23/nov/2020  Lisboa

Programa de voluntariado corporativo Make an Impact on Tomorrow

Funcionários da Henkel Ibérica mais solidários do que nunca

  • Através do programa MIT (Make an Impact on Tomorrow) os aposentados e os funcionários da Henkel ajudam a arrecadar fundos para as ONG’s e os projetos sociais com os quais colaboram.
  • Este ano, a Henkel Ibérica voltou a bater o recorde de pedidos por parte dos funcionários, e prestou apoio a 31 projetos de diferentes ONG’s.

O MIT é o programa de voluntariado corporativo da Henkel, no qual são os próprios funcionários e aposentados quem arrecadaram fundos para as ONG’s e os projetos sociais com os quais colaboram a nível pessoal. Ao implementar este programa em 1998, a Henkel tornou-se uma das primeiras empresas na Alemanha a criar um programa de voluntariado corporativo. Nestes mais de 20 anos, a Henkel apoiou mais de 14 mil projetos globalmente em mais de 100 países através da Fundação Fritz Henkel. Atualmente, o MIT é implementado anualmente em todas as filiais do Grupo, e abrange propostas relacionadas com as áreas de assistência social, saúde, educação, ciências, artes e ecologia.

Especificamente na Henkel Ibérica, o programa foi lançado em 2005 e, desde então, foram realizadas novas edições anuais de forma ininterrupta. Em 2020, a Henkel Ibérica bateu um novo recorde de pedidos recebidos por parte dos seus colaboradores em Portugal e Espanha, registando um total de 31 projetos que vão receber financiamento por parte da empresa, e com os quais vão ajudar mais de 7 500 pessoas, em 10 países. O ponto diferencial e o sucesso do programa MIT estão no fato de serem os próprios funcionários a proporem a ONG, fundação ou entidade com que estão relacionados a nível pessoal e que querem apoiar através da ajuda financeira que a Henkel oferece a um determinado projeto.

“Este ano, estamos especialmente orgulhosos em anunciar que batemos um novo recorde de inscrições. A pandemia de Covid-19 gerou uma crise social e de saúde sem precedentes, mas o compromisso da Henkel e dos nossos funcionários está mais ativo do que nunca para permanecer ao lado daqueles que mais necessitam nestes tempos difíceis”, explica Griselda Serra, Diretora de Recursos Humanos da Henkel Ibérica. Nesse sentido, a este financiamento disponibilizado para os 31 projetos apresentados no âmbito do programa MIT, é adicionado o programa de solidariedade que a Henkel lançou a nível global e local para ajudar a aliviar os efeitos da pandemia de Covid-19. Através deste programa, a empresa doou dois milhões de euros ao fundo Covd-19 da Organização Mundial de Saúde e da Fundação das Nações Unidas, e a outras organizações selecionadas, bem como cinco milhões de unidades de produtos de limpeza e de higiene pessoal em todo o mundo. Em Portugal, a Henkel Ibérica doou mais de 14 000 produtos de limpeza e de higiene pessoal para ajudar famílias carenciadas através de três ONG’s portuguesas: Cruz Vermelha, Re-food Alvalade e Casa da Alegria. Além disso, a Henkel Ibérica integrou a iniciativa de solidariedade da Centromarca, a associação portuguesa de fabricantes, para ajudar a colmatar a necessidade de Salas de Pressão Negativa no Serviço Nacional de Saúde. Três hospitais, em Lisboa, Porto e Coimbra, receberam estes equipamentos num valor total de cerca de 50 mil euros.

Programa de voluntariado corporativo Make an Impact on Tomorrow 2020 da Henkel

Laura Pujal, do departamento de Comunicação Corporativa da Henkel Ibérica, obteve este ano ajuda financeira através do MIT para a CromoSuma, uma associação com a qual colabora frequentemente e que ajuda famílias e crianças com Síndrome de Down ou qualquer outra dificuldade de desenvolvimento ou aprendizagem

Paulo Cardoso, do nosso negócio de Adhesive Technologies, apresentou nesta edição do MIT da Henkel Ibérica a Associação de Solidariedade Social de Oeiras SOLFRATERNO, uma associação que tem como objetivo principal ajudar famílias carenciadas, na resolução de problemas sociais existentes, como dificuldades de sustentabilidade ao nível da alimentação, educação, vestuário, etc