21/09/2022  Lisboa

Vamos pôr mãos à obra? Sonasol está a contribuir para reabilitar lares carenciados

Persil e Brigada do Mar voltam a unir-se para recolher plástico das praias portuguesas

Todos os anos, milhares de toneladas de plástico são deixados nas praias portuguesas. Com o conceito “Por um mundo mais sustentável”, Persil e Brigada do Mar formam uma parceria para a realização de quatro ações de limpeza na costa portuguesa. Nesta iniciativa, que vai decorrer nas praias da Lagoa de Albufeira (Sesimbra), Grândola, Tróia e Melides, até ao final do ano de 2022, estimam recolher perto de quatro toneladas de plástico.

Sabia que, em 2018, os oceanos já albergavam mais de 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos? Estes dados, divulgados pelo Parlamento Europeu, são ainda mais assustadores se pensarmos que, todos os anos, chegam aos mares entre 4,7 e 12 milhões de toneladas de lixo. Só na União Europeia, mais de 80% do lixo encontrado nas praias é plástico.

Por essa razão, Persil une-se à Brigada do Mar, uma organização que, desde 2009, desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas. No total, serão cinco dias de limpeza, em datas a anunciar brevemente.
Para Simão Acciaioli, cofundador da Brigada do Mar, “em 13 anos retirámos mais de 900 toneladas de resíduos das praias em várias ações pelo país, mas ainda há muito a fazer para educar e sensibilizar as pessoas para este problema. Com esta parceria, e com o apoio de Persil, será possível proceder à descontaminação de mais de 45 Km de orla costeira. Dependendo do local onde são realizadas as iniciativas, o plástico vai ser entregue a artistas plásticos, entregues para economia circular ou, na sua grande maioria, recolhido pelos serviços municipais e devidamente encaminhado para reciclagem”.

A parceria de Persil com a Brigada do Mar iniciou-se em 2021 numa campanha de recolha de plástico que envolveu 60 pessoas, entre as quais 40 colaboradores da Henkel em Portugal, e onde foram percorridos cerca de 55km de praia e recolhidos 4 toneladas de plástico.

Todos os portugueses podem ajudar enquanto voluntários nas ações de limpeza e contribuir para esta iniciativa ao comprar produtos da marca Persil.

A sustentabilidade é uma das bandeiras da Henkel e a estratégia, assente no desenvolvimento de uma economia circular, tem como meta para 2025 que 100% das embalagens da Henkel sejam recicláveis ou reutilizáveis (à exceção dos produtos adesivos). A empresa trabalha constantemente para aumentar a proporção de material reciclado nas suas embalagens e pretende aumentar em 30% a proporção de plástico reciclado em todos os produtos de bens de consumo até 2025. No final de 2020, essa proporção era de cerca de 15%.