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21/jan/2019  Lisboa

Impulsionando o crescimento lucrativo sustentável

Henkel vai intensificar investimentos em crescimento

  • Implementação do Henkel 2020+ em andamento
  • Resultados preliminares de 2018: bom desempenho apesar de ventos contrários significativos
  • Intensificar investimentos em marcas e inovações para alcançar oportunidade de crescimento nos negócios de consumo e acelerar a transformação digital
  • Perspetivas para o ano fiscal 2019, refletindo o aumento dos investimentos em crescimento, mantendo a alta disciplina de custos
  • Ambição financeira de médio a longo prazo para 2020 e mais além, reforçando o compromisso de apresentar um crescimento lucrativo
  • Aumento do rácio de pagamento de dividendos futuros

Desde o anúncio das suas prioridades estratégicas para 2020 e mais além (2020+), a Henkel fez progressos muito bons na implementação das suas prioridades estratégias e obteve um bom desempenho nos negócios em 2017 e 2018 graças ao seu forte portefólio e às tecnologias inovadoras. Para alcançar oportunidades de crescimento principalmente nos negócios de consumo e acelerar a transformação digital, a Henkel aumentará os investimentos em cerca de 300 milhões de euros anualmente a partir de 2019. Cerca de dois terços desse valor serão investidos em marcas, tecnologias, inovações e mercados chave para a Henkel, enquanto cerca de um terço financiará a transformação digital em toda a empresa.

“Vamos intensificar os nossos investimentos em crescimento para aproveitar os nossos pontos fortes e alcançar oportunidades, especialmente nos nossos negócios de bens de consumo. Fortaleceremos a nossa posição acelerando o lançamento de novas marcas e inovações, aumentando os nossos investimentos em marketing e impulsionando ainda mais a digitalização. Ao mesmo tempo, continuaremos a manter a nossa disciplina de alto custo, procurando mais ganhos de eficiência e ajustando continuamente as nossas estruturas”, refere Hans Van Bylen, CEO da Henkel. “Estamos comprometidos em oferecer crescimento lucrativo sustentável e retornos atrativos”.

Investir em marcas, tecnologia, inovações e digitalização

O negócio de Adhesive Technologies da Henkel está bem posicionado para um maior crescimento num ambiente cada vez mais desafiante, graças à sua incomparável variedade de tecnologias, ao seu alcance global e a uma ampla base de clientes de uma vasta gama de indústrias. A Henkel continuará a aproveitar as oportunidades de crescimento do seu negócio de adesivos, alavancando megatendências, como a conetividade, a mobilidade eletrónica e a sustentabilidade.

A unidade de negócios Adhesive Technologies expandirá a sua posição em mercados e tecnologias em crescimento, impulsionando aplicações emergentes, por exemplo, em peso leve e eletrificação. Há um foco claro em alcançar todo o potencial de crescimento ao co-criar inovações com clientes e usar a sua ampla rede de especialistas. Para criar experiências de clientes digitais únicas, a unidade de negócios Adhesive Technologies implementará uma plataforma de dados integrada para melhor atender aos pedidos dos seus clientes.

Em Beauty Care, a Henkel planeia um relançamento de todo o portefólio de produtos capilares para impulsionar um crescimento superior. Isso incluirá novas formulações de marcas de sucesso como Schauma, Syoss e Gliss. Para acelerar o forte ímpeto de crescimento na coloração de cabelo, a Henkel vai construir inovações fortes sob as marcas Schwarzkopf e Palette. Em hair styling, a Henkel detém posições de liderança na Europa e pretende crescer ainda mais com a sua marca líder. A marca de rápido crescimento got2b será relançada e expandida com inovações direcionada para o segmento masculino.

