Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Henkel Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands.
Microplásticos
Estamos empenhados em garantir que os nossos produtos de consumo não introduzem microplásticos no ambiente.
Comprometemo-nos a garantir que os nossos produtos de consumo não introduzem microplásticos no ambiente. Entendemos por microplásticos as micropartículas de polímeros sintéticos que são sólidas, insolúveis, não biodegradáveis e com um tamanho igual ou inferior a cinco milímetros. Estas podem chegar aos rios e oceanos através das águas residuais e acumular-se lá de forma permanente.
Nos produtos para cuidados capilares e corporais, bem como em detergentes e produtos de limpeza, há vários anos que deixámos de utilizar esferas microesféricas esfoliantes ou abrasivas. Além disso, estamos a trabalhar intensamente para encontrar uma alternativa aos plásticos sintéticos sólidos que são utilizados como opacificantes em alguns produtos de consumo para lhes conferir um aspeto branco e cremoso.
Nos nossos produtos para cuidados capilares e corporais, já concluímos a transição para opacificantes de origem natural ou biodegradáveis em 2022. Nos nossos detergentes e produtos de limpeza, no segundo trimestre de 2021, os opacificantes com baixa biodegradabilidade foram substituídos por um opacificante de nova geração que oferece uma melhor biodegradabilidade, e continuamos a trabalhar para encontrar uma solução totalmente biodegradável que cumpra os nossos requisitos técnicos.
Certos tipos de polímeros sintéticos utilizados para encapsular perfumes também estão em discussão, pois são considerados microplásticos. Esses perfumes encapsulados são utilizados em amaciadores e certos detergentes para proporcionar um aroma duradouro com muito menos perfume do que seria necessário de outra forma. O nosso objetivo era substituir todos os perfumes encapsulados sintéticos por materiais biodegradáveis até o final de 2022, no máximo. Num esforço conjunto com os nossos parceiros tecnológicos, já conseguimos substituí-los completamente na Europa. Noutras regiões do mundo, estamos a fazer progressos significativos, embora ainda enfrentemos desafios técnicos para a substituição completa em certas categorias de produtos, devido aos diversos modos de utilização e expectativas de eficácia dos produtos por parte dos consumidores, mas continuamos a trabalhar nisso.
Já estamos a utilizar materiais biodegradáveis para outros tipos de encapsulamento. Por exemplo, as embalagens solúveis em água das cápsulas de detergente pré-doseadas, pastilhas e barras são compostas por álcool polivinílico e são biodegradáveis.
Para evitar a eliminação inadequada das nossas embalagens de plástico, que contribui para a poluição dos oceanos, estamos a trabalhar numa economia circular para o plástico. Continuaremos a melhorar a reciclabilidade das nossas embalagens, enquanto aumentamos a percentagem de material reciclado nas mesmas.