas de reestruturação.
** excluindo produtos adesivos em que resíduos podem afetar a reciclabilidade.