5/mar/2020  Düsseldorf / Alemanha

Com base num forte histórico em sustentabilidade

Henkel estabelece novas e ambiciosas metas para embalagens sustentáveis e para a proteção climática

  • Forte progresso em direção às metas de sustentabilidade para 2020
  • Novas metas de embalagens para 2025 para evitar e reduzir o desperdício de plástico
  • Tornar-se uma empresa climaticamente positiva até 2040

A Henkel publicou hoje o seu 29.º Relatório de Sustentabilidade, detalhando o seu desempenho e progresso em todas as dimensões da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a Henkel apresentou o seu novo enquadramento estratégico para o futuro e delineou novas metas em áreas estratégicas como embalagens sustentáveis e proteção climática.

“O nosso compromisso com a sustentabilidade é parte integrante da nossa cultura corporativa há décadas. Enquanto trabalhamos com determinação para cumprir as metas que definimos para 2020, estamos a ampliar as nossas metas para o futuro com novos marcos para contribuir ativamente para a proteção do clima, uma económica circular e o progresso social. A sustentabilidade está firmemente incorporada no nosso novo enquadramento estratégico, como um dos fatores de vantagem corporativa”, refere Carsten Knobel, CEO da Henkel.

“Os próximos cinco anos serão decisivos, tanto a nível global quanto para nós, como empresa. Necessitamos garantir que estamos no caminho certo para limitar o aquecimento global e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel responsável pelos Recursos Humanos e pela Sustentabilidade.

Forte progresso em direção às metas de sustentabilidade para 2020

Até 2030, a Henkel pretende tornar-se três vezes mais eficiente nas suas atividades comerciais, em comparação com a pegada ambiental no ano base de 2010. Essa é a pedra angular da estratégia de sustentabilidade da Henkel. Até ao final de 2019, a Henkel já aumentou a sua eficiência total em 56% (em comparação a 2010).

A Henkel já alcançou três metas para 2020 antes do tempo: as emissões de CO2 foram reduzidas em 31% e o desperdício por tonelada de produto foi reduzido em 40%. Com uma melhoria na saúde e segurança ocupacional em 42%, a Henkel ultrapassou a sua meta para 2020. E o consumo de água por tonelada de produto foi reduzido em 28%, em comparação a 2010. Isso significa que a meta de 30% está claramente ao alcance.

Metas claras para a proteção do clima

Tendo em vista a necessidade de reduzir as emissões de CO2 para limitar o aquecimento global, a Henkel aprimorou a sua visão a longo prazo para se tornar uma empresa climaticamente positiva e impulsionar o progresso em áreas relevantes da sua cadeia de valor.

“Com a nossa visão de nos tornarmos uma empresa climaticamente positiva até 2040, vamos explicitamente um passo além de nos tornarmos neutros em carbono e demonstramos o compromisso da Henkel de ser líder em sustentabilidade. Queremos impulsionar o progresso nas nossas próprias operações e trabalhar com os nossos parceiros ao longo da cadeia de valor para contribuir em conjunto para proteger o nosso planeta”, explicou Sylvie Nicol.

No caminho para se tornar favorável ao clima em 2040, a empresa planeia reduzir a pegada de carbono da sua produção em 65% até 2025. A Henkel pretende alcançar isso melhorando continuamente a sua eficiência energética e utilizando energia de fontes renováveis. Até 2040, a Henkel pretende converter todos os combustíveis fósseis restantes utilizados na produção em alternativas neutras em termos de clima e fornecer o excedente de energia neutra em carbono a terceiros.

Além disso, a Henkel deseja alavancar as suas marcas e tecnologias para ajudar clientes, consumidores e fornecedores a economizarem 100 milhões de toneladas de CO2 num período de 10 anos até 2025.

Novas metas de embalagens para 2025

Com base no seu progresso e atividades em embalagens sustentáveis para promover uma economia circular, a Henkel reforça os seus esforços com novas, e ainda mais ambiciosas, metas para embalagens sustentáveis para 2025:

  • 100% reciclável ou reutilizável*: Todas as embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis*.
  • Redução em 50% dos plásticos fósseis: A Henkel pretende reduzir em 50% a quantidade de plásticos virgens de fontes fósseis nos seus produtos de consumo. Isso será alcançado através do aumento da proporção de plástico reciclado nos seus produtos de bens de consumo em todo o mundo para mais de 30%, reduzindo o volume de plástico e usando cada vez mais plásticos de base biológica.
  • Desperdício zero: A Henkel quer ajudar a impedir que o lixo seja descartado no meio ambiente. Portanto, a empresa apoia iniciativas de recolha e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem num ciclo fechado. A Henkel pretende alcançar mais de 2 mil milhões de contactos com consumidores por ano, fornecendo informações direcionada sobre reciclagem.

No final de 2019, 85% das embalagens da Henkel eram recicláveis ou reutilizáveis*. A participação de plástico reciclado nas embalagens de bens de consumo da Henkel na Europa foi de 12%.

Impacto social positivo nas comunidades

Contribuir para o progresso social é uma das seis áreas de foco da estratégia de sustentabilidade da Henkel. A Henkel deseja aumentar ainda mais o seu impacto social positivo nas comunidades até 2025, através de um abastecimento 100% responsável, alavancado os seus mais de 50.000 funcionários, que foram formados como embaixadores da sustentabilidade, e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo.

Fornecimento responsável

A Henkel mantém um diálogo intenso com os seus fornecedores para promover práticas sustentáveis e o respeito pelos direitos humanos ao longo da cadeia de valor. O elemento-chave da estratégia de fornecimento responsável da Henkel é um processo de fornecimento responsável em seis etapas, usado para avaliar o desempenho de sustentabilidade dos seus fornecedores e firmemente incorporado às atividades de compra da empresa. Em 2019, a empresa cobriu cerca de 86% do seu volume de compras nas áreas de embalagens, matérias-primas e fabricação por contrato.

Um forte exemplo do compromisso da Henkel com o fornecimento responsável é o Together Sustainability – The Chemical Initiative for Sustainability Supply Chains (TfS), que foi cofundado pela Henkel em 2011. Na iniciativa, 23 parceiros de toda a indústria química unem-se para harmonizar processos de gestão da cadeia de abastecimento cada vez mais complexos em relação à sustentabilidade. Os principais elementos da iniciativa TfS são as auditorias e avaliações online, realizadas por empresas independentes de auditoria selecionadas e pela EcoVadis, uma prestadora de serviços especializada em análise de sustentabilidade.

Sustentabilidade como fator diferenciador

“Na Henkel, queremos ancorar firmemente a sustentabilidade em todas as nossas atividades e garantir que seja um pilar central nas estratégias de inovação em todas as unidades de negócio. Isso ajudará a Henkel a tornar-se mais eficiente em termos de recursos e a reforçar a nossa vantagem competitiva”, refere Carsten Knobel.

As unidades de negócio de Beauty Care e de Laundry & Home Care, por exemplo, irão promover os seus portefólios de produto com um foco particular nas soluções de embalagens sustentáveis e na distribuição de marcas com uma finalidade. A unidade de Adhesive Technologies alavancará ainda mais o seu potencial através de produtos e tecnologias que permitem soluções inovadoras no setor.

Mais informações sobre a estratégia de sustentabilidade da Henkel, desempenho e progresso visite henkel.pt/sustentabilidade.


* excluindo produtos adesivos em que os resíduos podem afetar a reciclabilidade.