O Compromisso Global da Nova Economia do Plástico é liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com a ONU Meio Ambiente, e foi oficialmente divulgado na Conferência Our Ocean, em Bali. Os signatários incluem muitos dos maiores fabricantes, marcas, retalhistas e recicladores de embalagens do mundo, além de governos e ONGs. O objetivo geral é criar "uma nova realidade" para as embalagens plásticas. As metas são entre outras:
O Compromisso Global segue uma visão clara de uma economia circular para o plástico que está alinhada com a abordagem e as metas da Henkel para as embalagens sustentáveis: até 2025, 100% das embalagens da empresa serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis*. Dentro do mesmo prazo, a Henkel pretende utilizar 35% de plástico reciclado nos seus produtos de consumo na Europa. A estrutura da Henkel para embalagens sustentáveis reflete as três principais fases de uma cadeia de valor circular (materiais de fontes sustentáveis, design inteligente das embalagens e o fecho do ciclo) e inclui ações específicas para cada uma dessas fases.
Para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens e promover melhorias na infraestrutura da reciclagem, a Henkel está a colaborar com vários parceiros - o progresso para embalagens sustentáveis só será possível se organizações de todos os setores e ao longo da cadeia de valor trabalharem juntas. “O Compromisso Global da Nova Economia do Plástico é um acontecimento sem precedentes, com empresas, governos e outros, em todo o mundo, a unirem-se em torno de uma visão clara do que precisamos para criar uma economia circular do plástico. Este é apenas um passo no que será uma jornada desafiadora, mas que pode gerar grandes benefícios para a sociedade, a economia e o meio ambiente”, afirma Ellen MacArthur, fundadora da Fundação Ellen MacArthur.
Poderá encontrar mais informações sobre a estrutura estratégica da Henkel para embalagens sustentáveis em: henkel.com/sustainability/positions/packaging.
* excluindo produtos adesivos em que os resíduos podem afetar a reciclabilidade