27/jul/2021  Lisboa

Recolha de cerca de 4 toneladas de plástico

Persil e Brigada do Mar unem-se para recolher plástico nas praias portuguesas

Persil e Brigada do Mar formam uma parceria para a realização de ações de limpeza na costa portuguesa com o conceito “Por um mundo mais sustentável”.  Nesta iniciativa, que vai decorrer nas praias da Lagoa de Albufeira (Sesimbra), Melides, Carvalhal e Tróia, até ao final do ano de 2021, estimam recolher perto de quatro toneladas de plástico.

Segundo um artigo do Parlamento Europeu, revisto em 2021, calcula-se que, todos os anos, chegam aos oceanos entre 4,8 e 12 milhões de toneladas de lixo. Só na União Europeia, mais de 80% do lixo encontrado nas praias é plástico, na sua maioria de utilização única.

A sustentabilidade é uma das bandeiras da Henkel e a estratégia, assente no desenvolvimento de uma economia circular, tem como meta para 2025 que 100% das embalagens da Henkel sejam recicláveis ou reutilizáveis para evitar que os resíduos vão para o meio ambiente. Em linha com esta estratégia, Persil une-se à Brigada do Mar, uma organização que, desde 2009, desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de educação e intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação da orla marítima portuguesa em áreas não concessionadas. No total, serão cinco dias de iniciativas, em datas a anunciar brevemente.

Para Simão Acciaioli, cofundador da Brigada do Mar: “em 13 anos já retirámos mais de 860 toneladas de lixo do areal em várias ações pelo país, mas ainda há muito a fazer para educar e sensibilizar as pessoas para este problema. Com esta parceria, e com o apoio de Persil, será possível proceder à limpeza de mais de 50 Km lineares de costa.”

Luisa Oliveira, Diretora da divisão de Laundry & Home Care da Henkel em Portugal, acrescenta que “esta parceria enquadra-se perfeitamente na estratégia de sustentabilidade da empresa, e com o objetivo da nossa marca Persil em contribuir para um mundo mais limpo. Para a Henkel a marca Persil poder participar em ações que contribuam para termos uma costa mais limpa e com menos plástico é um motivo de orgulho.