23/02/2022  Düsseldorf / Alemanha

A Henkel publica o Relatório de Sustentabilidade 2021 e o novo Enquadramento de Objetivos de Sustentabilidade 2030+

Sólido desempenho em sustentabilidade em 2021 e novos objetivos para 2030 e mais além

  • Sólido desempenho e melhorias nos objetivos chave em 2021
  • Estratégia de sustentabilidade atualizada: Enquadramento de Objetivos de Sustentabilidade 2030+
  • Introdução de novas metas, incluindo antecipar o objetivo de ser 100% positivos para o clima na produção de 2040 a 2030

A Henkel publicou hoje o seu 31.º Relatório de Sustentabilidade, em que detalha as suas conquistas e progressos em 2021 e descreve também a seu novo enquadramento de objetivos de sustentabilidade 2030+.

“A sustentabilidade está profundamente enraizada no ADN da nossa empresa e é parte integrante da forma como fazemos negócios. Em conjunto com outras prioridades estratégicas, como a inovação e a digitalização, a sustentabilidade está no centro da nossa agenda de Crescimento Propositado”, refere Carsten Knobel, CEO da Henkel. “A sustentabilidade é também um dos nossos valores e reflete-se no nosso propósito corporativo: Pioneers at heart for the good of generations. Com a ajuda da nossa estratégia de sustentabilidade mais ambiciosa, vamos acelerar a nossa transformação, evoluindo de forma ainda mais forte o nosso portefólio e os processos em direção à sustentabilidade”.

“O ano passado colocou à prova a nossa resiliência como empresa, como indivíduos e como comunidades, à medida que continuava a luta contra a pandemia de Covid-19. O nosso compromisso de enfrentar os desafios ambientais, sociais e políticos, nunca foi tão claro”, acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel responsável de Recursos Humanos e Sustentabilidade. “Estou orgulhosa de que, em 2021, apesar do ambiente desafiante, a Henkel tenha avançado ainda mais na sustentabilidade e em áreas críticas, como proteção climática e a economia circular”.

Trajetória sólida num ano desafiante

Em 2021, a Henkel consolidou ainda mais a sua estratégia de sustentabilidade no negócio, reduziu as emissões de CO2 nas suas operações (em particular através da conversão em eletricidade verde) e avançou ainda mais no abastecimento sustentável de matérias-primas, assim como nas finanças sustentáveis, entre outros.

A Henkel pretende reduzir em 65% a sua pegada de carbono na produção até 2025 (ano base 2010). No final de 2021, a Henkel já tinha reduzido pela metade a sua pegada de CO2 na produção. Para consegui-lo, a empresa concentra-se também em melhorar a sua eficiência energética e obter 100% da sua eletricidade exclusivamente de fontes renováveis até 2030. Até ao final de 2021, a Henkel fez a transição completa da produção em 21 países, incluindo a Colômbia e a França, para eletricidade que é 100% renovável. Hoje, a Henkel já utiliza 68% de eletricidade renovável.

Além disso, a Henkel está ativamente comprometida com a construção de uma verdadeira economia circular, trabalhando com diversos parceiros ao longo de toda a cadeia de valor e cooperando em iniciativas internacionais como o Plastic Bank e o New Plastic Economy da Fundação Ellen MacArthur. A ambiciosa estratégia para as embalagens da empresa tem como objetivo reduzir e reciclar os materiais das embalagens e evitar que estes cheguem ao meio ambiente. Um dos seus objetivos em destaque para 2025 é que 100% das embalagens da Henkel sejam recicláveis e reutilizáveis. No final de 2021, essa proporção já rondava os 86%. A Henkel está também a trabalhar constantemente para aumentar a proporção de material reciclado nas suas embalagens para mais de 30% em todas as embalagens de plástico dos seus produtos de bens de consumo em todo o mundo até 2025. No final de 2021, a empresa aumentou esta proporção para aproximadamente 18%.

