• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

4/out/2018  Lisboa

Tecnologia IoT oferece dados meteorológicos e ajuda a poupar energia

A Henkel e a Netatmo impulsionam a sustentabilidade com base nos dados das fábricas de produção

A Henkel e a empresa de soluções domésticas inteligentes, Netatmo, anunciaram o resultado positivo em termos de sustentabilidade após a implementação da tecnologia de casa inteligente nas suas fábricas. A Henkel usa as Estações Meteorológicas Inteligentes de Netatmo nas suas 31 fábricas de Laundry & Home Care para correlacionar os potenciais dados meteorológicos com procedimentos e mudanças nos processos de fabricação.

Através dos produtos disponíveis, como os da Netatmo, as fábricas podem planificar melhor, analisando a sua situação atual e tomando as medidas adequadas em relação ao consumo de energia e serviços. “Vemos um potencial de redução do nosso consumo de energia global entre 3 e 5% até 2020, aproveitando ao máximo esses conhecimentos e integrando-os nos nossos processos”, afirma Johannes Holtbrügge, Senior Manager Digital Transformation na Henkel.

Por exemplo, no seu processo de produção em Düsseldorf, a Henkel aumentou em 5% a eficiência do queimador da torre de pulverização para produzir detergentes sólidos. Além disso, a empresa otimizou também o queimador de gás da torre e o controlo da temperatura ao longo de todo o processo de secagem. Em Espanha também foi implementado com sucesso na fábrica de referência da Henkel na Península Ibérica, situada em Montornés del Vallés. O centro de produção da Henkel de Montornés del Valles, com mais de 50 anos de atividade, produz por ano mais de 200 00 toneladas de detergentes, detergentes líquidos e adesivos, empregando quase 500 pessoas e exportando para mais de 50 países. As instalações atuais cobrem uma área industrial de mais de 100 000 metros quadrados.

Fred Potter, CEO da Netatmo, acrescenta “Isso mostra outro uso dos nossos produtos que também podem ajudar as comunidades além dos clientes domésticos. Neste caso, os nossos sensores podem ajudar a Henkel a cumprir o seu compromisso com a sustentabilidade”.

Como funciona?

A Estação Meteorológica Inteligente consiste em dois componentes: um módulo interior e um módulo exterior. A Henkel utiliza o dispositivo inteligente para analisar a temperatura exterior, a humidade e a pressão relativa do ar nas fábricas de produção da empresa e correlacionar os dados com o consumo de energia. As estações são conectadas ao sistema de monitorização da Henkel através da API (interface programável da aplicação) da Netatmo para recuperar, processar e analisar os dados face a outros fatores dentro das fábricas.
 
O objetivo é proporcionar dados à Henkel que permitam compreender o impacto do clima no consumo de energia e serviços. Como resultado, os recursos naturais limitados, como o gás e a água, podem ser usados de forma mais eficiente e sustentável. As estações meteorológicas não só contribuem para a estratégia de sustentabilidades da Henkel, mas também agregam valor à qualidade dos seus produtos. Por exemplo, os dados recolhidos ajudam a prever melhor as alterações na área de produção e de materiais devido à humidade. Isto é particularmente importante para produtos altamente sensíveis a esses fatores, como por exemplo, as pastilhas para a máquina de lavar loiça.


Sobre a Netatmo
A Netatmo é a empresa líder em criar soluções inteligentes, simples e cuidadosamente pensadas para um lar mais confortável e seguro. O objetivo da empresa é levar uma tecnologia útil para a sua casa. Para consegui-lo, a Netatmo segue quatro compromissos que incorporam o ADN da empresa:

  • Design duradouro: sem obsolescência programada.
  • Privacidade, em primeiro lugar: desde a fase de design, asseguramos que podemos garantir a proteção dos seus dados.
  • Útil e de confiança: os nossos produtos facilitam a sua vida.
  • Através das notificações: notificamos apenas o que é importante.

Desde 2012, a Netatmo lançou treze dispositivos e acessórios para satisfazer as principais necessidades da indústria de casas inteligentes. A empresa oferece diferentes soluções para automatizar a casa e facilitar a sua vida, desde o primeiro produto em 2012 até agora. Para além da sua principal linha de produtos, a Netatmo colabora com os principais líderes do setor graça à “with Netatmo”, um programa que amplia o seu alcance e continua a crescer estrategicamente com soluções inteligentes integradas que encaixam na estrutura da sua casa. Graças a esta estratégia, a Netatmo oferece experiências mais simples, mais fáceis e melhores para a sua própria casa.