Na América do Norte, a unidade de negócio de Beauty Care vai basear-se no forte valor da marca Dial em cuidados para o corpo com novas formulações e abordando a tendência de uma pele mais saudável. A Henkel expandirá também o seu portefólio na atrativa categoria de produtos de coloração de cabelos na América do Norte. A marca de rápido crescimento got2b será aprimorada por novas ofertas para homem, para além do styling, e expandida para uma marca de categoria cruzada voltada para o atraente segmento de consumidores da geração millennials.

A Henkel fortalecerá ainda mais o seu negócio global de hair professional para sustentar um momento de crescimento muito forte. O crescimento será apoiado por uma ofensiva de inovação em todas as categorias, incluindo iniciativas de alto potencial de cor e cuidados. A Henkel planeia também expandir marcas para novas regiões. A empresa entrará em canais de distribuição adicionais para os seus negócios de hair professional. Uma nova plataforma interativa B2B, de última geração, será lançada para impulsionar as vendas e oferecer serviços superiores ao cliente.

Em Laundry & Home Care, a Henkel planeia a maior ofensiva de inovação para a sua marca líder de detergentes Persil, e lançará também novas tecnologias e formulações premium. A Henkel apresentará a primeira cápsula de quatro câmaras do mercado e uma nova fórmula de limpeza profunda. A marca de detergentes premium da Henkel oferecerá ainda outras inovações, proporcionando uma experiência e conveniência superiores ao consumidor. O negócio de e-commerce será expandido com fórmulas altamente concertadas e embalagens prontas para o e-commerce. O portefólio completo de marcas com boa relação custo-benefício será relançado globalmente.

Na América do Norte, a unidade de negócios de Laundry & Home Care executará um relançamento completo da marca “all”, aproveitando o conhecimento tecnológico global da Henkel. Para atingir o segmento crescente das cápsulas, a Henkel lançará o inovador conceito de disco Persil ProClean e expandirá o seu portefólio de cápsulas com boa relação custo-benefício com o “Purex 4-in-1”. Com a marca de acabamento de tecidos líder, a Snuggle, a Henkel entrará no segmento premium com a nova gama de produtos com um novo perfume.

No segmente Home Care, a Henkel visa fortalecer o crescimento e expandir as participações de mercado, alavancado as principais marcas e as principais tendências de consumo. Está planeado para 2019 o relançamento de toda a gama Somat, incluindo uma nova geração de cápsulas e gel. Os produtos bem-sucedidos no segmento de higiene oral serão ampliados com novos aromas. Além disso, a linha de produtos Pro Nature fortalecerá a sua forte posição no segmento de rápido crescimento de produtos sustentáveis.

Todas as iniciativas serão suportadas por um aumento substancial do investimento em marketing nos canais tradicionais e digitais.

A transformação digital da Henkel será ainda mais acelerada por uma expansão significativa dos investimentos em negócios digitais, análise e infraestruturas. Os negócios digitais serão especificamente fortalecidos com o desenvolvimento de formatos específicos de produtos prontos para o e-commerce e de novos serviços digitais. Isso também inclui uma rápida expansão de cooperações com os principais parceiros de e-commerce ou aplicações de “Internet das Coisas”.

A interação direta com clientes e consumidores via canais digitais será ainda mais ampliada. Investimentos em novas ferramentas de análise, sistemas eCRM e aplicações de gestão da categoria e-shopper estão a ser planeados. A indústria 4.0, incluindo soluções avançadas de automação e robótica, serão ainda mais aperfeiçoadas. A infraestrutura digital da empresa será reforçada com a criação de novos espaços de trabalho digitais, investimentos em segurança cibernética e uma atualização das capacidades de rede e da infraestrutura do site.

Resultados Preliminares de 2018:

Bom desempenho apesar de moedas negativas significativas e materiais diretos
As vendas preliminares em 2018 totalizam 19,9 mil milhões de euros, após 20 mil milhões de euros no ano anterior. As moedas impactaram negativamente as vendas reportadas em cerca de 1,1 mil milhões de euros. O crescimento orgânico das vendas – que exclui o impacto dos efeitos cambiais e das aquisições / desinvestimentos – foi de 2,4%.

