Na Assembleia Geral Anual, o CEO da Henkel Hans Van Bylen apresentou os principais desenvolvimentos do ano fiscal de 2017 e sublinhou os progressos que foram feitos na implementação da visão estratégica da companhia. Com base nos excelentes resultados apresentados pela Henkel no ano fiscal de 2017, Hans Van Bylen anunciou o pagamento dos mais altos dividendos da história da empresa. O CEO da Henkel confirmou ainda as perspetivas fiscais para o ano de 2018.
"Estamos a olhar para um excelente ano económico. Conseguimos alcançar um valor recorde em vendas, excedendo os 20 mil milhões de euros pela primeira vez. Os nossos lucros e margens também atingiram valores recorde. Conseguimos alcançar um crescimento sustentável e rentável. É por isto que propomos a esta assembleia geral anual um valor recorde de dividendos de 1,79 euros por ação preferencial", afirmou Hans Van Bylen. "Este sucesso é resultado do compromisso dos mais de 53 mil colaboradores por todo o mundo. São altamente dedicados e comprometidos com a nossa empresa."
Simone Bagel-Trah, Presidente do Conselho de Acionistas e do Conselho Fiscal, agradeceu aos órgãos de administração e a todos os colaboradores pelo seu enorme empenho no ano fiscal de 2017.
9/abr/2018 Düsseldorf / Alemanha
Foco no crescimento económico sustentável
- Ano fiscal de 2017 com níveis recorde em vendas e lucros
- Recorde de dividendos de 1,79 euros por ação preferencial proposta (+ 10,5%)
- Perspetivas para o ano todo de 2018 confirmadas
- Implementação de ações estratégicas a decorrer com sucesso
Dividendos atingem valores recorde
Um aumento de 17 cêntimos por dividendo de ambas as classes de ações para 1,79 euros por ação preferencial e 1,77 euros por ação ordinária foi proposto aos acionistas, representando um aumento de 10,5% ou 10,6%, respetivamente, quando comparado com o ano anterior. "O dividendo proposto representa uma nova alta", sublinhou Hans Van Bylen.
Perspetivas fiscais para 2018 confirmadas
No que diz respeito às previsões económicas para o ano de 2018, Hans Van Bylen afirmou que: "globalmente, a situação económica é positiva, mas existem ainda muitos pontos de preocupação. Na Europa, não é ainda claro de que forma o Brexit vai ser implementado. Esta imprevisibilidade é um fardo pesado para a economia."
O CEO pronunciou-se também em relação aos recentes debates sobre impostos, restrições comerciais e as possíveis respostas a tais problemas: "estes fatores não são favoráveis ao crescimento económico no mundo".
"Os preços das matérias-primas e packaging vão continuar, provavelmente, a subir quando comparados com o ano anterior", acrescentou Hans van Bylen. "Os efeitos da taxa de câmbio também continuarão a ser um fator determinante. Prevemos uma elevada volatilidade neste domínio. Esperamos que o dólar americano, face a 2017, se enfraqueça ainda mais em relação ao euro. Além disso, algumas moedas importantes para nós nos mercados emergentes podem enfraquecer ainda mais".
Para o ano fiscal de 2018, Hans Van Bylen confirmou as perspetivas para o Grupo Henkel: "Estamos empenhados em assegurar um crescimento lucrativo sustentável. Para o ano fiscal de 2018, esperamos gerar um crescimento orgânico de vendas de 2% a 4%. No que diz respeito ao lucro operacional ajustado (EBIT), a Henkel espera um aumento para mais de 17,5%. O lucro ajustado por ação preferencial deve aumentar de 5 a 8%".
Referindo as dificuldades nos negócios de bens de consumo na América do Norte durante o primeiro trimestre de 2018, Hans Van Bylen disse: "Lamentamos muito que esses problemas tenham ocorrido. As causas foram identificadas e estamos a trabalhar afincadamente nesta questão. Esperamos que a situação da cadeia de valor fique normalizada no decorrer do segundo trimestre."
Henkel 2020+: Implementação de prioridades estratégicas no bom caminho
"Temos uma visão ambiciosa para a Henkel e estamos determinados em alcançá-la," afirmou Hans Van Bylen. Neste seguimento, a Henkel definiu quatro estratégias prioritárias: impulsionar o crescimento, acelerar a digitalização, aumentar a agilidade e financiar o crescimento. "A Henkel procura ter uma visão cada vez mais focada no cliente, inovadora, ágil e digital," sublinhou Hans Van Bylen.
Simultaneamente, a Henkel continuará a promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor e a consolidar a sua posição de liderança de longa data e de reconhecida sustentabilidade a nível internacional.
"Fizemos grandes progressos em todas as áreas das nossas prioritárias estratégicas", destacou Hans Van Bylen. "Queremos impulsionar o desenvolvimento bem-sucedido da Henkel. Este é o nosso objetivo."