Fábrica da Henkel Ibérica é a primeira Global Lighthouse reconhecida pelo World Economic Forum na Península Ibérica
O World Economic Forum reconhece, pela segunda vez, a Henkel como líder na 4.ª Revolução Industrial
A Henkel prevaleceu, uma vez mais, entre os 1 000 centros de produção avaliados e foi reconhecida como líder na categoria “4-wall factory lighthouse” com as suas instalações de Laundry & Home Care em Montornès del Vallès
A fábrica da Henkel Ibérica, 1.ª Global Lighthouse do World Economic Forum na Península Ibérica
Todos os anos, o World Economic e a McKinsey & Company identificam e reconhecem os líderes entre os fabricantes mais avançados, que se tornam em membros da Global Lighthouse Network. O objetivo conjunto da comunidade é o de promover a liderança no uso de tecnologias da Indústria 4.0 para transformar as fábricas, as cadeias de valor e os modelos de negócio. Uma vez mais, a Henkel prevaleceu entre os 1 000 centros de produção avaliados e foi reconhecida como líder na categoria “4-wall factory lighthouse” com as suas instalações de Laundry & Home Care de Montornès del Vallès, a primeira Global Lighthouse reconhecida pelo World Economic Forum (WEF) na Península Ibérica. Ao implementar em escala industrial vários casos de uso avançado da 4.ª Revolução Industrial, a Henkel está incluída na Global Lighthouse Network com duas fábricas modelo (4IR Lighthouses).
A Henkel foi premiada, pela segunda vez, como “Advanced 4th Industrial Revolution Lighthouse" pelo World Economic Forum (WEF) e pela McKinsey & Company. Um painel de especialistas independentes nomeou a unidade de produção de Laundry & Home Care da Henkel Ibérica em Montornès del Vallès, Barcelona, como fábrica modelo e pioneira na Indústria 4.0. A empresa tornou-se miembro da Global Lighthouse Network do WEF no início de 2020 com a sua unidade de produção em Düsseldorf, na Alemanha.
“A digitalização é o elemento chave da nossa estratégia para um crescimento intencional. E a Indústria 4.0 é um pilar importante do nosso percurso de transformação digital, que nos permite alavancar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor e ajuda-nos a cumprir o nosso ambicioso objetivo de nos convertermos numa empresa 100% positiva para o clima em 2040”, afirma Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Estamos muito orgulhosos de que o nosso centro de produção em Espanha tenha sido reconhecido como um exemplo de vanguarda, o que demonstra que as tecnologias avançadas, não só promovem os processos de produção sustentável, como também a agilidade e a colaboração digital”.
“Este segundo reconhecimento por parte do World Economic Forum destaca o nosso papel pioneiro na implementação da Industria 4.0 na produção de Laundry & Home Care em todo o mundo. É uma grande conquista para todas as equipas envolvidas e assinala um importante marco no nosso caminho em direção à transformação digital”, refere Bruno Piacenza, Executive Vice President da unidade de negócio de Laundry & Home Care da Henkel.
Activate external content
When clicking the button below external content will be loaded which involves transfer of personal data (e.g. IP address) to external servers. This may involve that cookies are set by the external content provider. Please see Data Protection Statement for further information.
Deactivate loading external content from YouTube.
Na vanguarda da Industria 4.0
Uma vez mais, a Henkel demonstrou a sua capacidade para expandir a conectividade digital na produção através de tecnologias da 4.ª Revolução Industrial. “Temos conduzido a transformação digital na unidade de negócios de Laundry & Home Care da Henkel de forma constante desde há muitos anos. Em 2013, desenvolvemos uma plataforma de dados única em cloud chamada Digital Backbone para digitalizar a nossa cadeia de abastecimento”, comenta Dirk Holbach, Chief Supply Chain Officer da unidade de negócio de Laundry & Home Care da Henkel. "Atualmente, esta plataforma conecta mais de 30 centros de produção e seis centros de distribuição em todo o mundo, em tempo real”. O ecossistema digital ajuda a melhorar as crescentes expectativas dos clientes e dos consumidores em relação ao serviço e à sustentabilidade, enquanto atinge custos de dois dígitos, bem como uma redução de stock, e desempenhou um papel fundamental no reconhecimento Global Lighthouse do ano passado.
Para fortalecer ainda mais o ecossistema digital, a unidade de negócio de Laundry & Home Care da Henkel começou a implementar algoritmos de inteligência artificial na fábrica de Montornès del Vallès, cujo objetivo é prescrever ações para garantir operações sem falhas na linha, utilizando o histórico de dados. Ao conectar o Digital Backbone aos sistemas de TI, a unidade de negócio está a impulsionar a eficiência da linha através da manutenção preditiva e de tecnologias avançadas. Além disso, a empresa substituiu com sucesso as empilhadoras por veículos guiados automatizados (AGVs) para permitir o fluxo seguro do produto sem a necessidade de contacto total na instalação. Os veículos totalmente automatizados melhoram a segurança no local de trabalho, enquanto mantêm os níveis ideais de stock de matérias-primas e produtos. Além disso, foi estabelecida uma tecnologia baseada em plataforma digital que permite a serialização inteligente dos produtos, facilitando a capacidade total de seguimento e rastreamento desde a fábrica até aos consumidores.
Promover a sustentabilidade através da digitalização
A digitalização é um fator crucial no controlo do impacto ambiental na fabricação. Para se tornar uma empresa 100% positiva para o clima e para ter uma contribuição ativa para a proteção do clima, a Henkel coloca um grande foco nas suas unidades de produção. Para reduzir em 65% a pegada de carbono da sua produção até 2025, a Henkel implementou tecnologias da Indústria 4.0 em todas as suas fábricas espalhadas pelo mundo.
Com base em ecossistemas digitais escaláveis, a Henkel tem impulsionado o progresso no seu percurso da transformação digital estratégica a longo prazo. Ao digitalizar os processos que requerem um grande consumo de energia, como a secagem por spray dos detergentes em pó, a Henkel está a aumentar a eficiência energética na produção. Esses processos são incorporados no chamado “Digital Twin”, uma réplica 3D da instalação baseada em cloud, que simula operações e prescreve aos operários os parâmetros do processo, bem como ações de sustentabilidade e segurança. Desta forma, não só foi reduzida em 35% a quantidade de resíduos totais no centro de produção de última geração da Henkel em Montornès del Vallès, como também foi possível melhorar o consumo de energia e água em intervalos de dois dígitos desde 2017. Ao escalar estas aplicações da Indústria 4.0, a empresa melhorará ainda mais o desempenho em sustentabilidade das suas 17 torres de atomização em diferentes centros de produção.
Além disso, o ecossistema digital apoia os funcionários da linha da frente nas operações diárias, fornecendo acesso a dados em tempo real e fluxos de trabalho padronizados. Isso permite a monitorização e uma avaliação comparativa nos locais de produção para identificar as práticas mais eficazes e sustentáveis. Exemplo disso é a implementação de uma plataforma baseada numa aplicação móvel, que simplifica e digitaliza os processos da fábrica. Desta forma, desde 2018, foi eliminado cerca de 70% do papel na fábrica de Montornès del Vallès. Além disso, a conectividade e a digitalização da fábrica permitem a monitorização remota e promovem a colaboração digital entre as equipas.