15/abr/2020  Lisboa

Forte compromisso social a nível global e local, apoiando funcionários, clientes e comunidades

Henkel lança programa de solidariedade face ao Covid-19

  • A multinacional anunciou um plano global de solidariedade através do qual doará dois milhões de euros ao fundo COVID-19 da OMS – Organização Mundial de Saúde e da Fundação da ONU – Organização das Nações unidas, entre outras organizações selecionadas, bem como cinco milhões de unidades de produtos de higiene pessoal e doméstica em todo o mundo
  • O plano global inclui outras medidas como a produção de gel desinfetante em várias fábricas da Henkel em todo o mundo, ou condições de pagamento flexíveis para cabeleireiros
  • Em Portugal, a empresa doou mais de 14 000 produtos de limpeza e de higiene pessoal para ajudar familias carenciadas através de três ONG’s: Cruz Vermelha, Re-food Alvalade e Casa da Alegria.
  • A Henkel Ibérica participa também na iniciativa solidária da Centromarca para ajudar a colmatar a necessidade de Salas de Pressão Negativa no SNS – Sistema Nacional de Saúde
  • A segurança e a saúde dos funcionários da empresa são uma prioridade

A Henkel lançou, global e localmente, um programa de solidariedade para apoiar funcionários, clientes Doação de dois milhões de euros para o fundo da Fundação COVID-19. Graças a este programa, a Henkel Ibérica doou cerca de 225 000 doses de detergente para a máquina de roupa, 2 100 litros de detergente para limpeza do lar e 3 350 blocos sanitários para ajudar famílias carenciadas a manter a sua roupa e casas limpas e higienizadas neste momento difícil para todos. A ajuda será feita através de três ONG’s: Cruz Vermelha, Re-food Alvalade e Casa da Alegria.

A Henkel apoiou também com artigos de higiene pessoal, contribuindo para que as famílias mais carenciadas assegurem os necessários cuidados de higiene pessoal durante esta fase. Para esse efeito, a Cruz Vermelha receberá cerca de 2 280 géis de banho, 2 100 champôs e 1 140 unidades de pasta dentífrica.

“Com esta iniciativa a Henkel e a Cruz Vermelha ampliam a sua colaboração, que já conta com alguns anos. O objetivo é poder ajudar grupos desfavorecidos, com produtos de limpeza e de higiene pessoal que são essenciais para as famílias”, refere Griselda Serra, Diretora de Recursos Humanos da Henkel Ibérica.

Além disso, a Henkel Ibérica integrou a iniciativa de solidariedade da Centromarca, a associação portuguesa de fabricantes, para ajudar a colmatar a necessidade de Salas de Pressão Negativa no SNS. Três hospitais, em Lisboa, Porto e Coimbra, vão receber estes equipamentos num valor total de cerca de 50 mil euros.

O programa global inclui medidas como:

  • Doação para o fundo da Fundação OMS/ONU, bem como para outras organizações: um montante de dois milhões de euros será doado a diferentes fundos e organizações para ajudar a combater a pandemia. A Fundação Fritz Henkel doará um milhão de euros diretamente ao Fundo de Resposta à Solidariedade CODIV-19, lançado pela OMS e pela ONU. Essa doação ajudará a fornecer equipamentos de proteção para os profissionais de saúde da linha da frente, equipar laboratórios de diagnóstico, melhorar a recolha e a análise de dados, estabelecer e manter as unidades de cuidados intensivos, além de acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de possíveis vacinas e terapêuticas. Além disso, a Fundação Fritz Henkel irá distribuir globalmente um milhão de euros para diferentes organizações e parceiros, bem como para apoiar o compromisso pessoal e o envolvimento voluntário dos funcionários que lutam contra a crise sanitária.
  • Doação de produtos de higiene pessoal e doméstica: também a nível global, a Henkel doará cinco milhões de unidades de produtos de higiene pessoal e doméstica. Esta doação incluirá desinfetantes para as mãos, sabonetes e equipamentos de proteção, como detergentes, desinfetantes e outros produtos de limpeza doméstica. A equipa de cidadania corporativa da Henkel implementará essas doações em estreita colaboração com instituições de caridade, organizações, autoridades locais e parceiros em todo o mundo.
  • Mudança nas instalações de produção para produzir desinfetantes: a Henkel começou a produzir desinfetantes em fábricas selecionadas e espera doar durante os próximos dias 50 000 litros de desinfetantes. Os produtos são destinados a ajudar instituições públicas e grupos profissionais na luta conta o coronavírus.
  • Melhores condições de pagamento para uma seleção de parceiros de negócio: a Henkel considera também oferecer melhores condições de pagamento para pequenos e médios cabeleireiros profissionais, para apoiá-los durante a atual situação difícil.
  • Medidas de segurança e saúde para os funcionários: desde o início da crise, a Henkel abordou a situação de maneira proativa através das suas equipas de gestão de crise a nível nacional, regional e mundial. O objetivo principal da gestão de crise e é fazer todos os possíveis para garantir a segurança de funcionários, clientes e parceiros comercias, e manter as operações nestas circunstâncias difíceis.

“A segurança e a saúde dos nossos funcionários são uma prioridade para a Henkel. Nesta situação sem precedentes, a nossa responsabilidade é, por um lado, continuar a fornecer os nossos clientes para que os produtos de higiene pessoal e de limpeza, bem como os adesivos para a indústria de primeira necessidade, cheguem às famílias, e, por outro lado, apoiar as comunidades em que operamos”, comenta Rodolfo Schornberg, presidente de Henkel Ibérica.