A unidade de negócio Adhesive Technologies alcançou um crescimento muito forte em vendas orgânicas de 4,0%. A unidade de negócio Beauty Care gerou um crescimento negativo em vendas orgânicas de 0,7%. A unidade de negócio de Laundry & Home Care relatou um bom crescimento em vendas orgânicas de 1,9%.

Olucro operacional ajustado* (EBIT) preliminar melhorou em 1,0% para cerca de 3.5 mil milhões de euros. O retorno ajustado* sobre as vendas (margem EBIT) preliminar aumentou 30 pontos base para 17,6%. A margem EBIT ajustada* para Adhesive Technologies foi de 18,7% (+20 pontos base), para Beauty Care 17,1% (-10 pontos base) e para Laundry & Home Care 18,1% (+50 pontos base).

O crescimento ajustado* por ação preferencial (EPS) preliminar foi de 2,7%. Em taxas de câmbio constantes, o crescimento EPS ajustado* atingiu cerca de 7%.

Os resultados financeiros finais e auditados serão publicados na Conferência Anual de Resultados no dia 21 de fevereiro de 2019.

“Este bom desempenho num ambiente de mercado altamente desafiante e volátil é um testemunho do forte compromisso e dedicação da nossa equipa global”, refere Hans Van Bylen, CEO da Henkel.

Perspetivas para el 2019

A Henkel espera para 2019 um ambiente de mercado desafiante, caracterizado pela alta incerteza e volatilidade, com dinâmica mista de mercado e ventos contrários contínuos de moedas e mercadorias. Apesar de uma redução geral do ímpeto decrescimento industrial e económico, a Henkel ainda antecipa um bom crescimento da produção industrial. Nos mercados de bens de consumo, a Henkel espera condições difíceis persistentes e constantes pressões competitivas e de preços.

Refletindo os maiores investimentos em crescimento a partir de 2019, a Henkel espera um crescimento orgânico de vendas entre 2% e 4% em 2019. Para a margem EBIT ajustada*, a Henkel espera um intervalo de 16 a 17% e um desenvolvimento EPS ajustado* em percentagem média única abaixo do ano anterior em taxas de câmbio constantes.

Ambição financeira de médio a longo prazo para 2020 e mais além

O compromisso continuo da Henkel de gerar um crescimento lucrativo rentável e retornos atrativos reflete-se na ambição financeira de médio a longo prazo para 2020 e mais além: a Henkel tem como meta o crescimento das vendas orgânicas de 2 a 4% e um crescimento ajustado* EPS com um intervalo de um dígito médio a alto com base em taxas de câmbio constantes e continuará a concentrar-se na expansão do livre cash flow.

A Henkel continuará a procurar oportunidades de crescimento atrativas. Ao mesmo tempo, a empresa continuará focada numa disciplina de custos rígida e margem.
Com base no seu forte balanço patrimonial e solidez financeira, a Henkel continuará a implementar os seus investimentos de capex. Ao mesmo tempo, as aquisições continuarão a ser parte integrante da estratégia de crescimento da empresa.

No futuro, a Henkel continuará focada em oferecer retornos atrativos aos seus acionistas. A empresa aumentará a faixa-alvo para o índice de pagamento de dividendos de 30 a 40% a partir do ano fiscal de 2019 (faixa atual: 25 a 35%).

“Em suma, estamos convencidos de que a Henkel está bem posicionada para o futuro com uma estratégia clara e uma equipa global forte. Com o aumento dos dividendos nas nossas marcas e tecnologias líderes, em inovações e digitalização, estamos a reforçar o nosso compromisso com o crescimento lucrativo sustentável. Isso reflete-se na nossa ambição financeira ampliada de médio e longo prazo para 2020 e mais além”, refere Hans Van Bylen, CEO da Henkel.


*Ajustado para despesas / ganhos únicos e despesas de reestruturação.
 

Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.