Para entender verdadeiramente, é preciso ouvir verdadeiramente. É por isso que as empresas estão tão interessadas em dialogar com os seus stakeholders. Uma abordagem aberta para partilhar opiniões e trocar ideias é a chave para entender as expectativas dos diferentes grupos de interesse à medida que eles evoluem com o tempo. Seja através de focus group, questionários ou participação em plataformas de discussão: as empresas precisam recolher insights sobre as preocupações e prioridades dos seus stakeholders – e refletir sobre essas perceções nas suas atividades diárias.
Na Henkel, a nossa abordagem à sustentabilidade é moldada pelas nossas interações com os nossos stakeholders. Estamos convencidos de que o diálogo aberto e contínuo com todos os grupos que têm interesse nos nossos negócios é a chave para garantir que estamos a trabalhar nos desafios mais importantes. Através de conversas diretas, participação em iniciativas multi-stakeholders e suporte a plataformas de diálogo, o nosso objetivo é partilhar o nosso conhecimento exclusivo e recolher insights – e integrar o que aprendemos nos nossos produtos, serviços e atividades de negócios. Queremos entender os nossos stakeholders. É por isso que os ouvimos verdadeiramente.
Intercâmbios com os nossos stakeholders e com grupos sociais são um elemento chave da abordagem de sustentabilidade da Henkel. É por isso que atuamos em diversas plataformas e iniciativas de diálogo sobre temas selecionados relacionados com a sustentabilidade.
Este intercâmbio aberto oferece uma base de compreensão mútua e uma oportunidade para alcançar a aceitação social das nossas decisões empresariais. Ao mesmo tempo, o diálogo é uma fonte de novas ideias e contribui de forma importante para a nossa gestão de inovação, gestão de riscos e constitui a base para o desenvolvimento da nossa estratégia e relatórios de sustentabilidade.
Portanto, estamos envolvidos num diálogo continuo com clientes, consumidores, fornecedores, funcionários, acionistas, comunidades locais, agências de rating e analistas, autoridades governamentais, organizações não-governamentais (ONGs), políticos, investigadores e cientistas.
Para muitos produtos de consumo, a maior parte da pegada ambiental é gerada durante o próprio uso do produto. É por isso que promover um comportamento responsável é tão importante. Como resultado, fabricantes, retalhistas e distribuidores estão a unir forças para desenvolver plataformas que informem os consumidores sobre produtos sustentáveis e que os encoraje a usar produtos de forma responsável.
Juntamente como os nossos parceiros do retalho, unimos forças para mostrar aos consumidores como eles podem reduzir a sua pegada de carbono pessoal sem sacrificar a sua qualidade de vida. Por exemplo, em 2017, a Henkel e a rede de drogarias alemã Rossmann concentraram a sua campanha num calculador de pegada digital: os consumidores respondem a um conjunto de perguntas simples para calcular quanto carbono é produzido pelo que comem, onde vivem ou como gastam o tempo livre. No final, eles analisam os seus resultados comparados com a média nacional.