INICIATIVAS E PARCERIAS

Mulher e homem a conversar num escritório

As expetativas em relação à responsabilidade social e ambiental mudam constantemente. É por isso que as empresas confiam no diálogo aberto com as comunidades, fornecedores, clientes e muitos outros stakeholders para garantir que fornecem soluções para os desafios mais importantes.

Para entender verdadeiramente, é preciso ouvir com atenção. É por isso que as empresas estão tão interessadas em dialogar com os seus stakeholders. Uma abordagem aberta à partilha de opiniões e à troca de conhecimentos é a chave para compreender as expetativas dos diferentes grupos de interesse à medida que evoluem ao longo do tempo. Seja através de grupos, inquéritos ou participação em plataformas de discussão: as empresas recolhem informações sobre as preocupações e prioridades dos seus stakeholders – e refletem essas informações nas suas atividades diárias.


Discutir, empreender, envolver

Na Henkel, a nossa abordagem à sustentabilidade é moldada pelas nossas interações com os nossos stakeholders. Estamos convencidos de que o diálogo aberto e contínuo com todos os grupos que têm interesse no nosso negócio é a chave para garantir que estamos a trabalhar nos desafios que mais importam. Através de conversas diretas, da participação em iniciativas com multi-stakeholders e do apoio a plataformas de diálogo, pretendemos partilhar o nosso conhecimento único, recolher insights – e depois integrar o que aprendemos nos nossos produtos, serviços e atividades comerciais. Queremos entender nossos stakeholders. É por isso que realmente ouvimos.


Diálogo com os nossos stakeholders

Compreender e mapear as exigências sociais que as partes interessadas de todos os tipos colocam à nossa empresa é uma componente fundamental da nossa gestão da sustentabilidade. Isto inclui os nossos clientes, consumidores, fornecedores, parceiros comerciais, funcionários, acionistas, investidores, vizinhos e comunidades locais, associações e Organizações Não Governamentais (ONG), universidades, bem como políticos e autoridades governamentais.

Para compreender melhor as expetativas e perspetivas das nossas partes interessadas e estabelecer um diálogo mais direcionado e orientado para a solução, recorremos a inquéritos específicos e monitorizamos continuamente as opiniões a vários níveis: no diálogo direto, em iniciativas de várias partes interessadas e através de plataformas de diálogo. A cooperação com ONG e líderes de opinião dá-nos uma visão dos desafios globais e permite-nos responder aos problemas numa fase inicial. O diálogo com as partes interessadas é um elemento-chave das nossas abordagens à inovação e à gestão de riscos e ajuda-nos a desenvolver continuamente a nossa estratégia de sustentabilidade e os nossos relatórios.


O diálogo com as partes interessadas está na base da estratégia de sustentabilidade

Mantemos um diálogo intenso e permanente com as nossas partes interessadas, a fim de conhecer as suas expetativas em relação a nós e de as satisfazer.

Ao desenvolvermos a nossa estratégia de sustentabilidade, continuamos a tirar partido do inquérito exaustivo às partes interessadas realizado em 2021. O inquérito confirmou a importância de integrar a sustentabilidade em todas as nossas atividades para os nossos grupos-alvo e mostrou que as nossas partes interessadas consideram que a Henkel está bem posicionada para abordar as questões de sustentabilidade.

Em 2022, trabalhámos com parceiros internacionais para continuar a desenvolver a nossa estratégia de sustentabilidade. Por exemplo, colaborámos com uma agência global para realizar uma reflexão mais abrangente dos nossos pontos fortes e do nosso potencial de desenvolvimento, com o objetivo de apoiar a implementação eficaz da nossa estratégia de sustentabilidade.


Cooperação ao longo da cadeia de valor e para além da mesma 

Estamos convencidos de que só podemos impulsionar uma mudança sustentável se estabelecermos parcerias fortes ao longo de toda a nossa cadeia de valor: desde a compra de matérias-primas e materiais de embalagem até à nossa empresa, incluindo a produção, a logística e a utilização dos nossos produtos pelos consumidores, bem como a reutilização nos ciclos de materiais.

Envolvendo a próxima geração

Cada vez mais iniciativas estão a ser lançadas para incentivar os consumidores de hoje a mudarem os seus hábitos. No entanto, também é importante pensar nas gerações futuras. É por isso que as atividades educativas que promovem o comportamento sustentável e aumentam a consciência sobre os desafios que o nosso planeta enfrenta também estão a ganhar popularidade. Henkel’s Forscherwelt (“mundo dos investigadores”), por exemplo, incentiva as crianças a explorar o mundo da ciência, tornando a investigação divertida. O programa internacional inclui unidades didáticas e materiais para escolas de ensino fundamental. O conteúdo do programa reflete os pontos centrais das áreas de investigação da Henkel, enquanto explora a sustentabilidade.

Forscherwelt (Researcher's World) Dubai - Thumbnail