Emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa são responsáveis pela alteração climática e pelo aquecimento global. Limitar essas emissões é um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou.
Alguns graus podem não parecer muito, mas fazem uma grande diferença para o futuro do nosso planeta. Para limitar o aquecimento global em 1,5 graus Celsius até 2050 – e cumprir o compromisso assumido no Acordo de Paris das Nações Unidas sobre as alterações climáticas – necessitamos reduzir rapidamente as emissões de dióxido de carbono. Alcançar essa meta ambiciosa só será possível se os governos e as empresas aceitarem este desafio como uma oportunidade para impulsionar a inovação e explorar ideias visionárias.
Transformar a forma como vivemos
Claro que as emissões são impulsionadas pelo estilo de vida moderno. Isso significa que o maior potencial de mudança positiva está em transformar a forma com vivemos. Isso poderia envolver o aumento da eficiência energética e o corte das emissões relacionadas. Também poderia ser alcançado descarbonizando a nossa forma de vida e substituindo as fontes tradicionais de energia por energias renováveis. Ou poderia até mesmo ser possível transformando o dióxido de carbono num recurso – explorando tecnologias inovadores que o convertam em energia, quebrando o ciclo da poluição dos gazes com efeito de estufa.
We need your consent
This content is provided by YouTube. To play this video Targeting Cookies have to be accepted. Personal data may be processed and cookies may be set.
Compromisso com a proteção climática
A Henkel apoia totalmente o compromisso do Acordo de Paris das Nações Unidas sobre as alterações climáticas. Por isso, queremos tornar-nos uma empresa positiva para o clima até 2040 e dar uma contribuição ativa e comprometida para a proteção do ambiente. Isso começa com um forte foco nas nossas próprias unidade de produção, onde pretendemos reduzir a nossa pegada de carbono em 65% até 2025 e em 75% até 2030 (ano base 2010). Para isso, queremos melhorar continuamente a nossa eficiência energética e, ao mesmo tempo, extrair 100% da eletricidade que utilizamos de fontes renováveis.
Com a nossa visão de nos tornarmos uma empresa positiva para o clima até 2040, queremos substituir os restantes combustíveis fósseis utilizados na nossa produção por alternativas neutras para o clima, como o biogás ou o gás obtido pela conversão de CO2. Pretendemos também disponibilizar o excedente da energia livre de carbono, que a Henkel não precisa para os seus próprios fins, a terceiros. Ao fazê-lo, evitaremos emissões da nossa própria atividade e permitiremos também que terceiros evitem potenciais emissões usando energia limpa. Disponibilizar a outros essa energia significa que as nossas operações se tornarão positivas para o clima.
Paralelamente, estamos a partilhar o nosso compromisso de nos tornarmos positivos para o clima com os nossos parceiros e fornecedores. Esperamos também que eles contribuam para a redução de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor. Portanto, temos a meta ambiciosa de reduzir a pegada de carbono das nossas matérias-primas e das embalagens que utilizamos em 30% por tonelada de produto até 2030, em comparação com o ano base de 2017.
Com base nas nossas metas à longo prazo, a Henkel definiu metas especificas de redução de emissões, que foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets como conscientes com os níveis exigidos para cumprir as metas do Acordo de Paris para limitar o aquecimento global em 1,5 graus Celsius.
Inovar para o futuro do nosso planeta
Obviamente, também procuramos oportunidades enquanto desenvolvemos constantemente produtos e tecnologias inovadoras que capacitam os nossos clientes e consumidores a reduzir a sua pegada de carbono. Isto é particularmente importante porque os nossos produtos são utilizados milhões de vezes em lares e processos industriais todos os dias – e a análise do ciclo de vida mostra que a maior parte da pegada de carbono associada a um produto é gerada quando ele é usado. Por essa razão, definimos o objetivo de ajudar os nossos clientes e consumidores a poupar 50 mil toneladas de CO2 ao usar os nossos produtos até 2020.
Ajudar clientes e consumidores a reduzir as emissões de CO2
Para motivar os consumidores a lavarem as suas roupas de forma ambientalmente compatível, a Henkel Laundry & Home Care desenvolveu um logotipo especial com o slogan “seja sustentável – lave a frio”. Colocado na nossa embalagem de detergente para a roupa visa incentivar os consumidores a poupar energia ao cuidar da roupa.
A unidade de negócio Beauty Care lançou a iniciativa “BeSmarter”. Inicialmente, a iniciativa estava particularmente focada na água como um recurso. Assim, o objetivo é consciencializar os consumidores sobre o uso responsável da água como recurso importante. O uso de menos água quente também resulta em menores emissões de CO2.
O Bonderite Tectalis da Henkel e o Two-Step Process permite aos nossos clientes proteger a carroçaria de vários metais que combinam aço e alumínio. Como resultado, essas soluções de Adhesive Technologies da Henkel permitem que as montagens usem menos aço e mais alumínio. Carroçarias mais leves ajudam a aumentar a eficiência de combustível e, com isso, reduzem as emissões de CO2 de um carro.
Grande diferença
Tornar-se positivo para o clima pode parecer apenas uma simples frase, mas é uma abordagem com potencial para contribuir para limitar o aquecimento global em 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais até 2050. Em busca desse compromisso, a Henkel pretende fazer uma grande diferença para a sustentabilidade ambiental. Trazemos esse compromisso para a vida ao abraçar o desafio definido pelo Acordo de Paris sobre as alterações climáticas como uma oportunidade para ser criativo – e desenvolver soluções inovadoras que protejam o futuro do nosso planeta.