• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

12/nov/2019  Lisboa

Welcome Home, o programa de voluntariado para ajudar os mais necessitados

Henkel Ibérica continua a construir lares e a mudar vidas graças aos seus funcionários

Alinhada com o compromisso social da empresa, a Henkel Ibérica aposta mais um ano no projeto Welcome Home, uma iniciativa da unidade de negócios de Adhesive Technologies de Grande Consumo, a nível global, que tem como objetivo ajudar a construir e a melhorar casas para os grupos mais necessitados e proporcionar uma vida melhor para famílias e crianças carenciadas.

Este ano, a participação da Henkel envolveu 13 funcionários de Espanha, Itália e Portugal que se voluntariaram para ajudar a recuperar a casa de um casal carenciado, que apresentava sérias deficiências em perigo iminente de colapso, bem como sérios problemas de humidade e infiltração de água. Esta iniciativa foi possível graças a cooperação com o Habitat Internacional e com o financiamento da Fundação Fritz Henkel Stifung.

O Programa Welcome Home

O programa Welcome Home teve início em 2016 e, desde então, já permitiu a participação em mais de 10 projetos diferentes e foram alcançados um total de 700 dias de voluntariado, em 9 países, onde famílias e crianças foram ajudadas. O objetivo do programa é proporcionar às pessoas uma base sobre a qual construir uma vida melhor, por meio de ações de voluntariado da nossa equipa, recolhendo recursos e/ou, em alguns casos, também através da doação das marcas Loctite, Persil e Ceresit para a construção de moradias ou melhoria de instalações.

“A participação nesta ação de voluntariado acaba por me fazer crescer enquanto pessoa pois lidei com uma realidade que embora saiba que infelizmente existe, não contacto com ela diretamente. O facto de nos ser apresentada a pessoa a quem se destina esta ajuda torna tudo mais pessoal, pelo que senti que o esforço despendido é sempre pouco, no entanto, sempre com o sentimento de que cada tijolo colocado é menos um tijolo que falta para a concretização do sonho da D. Rosa e do Sr. António. Toda esta participação não poderia ter sido tão positiva sem o profissionalismo e simpatia da equipa da Welcome Home, nem do companheirismo de todos os colegas envolvidos” comenta Paulo Cardoso, Key Account Manager de Adhesive Technologies da Henkel Ibérica Portugal.

Voluntariado em Braga, Portugal

O objetivo do voluntariado era ajudar Rosa (50 anos) e António (57 anos). Rosa é a cuidadora principal da sua mãe que sofre de Alzheimer e do seu marido que sofre de Parkinson e que teve de se reformar jovem devido à sua deficiência. A sua casa estava em péssimas condições e não tinham meios financeiros para recuperá-la e resolver as deficiências em termos de segurança, estabilidade e estrutura. Os 13 voluntários da Henkel trabalharam no projeto e conseguiram isolar as paredes externas de sérios problemas de humidade e infiltrações de água, reparar o telhado que estava prestes a colapsar e poder oferecer ao casal uma casa em melhores condições para poderem viver.

“Agradeço a oportunidade que a Henkel me proporcionou em colaborar neste projeto. Foi emocionante aperceber-me do altruísmo com que se dedicam a uma causa tão nobre. Sem dúvida que, acima da minha pequena ajuda à construção desta casa, fui eu quem verdadeiramente foi ajudado como ser humano ao participar neste projeto” refere Sérgio Carvalho, Sales Manager de Adhesive Technologies de Grande Conusmo da Henkel em Portugal.