• Portugal | Alterar site
  • Contact
  • Add to My Content
  • Share

22/mar/2019  Lisboa

Financiamento corporativo sustentável: linhas de crédito “verdes” de 1,5 mil milhões de euros

Henkel é a primeira empresa alemã a concluir um “empréstimo verde” sindicalizado

­

A Henkel persegue formas inovadoras de financiamento: a empresa concluiu o chamado “Empréstimo Verde” – como a primeira empresa na Alemanha e a primeira empresa do setor. A linha de crédito tem um volume total de 1,5 mil milhões de euros e substitui as atuais linhas de crédito rotativo de 700 e 800 milhões. Tem um prazo de sete anos. A taxa de juros da nova linha de crédito está vinculada ao desempenho da Henkel em três classificações independentes de sustentabilidade.

“Ao reorganizar as nossas linhas de crédito sindicalizadas, optámos deliberadamente pelo conceito de “empréstimo verde”. Temos orgulho de ser a primeira empresa alemã a concluir uma linha de crédito com os seus termos vinculados ao desempenho de sustentabilidade. Estamos convencidos de que a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante para os mercados financeiros e investidores”, refere Carsten Knobel, Henkel CFO. “O acordo reforça a nossa posição de liderança em sustentabilidade e, ao mesmo tempo, enfatiza a nossa ambição de melhorar ainda mais as nossas excelentes classificações nessa área”.

A taxa de juro da linha de crédito será ajustada de acordo com as alterações no desempenho em sustentabilidade da Henkel com base nas classificações Sustainalytics, EcoVadis e ISS-oekom, que estão entre os principais fornecedores de avaliações de sustentabilidade a nível global. As três agências de classificação de sustentabilidade foram incluídas para garantir uma avaliação abrangente e equilibrada do desempenho em sustentabilidade da Henkel.

Participaram um total de 15 bancos nacionais e internacionais, refletindo o alcance global das atividades da Henkel. O Banco Santander e o UniCredit coordenaram as transações e atuaram como Active Bookrunners. Bank of America, BNP Paribas, Citibank, Deutsche Bank, HSBC, ING, J.P. Morgan, Royal Bank of Scotland, Société Générale e Standard Chartered Bank atuaram como Bookrunners. BayernLB, Commerzbank e Goldman Sachs participaram como Lead Arrangers.

Não foi divulgado nenhum outro detalhe financeiro da transação.
 

Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.