7/abr/2020  Düsseldorf / Alemanha

Impacto do COVID-19 no desempenho dos negócios em 2020 não é atualmente previsível

Henkel revê previsão para o ano fiscal de 2020

Como o desenvolvimento dinâmico da pandemia do COVID-19 afeta a economia global, não é possível, atualmente, fazer uma avaliação fiel e realista do desempenho futuro dos negócios da Henkel. Como consequência, o Conselho de Administração da Henkel AG & KGaA decidiu hoje que a previsão para o ano fiscal de 2020, publicado no Relatório Anual de 2019, não será mantida.

Em todas as unidades e funções de negócios, a Henkel está a dar resposta à crise desencadeada pela pandemia do COVI-19, com medidas especificas. No entanto, no momento, não é possível prever com confiabilidade suficiente em que período e até que ponto a Henkel enfrentará impactos adicionais no ano fiscal de 2020, e em que medidas esses podem ser compensados por contramedidas.

Assim que for possível fazer uma avaliação suficientemente confiável do desempenho futuro dos negócios em 2020, a Henkel publicara uma previsão correspondente.

“O mundo está a passar por um período muito desafiante. Em primeiro lugar, as pessoas e as comunidades em quase todos os países estão a ser afetadas pela propagação do coronavírus. Mas também as empresas e a economia em todo o mundo estão a enfrentar grandes desafios. Nesta situação difícil, a saúde e a segurança dos nossos funcionários, clientes e parceiros de negócios é a nossa prioridade. Tomamos ações precoces e medidas para protegê-los, garantindo a continuidade dos negócios sob essas condições sem precedentes”, refere o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

“Como a pandemia do COVID-19 tem um alcance mundial e o seu desenvolvimento é imprevisível, atualmente, não podemos fazer projeções confiáveis para o desempenho dos nossos negócios em 2020. Mas com a nossa equipa global empenhada, com a sua resiliência e competências, bem como o nosso forte equilibro, estamos confiantes que vamos combater esta crise da melhor forma possível e emergir desta crise ainda mais fortes”, acrescentou Carsten Knobel.

Desempenho no primeiro trimestre impactado pelo COVID-19

O desenvolvimento da Henkel no primeiro trimestre de 2020 foi já impactado pelos efeitos da pandemia do COVID-19. Com base nos resultados preliminares, a Henkel espera um crescimento geral de vendas orgânicas para o Grupo de -0,9% no primeiro trimestre de 2020.

Para a unidade de negócios de Adhesive Technologies, a Henkel espera um crescimento orgânico nas vendas de -4,1% no primeiro trimestre. Nessa unidade de negócios, a procura diminuiu particularmente na indústria automóvel. Graças a elevada procura por produtos de Laundry & Home Care, a Henkel espera que a unidade de negócios tenham alcançado um crescimento orgânico nas vendas de 5,5% no primeiro trimestre. Espera-se que a unidade de negócios de Beauty Care reporte um declínio das vendas orgânicas de -3,9%. Embora o negócio dos cabeleireiros tenha sido significativamente impactado pelo encerramento das lojas recomendado por muitas autoridades, o crescimento orgânico das vendas de retalho em relação ao ano anterior, foi estável.

A Henkel publicara os seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2020 a 11 de maio de 2020.


Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.

Este documento inclui – na estrutura de relatório financeiro aplicável não claramente definida – medidas financeiras suplementares que são ou podem ser medidas de desempenho alternativas (medidas não baseadas no GAAP). Essas medidas financeiras complementares não devem ser vistas isoladamente ou como alternativas às medidas dos ativos líquidos e das posições financeiras ou resultados operacionais da Henkel, conforme apresentadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável nas suas Demonstrações Financeiras Consolidadas. Outras empresas que relatam ou descrevem medidas de desempenho alternativas com título semelhante podem calculá-las de forma diferente.

Este documento foi emitido apenas para fins informativos e não se destina a constituir um aviso de investimento ou uma oferta de venda, ou uma solicitação de uma oferta de compra, quaisquer valores mobiliários.