A Henkel fez também importantes avanços no objetivo de obter 100% do seu óleo de palma e palmiste de forma responsável. Em 2021, a empresa obteve 93% das suas necessidades totais e os derivados como matérias-primas certificadas de acordo com o modelo de balanço de massa RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil). A Henkel atribui esse sucesso à sua colaboração de longa data com a organização de desenvolvimento Solidariedad, que apoia pequenos produtores de óleo de palma na América do Sul, África e Ásia. Até hoje, os parceiros conseguiram impactar positivamente mais de 36.000 pequenos agricultores em todo o mundo.

Outro marco importante foi o anúncio do novo Enquadramento de Finanças Sustentáveis da Henkel, criando uma ligação direta entre a sua estratégia de sustentabilidade e a sua estratégia de financiamento. O enquadramento inclui duas formas possíveis de financiamento: a emissão de títulos vinculados à sustentabilidade, assim como títulos verdes. Em 2021, a Henkel colocou as duas primeiras emissões sob os termos deste enquadramento, tornando-se na primeira empresa do seu setor a colocar um euro obrigacionista cuja taxa de juro está ligada ao cumprimento de objetivos específicos de sustentabilidade. No total, foram emitidas obrigações com um volume superior a 700 milhões de euros.

Avançar em objetivos e estratégias através do enquadramento de objetivos de sustentabilidade 2030+

Estas conquistas estão alinhadas com os objetivos da Henkel estabelecidos na nossa estratégia a longo prazo em 2010. Após uma década de sucesso a impulsionar o progresso em sustentabilidade, a Henkel refletiu em 2021 sobre os desenvolvimentos externos em curso e as expectativas para a sua estratégia e objetivos para o futuro. Esta revisão resultou no novo Enquadramento de Objetivos de Sustentabilidade 2030+, que inclui novos objetivos adicionais a longo prazo que irão ajudar a transformar a economia e a sociedade em direção à sustentabilidade.

O novo enquadramento de sustentabilidade 2030+ da Henkel consiste em três dimensões:

  • Planeta Regenerativo: viabilizar um futuro circular e com zero emissões líquidas de carbono através da transformação do negócio, dos produtos e das matérias-primas sustentados pela ciência e inovação;
  • Comunidades Prósperas: ajudar as pessoas a levar uma vida melhor através da força coletiva do negócio e das marcas, apoiando a equidade, a educação e o bem-estar;
  • Parceiro de Confiança: impulsiona o desempenho e a mudança de sistemas com integridade através da cultura baseada em valores, um enraizamento profundo na ciência e na paixão pela tecnologia.

“Queremos garantir que os objetivos da nossa estratégia alinham as expectativas dos nossos grupos de interesses em abordar temas ambientais, sociais e de governação (ESG) com o nosso crescente envolvimento nessas áreas”, explicou Ulrike Sapiro, Diretor de Sustentabilidade da Henkel. “Analisámos onde podemos ir mais longe, agir mais rápido e ser mais audazes, e um dos nossos resultados chave inclui avançar no objetivo de ser 100% positivo para o clima na nossa produção de 2040 a 2030”.

Os novos objetivos chave incluem:

  • Apostar em operações positivas para o clima até 2030 e estabelecer um caminho de zero emissões líquidas de Escopo 3 (desde a fonte até à prateleira), em linha com a iniciativa Science Based Targets;
  • Melhorar a circularidade através do aumento do uso circular de água e dos resíduos de produção até 2030;
  • Alcançar a paridade de género em todos os níveis de gestão até 2025;
  • Expandir os programas de educação comunitária e voluntariado;
  • Moldar o futuro do trabalho para a empresa e para os seus funcionários através do maior desenvolvimento e expansão do programa “Smart Work” iniciado em 2021.

Ulrike Sapiro acrescentou “sabemos que o mundo ao nosso redor, as expectativas dos nossos grupos de interesse e as oportunidades para promover a sustentabilidade estão em constante transformação. É por isso que planeamos rever e atualizar regularmente o nosso Enquadramento de Objetivos de Sustentabilidade 2030+ com novos objetivos e estratégias tangíveis à medida que avançamos”.