3/mai/2021  Lisboa

50.º aniversário da Henkel em Portugal

Henkel celebra 50 anos a desenvolver inovações de sucesso

  • A empresa comemora cinco décadas em Portugal a promover a inovação e a sustentabilidade nos setores de grande consumo e industrial
  • Persil, Sonasol, Schwarzkopf, Diadermine, Pritt ou Loctite são apenas algumas das marcas globais e locais que surgiram ao longo destes anos, empenhadas em facilitar o dia a dia das pessoas
  • Em 2020, cerca de oito em cada 10 lares portugueses compraram um produto Henkel*

A Henkel celebra 50 anos da sua chegada a Portugal. A multinacional alemã apostou no mercado nacional em 1970, após a aquisição da empresa Intento. Assim, a Henkel Ibérica iniciou o seu percurso e, cinco décadas depois, continua a promover a inovação e a sustentabilidade ao apostar em novas soluções e tecnologias, tanto para o setor de grande consumo como para o setor industrial. Por isso, em 2020, graças à confiança de milhares de consumidores e clientes, oito em cada 10 lares portugueses compraram algum produto da Henkel*. A empresa é líder absoluta em adesivos e conta com posições de liderança nos mercados de detergentes e cuidado do lar, beleza e cuidado pessoal e cabeleireiro em Portugal.

“Estamos muito felizes e sentimo-nos muito orgulhosos de aportar valor à sociedade ao desenvolver inovações de sucesso e ao gerar numerosos postos de trabalho durante todos estes anos. Além disso, apostámos na nossa fábrica de produção localizada na Península Ibérica com investimentos de mais de 70 milhões de euros nos últimos anos, para convertê-la num centro de referência global e converte-nos numa das filiais mais importantes do Grupo Henkel em todo o mundo”, refere Rodolfo Schornberg, presidente da Henkel Ibérica.

50 anos a dar resposta às necessidades dos clientes e consumidores

Se há algo que caracteriza a Henkel ao longo destes 50 anos, é o seu compromisso constante com a inovação. A empresa desenvolveu novos produtos, conceitos e tecnologias que têm representado um passo em frente para o bem-estar nos lares portugueses, dando resposta às necessidades em constante alteração dos consumidores ano após ano, e que, ao longo da sua história, foram quebrando padrões no mercado para tornar o dia a dia das pessoas mais fácil, agradável e melhor.

Por isso, a Henkel continua a investir 3% das suas vendas em I+D e emprega mais de 2 500 profissionais para continuar a desenvolver produtos e soluções inovadoras. Além disso, as inovações são sustentáveis, já que trabalha, há anos, sob a premissa de que cada novo produto lançado no mercado deve contribuir para a sustentabilidade e aportar mais valor aos seus clientes e consumidores, enquanto reduz o impacto ambiental que a empresa produz com as suas operações. O desenvolvimento de inovações sustentáveis permite à empresa contribuir para reduzir as emissões de CO2 e limitar o aquecimento global, progredindo na sua visão de se tornar uma empresa 100% positiva para o clima até 2040. A Henkel promove também ativamente o desenvolvimento de uma economia circular e definiu o objetivo de que, até 2025, 100% das suas embalagens serão recicláveis ou reutilizáveis. No final de 2020, já havia atingido esse objetivo em 89% das suas embalagens.

Graças a este firme compromisso com a inovação, o portefólio da Henkel é composto por marcas que conseguiram, não só, quebrar padrões com a criação de novas categorias no seu setor, mas também, que essas marcas continuem a inovar e a ocupar lugares de liderança nos seus respetivos mercados ou categorias. Exemplo disso, em Laundry & Home Care é Persil, a primeira marca a lançar um detergente sem fosfatos em 1986, demonstrando que a sustentabilidade e a inovação caminham de mãos dadas com a empresa há muitas décadas. Também a marca Sonasol conseguiu consolidar-se como uma marca de referência no mercado português através da introdução de produtos inovadores, como a Gama Brilhante, cuja fórmula contém um polímero que preenche e repara as fissuras e o desgaste, responsável pela falta de brilho das superfícies. Também Bref Sonasol WC é líder no mercado da categoria de  blocos sanitários, revolucionou o mercado em 2002 com o lançamento de Sonasol Duo Activo, a primeira cesta com duas câmaras separadas que combinam o poder da limpeza e ambientador num único produto. Da mesma forma, as marcas mais icónicas de Beauty Care também se caracterizam pelo desenvolvimento de importantes inovações ao longo da história: Schwarzkopf foi a marca que criou o primeiro champô e a primeira laca do mundo. Na unidade de negócios de Adhesive Tecnologies, os exemplos mais relevantes são Pritt, que, em 1969, apresentou a primeira cola em stick do mundo, inspirada num batom, e que, atualmente, não falta em nenhum estojo escolar, e Loctite, que está presente em muitos lares portugueses como a marca líder em colas instantâneas.


*Segundo os dados Nielsen em 2020 para o mercado português